O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29881 |
Resumo: | O presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender. |
id |
RCAP_e558b2f1dd4aa3e36cff77fca9432684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29881 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infânciaEducador de infânciaEquipa pedagógicaFamíliasAcolhimentoEnvolvimentoChildhood educatorPedagogical teamFamiliesReception momentInvolvementO presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender.This report of the research project aims to understand the child’s reception moment in the contexts of nursery and kindergarten, where I completed the internships during the Master of Education Pre-School of the ESE / IPS. The research is based on the experiences as a trainee in nursery and kindergarten. The main purpose of this research is to reflect on the importance of the child’s reception moment, as well as to understand the role of the childhood educator, the pedagogical team and families in the process of the context of early childhood education and to implement strategies that minimize the effects of separation of the child from the family. The implementation of this project was developed according to the qualitative methodology based on the research-action approach. The information survey and analysis devices used in this research were: participants’ observation, field notes, research and documentary analysis, and questionnaire surveys filled in by cooperating educators. In this research the reception moment is considered as a fundamental moment to guarantee the well-being of the child in the educational context throughout the day. Child well-being implies the involvement of the whole pedagogical team and families, which means that all stakeholders need to work cooperatively to ensure that the child feels safe and confident to develop and learn.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumPereira, Ana Margarida Gouveia2019-10-07T13:31:18Z2019-092019-102019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29881TID:202287610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:59.408073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
title |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
spellingShingle |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância Pereira, Ana Margarida Gouveia Educador de infância Equipa pedagógica Famílias Acolhimento Envolvimento Childhood educator Pedagogical team Families Reception moment Involvement |
title_short |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
title_full |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
title_fullStr |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
title_full_unstemmed |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
title_sort |
O momento do acolhimento em contextos de educação de infância |
author |
Pereira, Ana Margarida Gouveia |
author_facet |
Pereira, Ana Margarida Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Margarida Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador de infância Equipa pedagógica Famílias Acolhimento Envolvimento Childhood educator Pedagogical team Families Reception moment Involvement |
topic |
Educador de infância Equipa pedagógica Famílias Acolhimento Envolvimento Childhood educator Pedagogical team Families Reception moment Involvement |
description |
O presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-07T13:31:18Z 2019-09 2019-10 2019-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29881 TID:202287610 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29881 |
identifier_str_mv |
TID:202287610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135377356750848 |