O momento do acolhimento em contextos de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Margarida Gouveia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29881
Resumo: O presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender.
id RCAP_e558b2f1dd4aa3e36cff77fca9432684
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O momento do acolhimento em contextos de educação de infânciaEducador de infânciaEquipa pedagógicaFamíliasAcolhimentoEnvolvimentoChildhood educatorPedagogical teamFamiliesReception momentInvolvementO presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender.This report of the research project aims to understand the child’s reception moment in the contexts of nursery and kindergarten, where I completed the internships during the Master of Education Pre-School of the ESE / IPS. The research is based on the experiences as a trainee in nursery and kindergarten. The main purpose of this research is to reflect on the importance of the child’s reception moment, as well as to understand the role of the childhood educator, the pedagogical team and families in the process of the context of early childhood education and to implement strategies that minimize the effects of separation of the child from the family. The implementation of this project was developed according to the qualitative methodology based on the research-action approach. The information survey and analysis devices used in this research were: participants’ observation, field notes, research and documentary analysis, and questionnaire surveys filled in by cooperating educators. In this research the reception moment is considered as a fundamental moment to guarantee the well-being of the child in the educational context throughout the day. Child well-being implies the involvement of the whole pedagogical team and families, which means that all stakeholders need to work cooperatively to ensure that the child feels safe and confident to develop and learn.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumPereira, Ana Margarida Gouveia2019-10-07T13:31:18Z2019-092019-102019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29881TID:202287610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:59.408073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
title O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
spellingShingle O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
Pereira, Ana Margarida Gouveia
Educador de infância
Equipa pedagógica
Famílias
Acolhimento
Envolvimento
Childhood educator
Pedagogical team
Families
Reception moment
Involvement
title_short O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
title_full O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
title_fullStr O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
title_full_unstemmed O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
title_sort O momento do acolhimento em contextos de educação de infância
author Pereira, Ana Margarida Gouveia
author_facet Pereira, Ana Margarida Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Margarida Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de infância
Equipa pedagógica
Famílias
Acolhimento
Envolvimento
Childhood educator
Pedagogical team
Families
Reception moment
Involvement
topic Educador de infância
Equipa pedagógica
Famílias
Acolhimento
Envolvimento
Childhood educator
Pedagogical team
Families
Reception moment
Involvement
description O presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07T13:31:18Z
2019-09
2019-10
2019-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29881
TID:202287610
url http://hdl.handle.net/10400.26/29881
identifier_str_mv TID:202287610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135377356750848