A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242906 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos. |
id |
UNSP_53ad0172d35ab1d7e37074f4a6c1373f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/242906 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musicalPractice as the core of solfejo in musical learningSolfejoMúsica - Instrução e estudoAprendizagem ativaEste trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos.This work aims to raise a reflection and discussion aimed at educators about the application of active methods in music education in solfeggio classes, so that it becomes an important resource with regard to this practice. The work was elaborated based on the formalization experience of a proposal of practical pedagogical activity, supported by a brief bibliographic review on fundamental concepts, being this work divided into 5 chapters: Introduction, The solfeggio, The Active Methods, The practice, and the considerations finals. During the research, subjects related to the practice of solfeggio, its classifications and possibilities of applications are addressed; and contextualization of what is called active methods in music education, what is defended, what is its origin and importance. Finally, in the last chapter, I describe the practice of solfeggio that was elaborated and applied, with comments and theoretical foundations.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mattos, Wladimir Farto Contesini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]2023-04-10T16:08:34Z2023-04-10T16:08:34Z2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-11T18:30:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-11T18:30:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical Practice as the core of solfejo in musical learning |
title |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical |
spellingShingle |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical Aquino, Guilherme Pires de [UNESP] Solfejo Música - Instrução e estudo Aprendizagem ativa |
title_short |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical |
title_full |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical |
title_fullStr |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical |
title_full_unstemmed |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical |
title_sort |
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical |
author |
Aquino, Guilherme Pires de [UNESP] |
author_facet |
Aquino, Guilherme Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Wladimir Farto Contesini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Guilherme Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solfejo Música - Instrução e estudo Aprendizagem ativa |
topic |
Solfejo Música - Instrução e estudo Aprendizagem ativa |
description |
Este trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10T16:08:34Z 2023-04-10T16:08:34Z 2023-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/242906 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/242906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826304536860426240 |