A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242906
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos.
id UNSP_53ad0172d35ab1d7e37074f4a6c1373f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242906
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musicalPractice as the core of solfejo in musical learningSolfejoMúsica - Instrução e estudoAprendizagem ativaEste trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos.This work aims to raise a reflection and discussion aimed at educators about the application of active methods in music education in solfeggio classes, so that it becomes an important resource with regard to this practice. The work was elaborated based on the formalization experience of a proposal of practical pedagogical activity, supported by a brief bibliographic review on fundamental concepts, being this work divided into 5 chapters: Introduction, The solfeggio, The Active Methods, The practice, and the considerations finals. During the research, subjects related to the practice of solfeggio, its classifications and possibilities of applications are addressed; and contextualization of what is called active methods in music education, what is defended, what is its origin and importance. Finally, in the last chapter, I describe the practice of solfeggio that was elaborated and applied, with comments and theoretical foundations.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mattos, Wladimir Farto Contesini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]2023-04-10T16:08:34Z2023-04-10T16:08:34Z2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-11T18:30:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-11T18:30:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
Practice as the core of solfejo in musical learning
title A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
spellingShingle A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]
Solfejo
Música - Instrução e estudo
Aprendizagem ativa
title_short A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
title_full A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
title_fullStr A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
title_full_unstemmed A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
title_sort A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
author Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]
author_facet Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Wladimir Farto Contesini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Guilherme Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Solfejo
Música - Instrução e estudo
Aprendizagem ativa
topic Solfejo
Música - Instrução e estudo
Aprendizagem ativa
description Este trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10T16:08:34Z
2023-04-10T16:08:34Z
2023-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242906
url http://hdl.handle.net/11449/242906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304536860426240