Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Emanoel Francelino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim, Márcia Caroline Nogueira, Schrader, Erwin
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848
Resumo: A Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas.
id UFC-7_cf1cac19e9efc364a93fd2d10b7fda76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42848
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiroPercepção e solfejoMaterial DidáticoMúsica PopularA Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas.Universidade Federal do Ceará2019-06-18T18:27:07Z2019-06-18T18:27:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfROLIM, Emanoel Francelino; NOGUEIRA, Márcia Caroline; SCHRADER, Erwin. Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848Rolim, Emanoel FrancelinoAmorim, Márcia Caroline NogueiraSchrader, Erwininfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:08.225260Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
title Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
spellingShingle Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
Rolim, Emanoel Francelino
Percepção e solfejo
Material Didático
Música Popular
title_short Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
title_full Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
title_fullStr Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
title_full_unstemmed Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
title_sort Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
author Rolim, Emanoel Francelino
author_facet Rolim, Emanoel Francelino
Amorim, Márcia Caroline Nogueira
Schrader, Erwin
author_role author
author2 Amorim, Márcia Caroline Nogueira
Schrader, Erwin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Emanoel Francelino
Amorim, Márcia Caroline Nogueira
Schrader, Erwin
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção e solfejo
Material Didático
Música Popular
topic Percepção e solfejo
Material Didático
Música Popular
description A Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-18T18:27:07Z
2019-06-18T18:27:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROLIM, Emanoel Francelino; NOGUEIRA, Márcia Caroline; SCHRADER, Erwin. Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848
identifier_str_mv ROLIM, Emanoel Francelino; NOGUEIRA, Márcia Caroline; SCHRADER, Erwin. Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028809663840256