Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848 |
Resumo: | A Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas. |
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