Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eder Ricardo da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144467
Resumo: Estudos demonstram que a música e o Treino Musical (TM) atuam em diversas áreas do desenvolvimento humano: cognição, linguagem, socialização e raciocínio lógico-matemático. Há evidências de que o Treino Musical propicia ganhos quanto à memória operacional e à numerosidade de crianças escolares. Supõe-se que o TM poderia contribuir para a estimulação destas habilidades cognitivas em crianças pré-escolares. Este estudo prospectivo investigou os efeitos do TM sobre as habilidades de numerosidade e memória operacional em 57 pré-escolares com desenvolvimento típico e com idade de cinco anos em uma cidade do interior paulista. A amostra foi dividida em dois grupos, a saber: GE (Grupo Experimental; n=25) que participou de oito sessões do TM e o GC (Grupo Controle; n=32) que não recebeu estimulação musical, ambos balanceados quanto ao sexo. Todos os participantes foram avaliados em duas etapas por meio de instrumentos para os seguintes domínios: Raciocínio Abstrato (MPC – Escala Especial); Cognição Numérica (Zareki-K – Bateria Neuropsicológica para Avaliação do Tratamento dos Números e do Cálculo para Crianças Pré-escolares); e Memória Operacional (AWMA-Short form – Avaliação Automatizada da Memória Operacional-Versão reduzida). Os resultados mostraram que o TM produziu modificações relacionadas ao processamento numérico, senso numérico, bem como em memória operacional verbal.
id UNSP_55651eb8120e8d0e9d64f734f837d341
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144467
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolaresThe musical training effects on numerical cognition and working memory of preschoolers: a prospective study in preschoolersTreino musicalCognição numéricaMemória operacionalPré-escolaresMusical trainingNumerical cognitionWorking memoryPreschoolersEntrenamiento musicalCognición numericaMemoria de trabajoPreescolaresEstudos demonstram que a música e o Treino Musical (TM) atuam em diversas áreas do desenvolvimento humano: cognição, linguagem, socialização e raciocínio lógico-matemático. Há evidências de que o Treino Musical propicia ganhos quanto à memória operacional e à numerosidade de crianças escolares. Supõe-se que o TM poderia contribuir para a estimulação destas habilidades cognitivas em crianças pré-escolares. Este estudo prospectivo investigou os efeitos do TM sobre as habilidades de numerosidade e memória operacional em 57 pré-escolares com desenvolvimento típico e com idade de cinco anos em uma cidade do interior paulista. A amostra foi dividida em dois grupos, a saber: GE (Grupo Experimental; n=25) que participou de oito sessões do TM e o GC (Grupo Controle; n=32) que não recebeu estimulação musical, ambos balanceados quanto ao sexo. Todos os participantes foram avaliados em duas etapas por meio de instrumentos para os seguintes domínios: Raciocínio Abstrato (MPC – Escala Especial); Cognição Numérica (Zareki-K – Bateria Neuropsicológica para Avaliação do Tratamento dos Números e do Cálculo para Crianças Pré-escolares); e Memória Operacional (AWMA-Short form – Avaliação Automatizada da Memória Operacional-Versão reduzida). Os resultados mostraram que o TM produziu modificações relacionadas ao processamento numérico, senso numérico, bem como em memória operacional verbal.Studies demonstrate that music and Music Training (MT) act in various human development areas: cognition, language, socialization, and logical-mathematical thinking. Evidences show that Music Training affords gains in both working memory and numeracy of school children. It is supposed that MT may contribute to stimulation of these cognitive abilities in preschoolers. This prospective paper investigated the MT effects on numeracy and working memory in 57 5-year-old preschoolers with typical development from a city in the countryside of Sao Paolo state in Brazil. The sample was divided into two groups: EG (Experimental Group; n=25), which took part of eight TM sessions, and CG (Control Group), which had no musical stimulation; both groups are gender-balanced. All participants were assessed in two stages through instruments for the following domains: Abstract Reasoning (CPM – Raven’s Coloured Progressive Matrices); Numerical Cognition (Zareki-K – Neuropsychological test battery for number processing and calculation in primary school and kindergarten children, in English) and Working Memory (AWMA–Short form – Automated Working Memory Assessment – Short form). Results show that MT produced modifications related to number processing, number sense and verbal working memory.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Eder Ricardo da [UNESP]2016-10-31T13:11:53Z2016-10-31T13:11:53Z2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14446700087491633004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:16:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144467Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:16:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
The musical training effects on numerical cognition and working memory of preschoolers: a prospective study in preschoolers
title Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
spellingShingle Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
Silva, Eder Ricardo da [UNESP]
Treino musical
Cognição numérica
Memória operacional
Pré-escolares
Musical training
Numerical cognition
Working memory
Preschoolers
Entrenamiento musical
Cognición numerica
Memoria de trabajo
Preescolares
title_short Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
title_full Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
title_fullStr Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
title_sort Os efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares
author Silva, Eder Ricardo da [UNESP]
author_facet Silva, Eder Ricardo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eder Ricardo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Treino musical
Cognição numérica
Memória operacional
Pré-escolares
Musical training
Numerical cognition
Working memory
Preschoolers
Entrenamiento musical
Cognición numerica
Memoria de trabajo
Preescolares
topic Treino musical
Cognição numérica
Memória operacional
Pré-escolares
Musical training
Numerical cognition
Working memory
Preschoolers
Entrenamiento musical
Cognición numerica
Memoria de trabajo
Preescolares
description Estudos demonstram que a música e o Treino Musical (TM) atuam em diversas áreas do desenvolvimento humano: cognição, linguagem, socialização e raciocínio lógico-matemático. Há evidências de que o Treino Musical propicia ganhos quanto à memória operacional e à numerosidade de crianças escolares. Supõe-se que o TM poderia contribuir para a estimulação destas habilidades cognitivas em crianças pré-escolares. Este estudo prospectivo investigou os efeitos do TM sobre as habilidades de numerosidade e memória operacional em 57 pré-escolares com desenvolvimento típico e com idade de cinco anos em uma cidade do interior paulista. A amostra foi dividida em dois grupos, a saber: GE (Grupo Experimental; n=25) que participou de oito sessões do TM e o GC (Grupo Controle; n=32) que não recebeu estimulação musical, ambos balanceados quanto ao sexo. Todos os participantes foram avaliados em duas etapas por meio de instrumentos para os seguintes domínios: Raciocínio Abstrato (MPC – Escala Especial); Cognição Numérica (Zareki-K – Bateria Neuropsicológica para Avaliação do Tratamento dos Números e do Cálculo para Crianças Pré-escolares); e Memória Operacional (AWMA-Short form – Avaliação Automatizada da Memória Operacional-Versão reduzida). Os resultados mostraram que o TM produziu modificações relacionadas ao processamento numérico, senso numérico, bem como em memória operacional verbal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-31T13:11:53Z
2016-10-31T13:11:53Z
2016-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144467
000874916
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/144467
identifier_str_mv 000874916
33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649703610417152