Literaturas de língua inglesa: representações e sistematizações do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Torre, Patrícia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204559
Resumo: Esta pesquisa consiste em investigar a sistematização do ensino das literaturas de língua inglesa do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis com base na proposta curricular dos programas das disciplinas de 1997 a 2017. A partir da análise documental, discute-se as representações literárias e metodológicas exteriorizadas pelo processo de disciplinarização, que é perpassado pelas obras e teorias. São analisados o conteúdo literário, sua abordagem e maneira pela qual esses elementos constituem um perfil docente. Em vista disso, são apontadas as principais tendências do ensino que caracterizam o elemento formativo do professor de literatura de língua inglesa do curso de Letras. O aporte teórico se atém, principalmente, a Pierre Bourdieu (1983a, 1983b, 1996, 2007, 2015, 2017); Roger Chartier (1991, 2001, 2011, 2014); Terry Eagleton (1983, 2011), Antoine Compagnon (2009); Roland Barthes (1971, 1987, 2004a, 2004b); Antonio Flavio Moreira (1990) e Tomaz Tadeu da Silva (2003a; 2003b). Como resultado, por meio do conteúdo e de sua disposição no currículo foi possível identificar uma concepção literária e metodológica acerca dessas literaturas, no decorrer dos vinte anos. Acredita-se, portanto, que este trabalho contribui para o debate sobre os elementos de ensino que estruturam a incorporação do capital literário e linguístico, assim como elucida a relevância da literatura para a formação crítica do sujeito-docente.
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