A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454 http://hdl.handle.net/11449/127252 |
Resumo: | Cet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur. |
id |
UNSP_5614b5ca5d1bb3797129803e6454f160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127252 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de crecheActionSchème de l’actionAcquisition de la ConnaissanceSensori-MoteurAçãoEsquema de AçãoAquisição de ConhecimentoSensório-MotorCet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur.O presente artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo a formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP. A partir das noções da Epistemologia Genética como: ação, esquema de ação, adaptação, acomodação e assimilação buscamos fundamentar o trabalho docente com crianças entre 0 e 24 meses. Apresentamos, portanto, como resultado prático da aplicação dos conhecimentos das noções definidas na Epistemologia Genética, o trabalho de formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP e a consequente tomada de consciência do desenvolvimento infantil relatada por essas educadoras ao adotarem a perspectiva epistemológica piagetiana em seu trabalho cotidiano com crianças sensório-motoras.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-21T17:54:15Z2015-08-21T17:54:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article37-46application/pdfhttp://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454Momento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010.0102-2717http://hdl.handle.net/11449/127252ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf9109045495650654Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMomentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:15.981440Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
title |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
spellingShingle |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP] Action Schème de l’action Acquisition de la Connaissance Sensori-Moteur Ação Esquema de Ação Aquisição de Conhecimento Sensório-Motor |
title_short |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
title_full |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
title_fullStr |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
title_sort |
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche |
author |
Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP] |
author_facet |
Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Action Schème de l’action Acquisition de la Connaissance Sensori-Moteur Ação Esquema de Ação Aquisição de Conhecimento Sensório-Motor |
topic |
Action Schème de l’action Acquisition de la Connaissance Sensori-Moteur Ação Esquema de Ação Aquisição de Conhecimento Sensório-Motor |
description |
Cet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-08-21T17:54:15Z 2015-08-21T17:54:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454 Momento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010. 0102-2717 http://hdl.handle.net/11449/127252 ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf 9109045495650654 |
url |
http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454 http://hdl.handle.net/11449/127252 |
identifier_str_mv |
Momento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010. 0102-2717 ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf 9109045495650654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Momento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
37-46 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128960998932480 |