A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454
http://hdl.handle.net/11449/127252
Resumo: Cet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur.
id UNSP_5614b5ca5d1bb3797129803e6454f160
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127252
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de crecheActionSchème de l’actionAcquisition de la ConnaissanceSensori-MoteurAçãoEsquema de AçãoAquisição de ConhecimentoSensório-MotorCet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur.O presente artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo a formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP. A partir das noções da Epistemologia Genética como: ação, esquema de ação, adaptação, acomodação e assimilação buscamos fundamentar o trabalho docente com crianças entre 0 e 24 meses. Apresentamos, portanto, como resultado prático da aplicação dos conhecimentos das noções definidas na Epistemologia Genética, o trabalho de formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP e a consequente tomada de consciência do desenvolvimento infantil relatada por essas educadoras ao adotarem a perspectiva epistemológica piagetiana em seu trabalho cotidiano com crianças sensório-motoras.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-21T17:54:15Z2015-08-21T17:54:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article37-46application/pdfhttp://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454Momento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010.0102-2717http://hdl.handle.net/11449/127252ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf9109045495650654Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMomentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:15.981440Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
title A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
spellingShingle A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]
Action
Schème de l’action
Acquisition de la Connaissance
Sensori-Moteur
Ação
Esquema de Ação
Aquisição de Conhecimento
Sensório-Motor
title_short A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
title_full A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
title_fullStr A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
title_full_unstemmed A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
title_sort A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche
author Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]
author_facet Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author_role author
author2 Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Action
Schème de l’action
Acquisition de la Connaissance
Sensori-Moteur
Ação
Esquema de Ação
Aquisição de Conhecimento
Sensório-Motor
topic Action
Schème de l’action
Acquisition de la Connaissance
Sensori-Moteur
Ação
Esquema de Ação
Aquisição de Conhecimento
Sensório-Motor
description Cet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-08-21T17:54:15Z
2015-08-21T17:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454
Momento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010.
0102-2717
http://hdl.handle.net/11449/127252
ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf
9109045495650654
url http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454
http://hdl.handle.net/11449/127252
identifier_str_mv Momento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010.
0102-2717
ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf
9109045495650654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Momento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37-46
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128960998932480