Dicas visuais implícitas diminuem tempo de resposta sem causar movimentação coerente dos olhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamaoki, João Pedro Sentome
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251406
Resumo: Ações motoras são realizadas pelo ser humano através de complexa obtenção e processamento de estímulos sensoriais, que são implícitos quando o indivíduo não discrimina conscientemente. Estudos recentes mostraram que dicas implícitas em testes de reação de escolha diminuíram o tempo de resposta (TR) em diferentes idades. Embora este efeito tenha se mostrado consistente, desconhecem-se mecanismos que explicam tais achados. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de dicas implícitas no tempo de resposta e na movimentação dos olhos de adultos jovens. Participaram do estudo 9 adultos jovens, sexo masculino e idade de 19,4 ± 3,2 anos. Participantes realizaram teste de tempo de resposta computadorizado, sentados frente a um televisor e um teclado com 4 botões. Na tela, foram apresentados quatro círculos e, a cada tentativa, um deles era preenchido em amarelo, caracterizando o estímulo. A apresentação do mesmo ocorreu em 4 condições experimentais: sem dica e com dica implícita, pequeno ponto preto apresentado durante 43 ms no centro do círculo, 43, 86 e 129 ms antes do estímulo. Cada condição foi repetida 8 vezes, aleatoriamente. Participantes deveriam apertar o botão correspondente ao círculo com estímulo o mais rapidamente possível, sendo o tempo de resposta obtido para cada tentativa. Posteriormente, valores de z escore foram obtidos para o tempo de resposta considerando a condição controle. Para análise do movimento ocular foi utilizado sistema de rastreamento ocular (ETG 2.0 SMI). ANOVA revelou redução no tempo de resposta com dica implícita e diminuição ainda maior com a antecipação da mesma em relação ao estímulo, fato confirmado por redução linear dos valores de z-score. Análise dos movimentos oculares indicou que em 2,5% das tentativas houve movimentação coerente no sentido da dica. Conclui-se que dicas implícitas diminuíram tempo de resposta em adultos jovens progressivamente com a antecipação da dica em relação ao estímulo sem provocar movimentação coerente dos olhos em sua direção, sugerindo que a informação é obtida pela visão periférica, otimizando a movimentação ocular e a interação com o ambiente.
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Participantes realizaram teste de tempo de resposta computadorizado, sentados frente a um televisor e um teclado com 4 botões. Na tela, foram apresentados quatro círculos e, a cada tentativa, um deles era preenchido em amarelo, caracterizando o estímulo. A apresentação do mesmo ocorreu em 4 condições experimentais: sem dica e com dica implícita, pequeno ponto preto apresentado durante 43 ms no centro do círculo, 43, 86 e 129 ms antes do estímulo. Cada condição foi repetida 8 vezes, aleatoriamente. Participantes deveriam apertar o botão correspondente ao círculo com estímulo o mais rapidamente possível, sendo o tempo de resposta obtido para cada tentativa. Posteriormente, valores de z escore foram obtidos para o tempo de resposta considerando a condição controle. Para análise do movimento ocular foi utilizado sistema de rastreamento ocular (ETG 2.0 SMI). ANOVA revelou redução no tempo de resposta com dica implícita e diminuição ainda maior com a antecipação da mesma em relação ao estímulo, fato confirmado por redução linear dos valores de z-score. Análise dos movimentos oculares indicou que em 2,5% das tentativas houve movimentação coerente no sentido da dica. Conclui-se que dicas implícitas diminuíram tempo de resposta em adultos jovens progressivamente com a antecipação da dica em relação ao estímulo sem provocar movimentação coerente dos olhos em sua direção, sugerindo que a informação é obtida pela visão periférica, otimizando a movimentação ocular e a interação com o ambiente.Motor actions in humans are carried out through the complex acquisition and processing of sensory stimuli, which are implicit when the individual does not consciously discriminate. Recent studies have shown that implicit cues in choice reaction tests reduced response time (RT) across different age groups. Although this effect has been consistent, the mechanisms explaining these findings remain unknown. The aim of this study was to examine the effect of implicit cues on response time and eye movements in young adults. Nine young adult males, with an average age of 19.4 ± 3.2 years, participated in the study. Participants performed a computerized response time test while seated in front of a television screen and a keyboard with four buttons. On the screen, four circles were presented, and in each trial, one of them was filled in yellow, representing the stimulus. The presentation of the stimulus occurred under four experimental conditions: no cue and with an implicit cue, a small black dot presented for 43 ms at the center of the circle, 43 ms, 86 ms, and 129 ms before the stimulus. Each condition was repeated eight times randomly. Participants were instructed to press the button corresponding to the circle with the stimulus as quickly as possible, with response time recorded for each trial. Subsequently, z-score values were obtained for response time, considering the control condition. Eye movement analysis used an eye-tracking system (ETG 2.0 SMI). ANOVA revealed a reduction in response time with implicit cues, and an even greater reduction when the cue preceded the stimulus, a finding confirmed by a linear reduction in z-score values. Analysis of eye movements indicated that in 2.5% of the trials, there was coherent movement towards the cue. In conclusion, implicit cues progressively reduced response time in young adults when presented earlier in relation to the stimulus, without causing coherent eye movements towards it. This suggests that information is acquired through peripheral vision, optimizing eye movement and interaction with the environment.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barela, José Angelo [UNESP]Tamaoki, João Pedro Sentome2023-11-21T19:50:06Z2023-11-21T19:50:06Z2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-02T06:14:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251406Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:18:20.991128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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