Efeito de filtros coloridos no desempenho e nos movimentos dos olhos durante leitura de crianças com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzolani, Rafaela Caruso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243893
Resumo: A leitura envolve aspectos cognitivos e mecanismos de identificação do conjunto de letras, palavras e os seus significados. Nesta tarefa, a movimentação dos olhos de forma apropriada é um dos mecanismos centrais. Crianças com dislexia apresentam dificuldades na coordenação dos movimentos dos olhos, e diversas intervenções para amenizá-las têm sido propostas. O uso de filtros coloridos tem sido utilizado como uma estratégia e tem propiciado melhora no desempenho e na fluência da leitura de crianças com dislexia. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi verificar o desempenho da leitura e examinar os movimentos dos olhos em crianças com dislexia com uso de filtros de cores diferentes. Quinze crianças diagnosticadas com dislexia, com média de idade de 12,01 (± 2,01) anos e quinze crianças sem diagnostico, com média de 10,6 (± 1,70) anos, foram solicitadas a ler textos sem e com o uso de filtros nas cores alaranjado, verde e azul. As crianças fizeram o uso de um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. As variáveis: tempo total de leitura, número total de fixações, duração média das fixações, número das sacadas, duração média das sacadas, velocidade e amplitude média dos movimentos sacádicos foram obtidos para cada condição. Os resultados mostraram que crianças com dislexia necessitam de tempo maior para realizar a leitura dos textos, além de um número maior de fixações e de movimentos sacádicos do que crianças sem dislexia. Nenhuma diferença no desempenho e nos movimentos dos olhos foi observada nas condições de filtro nas cores verde e alaranjada. Diferentemente, na condição de filtro na cor azul, o tempo total de leitura foi reduzido. Ainda, duração média das fixações e o número de sacadas foram também reduzidos e a duração média das sacadas foi aumentada em comparação com a condição sem filtro. Com base nestes resultados, podemos concluir que a manipulação envolvendo a utilização do filtro azul melhora o desempenho da leitura e o movimento dos olhos de crianças com dislexia, podendo constituir em uma estratégia importante para amenizar as dificuldades de leitura destas crianças.
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Quinze crianças diagnosticadas com dislexia, com média de idade de 12,01 (± 2,01) anos e quinze crianças sem diagnostico, com média de 10,6 (± 1,70) anos, foram solicitadas a ler textos sem e com o uso de filtros nas cores alaranjado, verde e azul. As crianças fizeram o uso de um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. As variáveis: tempo total de leitura, número total de fixações, duração média das fixações, número das sacadas, duração média das sacadas, velocidade e amplitude média dos movimentos sacádicos foram obtidos para cada condição. Os resultados mostraram que crianças com dislexia necessitam de tempo maior para realizar a leitura dos textos, além de um número maior de fixações e de movimentos sacádicos do que crianças sem dislexia. Nenhuma diferença no desempenho e nos movimentos dos olhos foi observada nas condições de filtro nas cores verde e alaranjada. Diferentemente, na condição de filtro na cor azul, o tempo total de leitura foi reduzido. Ainda, duração média das fixações e o número de sacadas foram também reduzidos e a duração média das sacadas foi aumentada em comparação com a condição sem filtro. Com base nestes resultados, podemos concluir que a manipulação envolvendo a utilização do filtro azul melhora o desempenho da leitura e o movimento dos olhos de crianças com dislexia, podendo constituir em uma estratégia importante para amenizar as dificuldades de leitura destas crianças.Reading involves cognitive aspects and mechanisms for identifying the set of letters, words and their meanings. In this task, proper movement of the eyes is one of the central mechanisms. Children with dyslexia have difficulties in coordinating eye movements, and several interventions to alleviate such difficulties them have been proposed. The use of colored filters has been used as a strategy and has improved the performance and reading fluency of children with dyslexia. Thus, the aim of this study was to verify reading performance and examine eye movements in children with dyslexia using filters of different colors. Fifteen children with dyslexia, mean age of 12.01 (± 2.01) years, and fifteen children without dyslexia, mean age of 10.6 (± 1.70) years, were asked to read texts without and with the use of orange, green and blue filters. Children’s eye movements were captured by an eye-tracking system. The variables: total reading time, total number of fixations, average duration of fixations, number of saccades, average duration of saccades, speed and average amplitude of saccadic movements were obtained for each condition. Results showed that children with dyslexia need more time to read the texts and showed higher number of fixations and saccadic movements than children without dyslexia. No difference in performance and eye movement was observed for green and orange filter conditions. In contrast, for the blue filter condition, total reading time was reduced. In addition, duration of fixations and the number of saccadic were reduced while the duration of saccadic was increased compared to the condition without a filter. Based on these results we can conclude that the manipulation involving the use of the blue filter improves reading performance and eye movement of children with dyslexia and can constitute an important strategy to minimize reading difficulties of these children.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/11168-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barela, José Angelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzolani, Rafaela Caruso2023-06-02T17:05:24Z2023-06-02T17:05:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:05:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243893Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:59.957157Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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