Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Cristina Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102360
Resumo: Esta tese de doutorado tem por objetivo apontar aspectos que favorecem a análise literária de narrativas infantis e juvenis brasileiras, de modo que possam servir de orientação (a professores e pais, principalmente) na escolha de obras literárias. Encontramos em Perrone-Moisés (1998) características – empregadas por escritores canonizados em suas escolhas literárias – bem definidas e didaticamente elencadas, que conferem ao texto escrito o status de arte. Para chegar à qualidade artística da literatura que nos propusemos a estudar, foi necessário compreendermos as noções de arte e estética literária. Conscientes de que a literatura transita também pela área da educação, fizemos algumas reflexões sobre o espaço que hoje ocupa – e os problemas que enfrenta – nas escolas brasileiras. Tratando-se do estudo de uma literatura brasileira, ramo do mesmo tronco em que se apoia toda a literatura universal, mas, agora, feita por brasileiros, discorremos sobre as influências que recebeu e as dificuldades que enfrentou para constituir-se genuinamente nacional; e sendo uma literatura supostamente destinada a um público peculiar, fizemos um apanhado histórico dos conceitos de infância, adolescência e juventude, buscando as especificidades que deve ter para atingir o objetivo de chegar a esse público. As obras que examinamos – que no conjunto, compreendem o período que vai desde o final do séc. XIX até o final da primeira década do séc. XXI –, foram selecionadas a partir de pesquisas junto à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e à Câmara Brasileira de Letras, instituidora do Prêmio Jabuti; de autores consagrados pela produção adulta que também escreveram para o público mais jovem; e, por fim, do nosso gosto pelo lúdico e conhecimento sobre educação, psicologia infantil e do desenvolvimento...
id UNSP_5654f6e553ddf0d44e5d19f3bc7ddd5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileiraLiteratura brasileiraLiteratura infanto-juvenil brasileiraArte literariaAnálise literária - CritériosBrazilian literatureEsta tese de doutorado tem por objetivo apontar aspectos que favorecem a análise literária de narrativas infantis e juvenis brasileiras, de modo que possam servir de orientação (a professores e pais, principalmente) na escolha de obras literárias. Encontramos em Perrone-Moisés (1998) características – empregadas por escritores canonizados em suas escolhas literárias – bem definidas e didaticamente elencadas, que conferem ao texto escrito o status de arte. Para chegar à qualidade artística da literatura que nos propusemos a estudar, foi necessário compreendermos as noções de arte e estética literária. Conscientes de que a literatura transita também pela área da educação, fizemos algumas reflexões sobre o espaço que hoje ocupa – e os problemas que enfrenta – nas escolas brasileiras. Tratando-se do estudo de uma literatura brasileira, ramo do mesmo tronco em que se apoia toda a literatura universal, mas, agora, feita por brasileiros, discorremos sobre as influências que recebeu e as dificuldades que enfrentou para constituir-se genuinamente nacional; e sendo uma literatura supostamente destinada a um público peculiar, fizemos um apanhado histórico dos conceitos de infância, adolescência e juventude, buscando as especificidades que deve ter para atingir o objetivo de chegar a esse público. As obras que examinamos – que no conjunto, compreendem o período que vai desde o final do séc. XIX até o final da primeira década do séc. XXI –, foram selecionadas a partir de pesquisas junto à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e à Câmara Brasileira de Letras, instituidora do Prêmio Jabuti; de autores consagrados pela produção adulta que também escreveram para o público mais jovem; e, por fim, do nosso gosto pelo lúdico e conhecimento sobre educação, psicologia infantil e do desenvolvimento...This Doctoral Thesis aims to point out aspects that can favour the analysis of literary narratives for children and youth in Brazil in order to guide teachers and parents mainly, in the choice of literary works. Perrone-Moisés (1998) gave us clear and didactically listed features – which she found, were used by canonical writers in their own literary choices – that confer to the written text the status of art. To reach the artistic qualities of the literature we set out to study, it was necessary to understand the notions of literary art and aesthetics. Conscious that literature also travels throughout the area of Education, we made some reflections about the space it occupies – and the problems it faces – inside today Brazilian schools. As this is a study of Brazilian literature, a branch of the same trunk that supports the entire world literature but here made by Brazilian authors, we argued about the influences it received and the difficulties it has faced on its way to build a truly national writing; and as it is a literature supposedly aimed at a particular audience we made a Historical overview on the concepts of childhood, adolescence and youth, seeking for the specificities it must have to achieve the goal of reaching this audience. The works we examined – which together make a set that covers the period between the end of the XIX century and the end of the first decade of the XXI century – were selected from researches by the National Book Foundation for Children and Youth and the Brazilian Chamber of Literature, responsible for the Jabuti awards; from renowned authors for their ―adult‖ production who also wrote for a younger public; and finally by our ludic esteem and our knowledge on Education, Child Psychology, Development Psychology, Portuguese language and Literature. We chose an analysis started... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Karin Volobuef [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vasques, Cristina Maria [UNESP]2014-06-11T19:32:06Z2014-06-11T19:32:06Z2011-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis337 f. : il. (algumas color.)application/pdfVASQUES, Cristina Maria. Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira. 2011. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102360000680137000680137.pdf33004030016P04419893059731337Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T19:22:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T19:22:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
title Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
spellingShingle Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
Vasques, Cristina Maria [UNESP]
Literatura brasileira
Literatura infanto-juvenil brasileira
Arte literaria
Análise literária - Critérios
Brazilian literature
title_short Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
title_full Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
title_fullStr Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
title_full_unstemmed Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
title_sort Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
author Vasques, Cristina Maria [UNESP]
author_facet Vasques, Cristina Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Karin Volobuef [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Cristina Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Literatura infanto-juvenil brasileira
Arte literaria
Análise literária - Critérios
Brazilian literature
topic Literatura brasileira
Literatura infanto-juvenil brasileira
Arte literaria
Análise literária - Critérios
Brazilian literature
description Esta tese de doutorado tem por objetivo apontar aspectos que favorecem a análise literária de narrativas infantis e juvenis brasileiras, de modo que possam servir de orientação (a professores e pais, principalmente) na escolha de obras literárias. Encontramos em Perrone-Moisés (1998) características – empregadas por escritores canonizados em suas escolhas literárias – bem definidas e didaticamente elencadas, que conferem ao texto escrito o status de arte. Para chegar à qualidade artística da literatura que nos propusemos a estudar, foi necessário compreendermos as noções de arte e estética literária. Conscientes de que a literatura transita também pela área da educação, fizemos algumas reflexões sobre o espaço que hoje ocupa – e os problemas que enfrenta – nas escolas brasileiras. Tratando-se do estudo de uma literatura brasileira, ramo do mesmo tronco em que se apoia toda a literatura universal, mas, agora, feita por brasileiros, discorremos sobre as influências que recebeu e as dificuldades que enfrentou para constituir-se genuinamente nacional; e sendo uma literatura supostamente destinada a um público peculiar, fizemos um apanhado histórico dos conceitos de infância, adolescência e juventude, buscando as especificidades que deve ter para atingir o objetivo de chegar a esse público. As obras que examinamos – que no conjunto, compreendem o período que vai desde o final do séc. XIX até o final da primeira década do séc. XXI –, foram selecionadas a partir de pesquisas junto à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e à Câmara Brasileira de Letras, instituidora do Prêmio Jabuti; de autores consagrados pela produção adulta que também escreveram para o público mais jovem; e, por fim, do nosso gosto pelo lúdico e conhecimento sobre educação, psicologia infantil e do desenvolvimento...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-27
2014-06-11T19:32:06Z
2014-06-11T19:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASQUES, Cristina Maria. Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira. 2011. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102360
000680137
000680137.pdf
33004030016P0
4419893059731337
identifier_str_mv VASQUES, Cristina Maria. Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira. 2011. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000680137
000680137.pdf
33004030016P0
4419893059731337
url http://hdl.handle.net/11449/102360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 337 f. : il. (algumas color.)
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045508628873216