Juventudes e múltiplas territorialidades: diferenças e desigualdades na cidade e na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255486 |
Resumo: | Realizada na cidade de Presidente Prudente – SP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), a presente pesquisa teve por objetivo geral entender a dinâmica da fragmentação socioespacial, partindo da experiência de jovens menos favorecidos/as, ligados à coletivos ou culturas juvenis, visando entender a leitura que fazem a partir de suas posicionalidades na cidade, bem como compreender os saberes que circulam nesses coletivos/culturas. Os objetivos específicos tiveram intenção de acessar como essas jovens instituem e negociam suas diferenças e suas pautas, tematizadas nos coletivos juvenis e nos espaços formais de aprendizagem, nesse caso, na Escola Fernando Costa, espaço onde estudam as/os participantes da pesquisa, assim como entender suas diferentes experiências, conflitos e construções identitárias enquanto moradores da cidade de Presidente Prudente. Produzida durante a pandemia da Covid-19, a pesquisa teve de se adaptar metodologicamente à essa conjuntura, portanto, as metodologias foram realizadas inteiramente à distância, passando pelo levantamento bibliográfico, aplicação de questionário, entrevistas, netnografia, sistematização dos dados e escrita e conclusão dos resultados, apresentados todos no presente trabalho. Por conta deste contexto, houve também limitações quanto ao atendimento aos objetivos inicialmente propostos. Não acessamos propriamente jovens de coletivos juvenis, mas aqueles que se disponibilizaram em participar. Concluímos que há uma profunda conexão entre o espaço escolar, a cidade e as juventudes, jovens que produzem, aprendem e compartilham saberes, por vezes conflituosos, através de suas variadas experiências enquanto estudantes, citadinos e participantes de culturas juvenis. |
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Juventudes e múltiplas territorialidades: diferenças e desigualdades na cidade e na escolaYouth and multiple territorialities: differences and inequalities in the city and at schoolJuventudesEscolaCidadeFragmentação socioespacialCultura juvenilPresidente PrudenteYouthSchoolCityRealizada na cidade de Presidente Prudente – SP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), a presente pesquisa teve por objetivo geral entender a dinâmica da fragmentação socioespacial, partindo da experiência de jovens menos favorecidos/as, ligados à coletivos ou culturas juvenis, visando entender a leitura que fazem a partir de suas posicionalidades na cidade, bem como compreender os saberes que circulam nesses coletivos/culturas. Os objetivos específicos tiveram intenção de acessar como essas jovens instituem e negociam suas diferenças e suas pautas, tematizadas nos coletivos juvenis e nos espaços formais de aprendizagem, nesse caso, na Escola Fernando Costa, espaço onde estudam as/os participantes da pesquisa, assim como entender suas diferentes experiências, conflitos e construções identitárias enquanto moradores da cidade de Presidente Prudente. Produzida durante a pandemia da Covid-19, a pesquisa teve de se adaptar metodologicamente à essa conjuntura, portanto, as metodologias foram realizadas inteiramente à distância, passando pelo levantamento bibliográfico, aplicação de questionário, entrevistas, netnografia, sistematização dos dados e escrita e conclusão dos resultados, apresentados todos no presente trabalho. Por conta deste contexto, houve também limitações quanto ao atendimento aos objetivos inicialmente propostos. Não acessamos propriamente jovens de coletivos juvenis, mas aqueles que se disponibilizaram em participar. Concluímos que há uma profunda conexão entre o espaço escolar, a cidade e as juventudes, jovens que produzem, aprendem e compartilham saberes, por vezes conflituosos, através de suas variadas experiências enquanto estudantes, citadinos e participantes de culturas juvenis.Carried out in the city of Presidente Prudente - SP, with the support of the Foundation for Research Support in the State of São Paulo (FAPESP), this research had the general objective of understanding the dynamics of socio-spatial fragmentation, based on the experience of underprivileged young people, linked to collectives or youth cultures, aiming to understand the reading they make from their positionalities in the city, as well as to understand the knowledge that circulates in these collectives/cultures. The specific objectives had the intention of accessing how these young people institute and negotiate their differences and their agendas, themed in juvenile collectives and in formal learning spaces, in this case, in the Fernando Costa School, where the research participants study, as well as to understand their different experiences, conflicts, and identity constructions as residents of the city of Presidente Prudente. Produced during the Covid-19 pandemic, the research had to adapt methodologically to this conjuncture, therefore, the methodologies were carried out entirely at a distance, going through the bibliographical survey, questionnaire application, interviews, netnography, data systematization and writing and concluding the results, all presented in this report. Because of this context, there were also limitations as to the fulfillment of the objectives initially proposed. We did not exactly access young people from juvenile collectives, but those who were willing to participate. We concluded that there is a deep connection between the school space, the city, and the young people, young people who produce, learn, and share knowledge, sometimes conflicting, through their varied experiences as students, city dwellers, and participants of juvenile cultures.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2018/07701-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turra Neto, Nécio [UNESP]Lopes, Laís Neves2024-05-06T17:11:47Z2024-05-06T17:11:47Z2023-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Laís Neves. Juventudes e múltiplas territorialidades: diferenças e desigualdades na cidade e na escola. Orientador: Nécio Turra Neto. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/255486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-07T06:40:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:50:56.677030Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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