AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215667 |
Resumo: | A partir do movimento mundial da inclusão escolar, é perceptível que as matrículas dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentaram consideravelmente no Brasil, tornando-a uma realidade nos dias atuais. Contudo, é importante salientar que as ações governamentais ampliaram o ingresso deste público-alvo da Educação Especial (PAEE) no ensino regular, porém, as dificuldades encontradas no “chão da escola” são inúmeras para garantir a aprendizagem destes alunos. Dentre elas podemos destacar as dificuldades concernentes à falta de conhecimento a respeito do TEA, além da relativa escassez de estratégias e recursos pedagógicos que possam auxiliar em seu processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar os requisitos funcionais para a elaboração de um recurso digital pedagógico, sob a perspectiva do modelo educacional TEACCH, para apoiar o processo de alfabetização dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos educandos com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório do tipo descritiva organizada em dois estudos: o estudo 1 caracterizado por uma pesquisa documental e, o estudo 2 com foco no desenvolvimento de algo novo com validação realizada por juízes (professores). Após aprofundado estudo das referências selecionadas e análise dos dados obtidos por meio das avaliações dos juízes quanto ao produto educacional, conclui-se que o AlfabetizaTEA tem potencial para o ensino e aprendizagem da alfabetização para todos os educandos, com e sem deficiência. Desta forma, o recurso educacional virtual/digital AlfabetizaTEA pode de fato ir ao encontro das necessidades educacionais dos educandos com Transtorno do Espectro Autista e beneficiar todos os demais alunos, como também atenuar a demanda dos educadores, uma vez que busca compreender, evidenciar e difundir o trabalho pedagógico com estas crianças a partir do conhecimento das especificidades. |
id |
UNSP_570d5609e2d7f0c1e6c1f4efa57caa1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/215667 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEAAlfabetizaTEA: digital pedagogical resource to support literacy, with emphasis on students with ASDTranstorno do Espectro AutistaAlfabetizaçãoTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoModelo Educacional TEACCHAutism Spectrum DisorderLiteracyDigital Information and Communication TechnologiesTEACCH Educacional modelA partir do movimento mundial da inclusão escolar, é perceptível que as matrículas dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentaram consideravelmente no Brasil, tornando-a uma realidade nos dias atuais. Contudo, é importante salientar que as ações governamentais ampliaram o ingresso deste público-alvo da Educação Especial (PAEE) no ensino regular, porém, as dificuldades encontradas no “chão da escola” são inúmeras para garantir a aprendizagem destes alunos. Dentre elas podemos destacar as dificuldades concernentes à falta de conhecimento a respeito do TEA, além da relativa escassez de estratégias e recursos pedagógicos que possam auxiliar em seu processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar os requisitos funcionais para a elaboração de um recurso digital pedagógico, sob a perspectiva do modelo educacional TEACCH, para apoiar o processo de alfabetização dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos educandos com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório do tipo descritiva organizada em dois estudos: o estudo 1 caracterizado por uma pesquisa documental e, o estudo 2 com foco no desenvolvimento de algo novo com validação realizada por juízes (professores). Após aprofundado estudo das referências selecionadas e análise dos dados obtidos por meio das avaliações dos juízes quanto ao produto educacional, conclui-se que o AlfabetizaTEA tem potencial para o ensino e aprendizagem da alfabetização para todos os educandos, com e sem deficiência. Desta forma, o recurso educacional virtual/digital AlfabetizaTEA pode de fato ir ao encontro das necessidades educacionais dos educandos com Transtorno do Espectro Autista e beneficiar todos os demais alunos, como também atenuar a demanda dos educadores, uma vez que busca compreender, evidenciar e difundir o trabalho pedagógico com estas crianças a partir do conhecimento das especificidades.DALANESI, V.T.V. AlfabetizaTEA: digital pedagogical resource to support literacy, with emphasis on students with ASD. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2021. ABSTRACT From the worldwide movement of school inclusion, it is noticeable that the enrollment of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) has increased considerably in Brazil, becoming reality nowadays. It is important to emphasize that government actions have expanded the entry of this target audience of Special Education (TASE) in regular education. However, difficulties found on the “school floor” are plenty, in order to ensure the learning for these students. Among them, worrying difficulties can be highlighted, like the lack of knowledge about the ASD, poor training for educators and, consequently, their unpreparedness to work with these students, in addition to the relative scarcity of technical teaching and pedagogical resources, which could aid their teaching- learning process. Therefore, this research aimed to identify the functional requirements for the development of a pedagogical digital resource, from the perspective of the TEACCH educational model, to support the literacy process of students in the early years of elementary school, with emphasis on students with ASD. Therefore, a research with a qualitative exploratory approach of the descriptive type was carried out, organized in two studies: study 1 characterized by a documentary research and study 2 focusing on the development of something new with validation carried out by judges (teachers). After a thorough study of the selected references and analysis of the data obtained through the evaluations of the judges regarding the educational product, it is concluded that the AlfabetizaTEA has potential for teaching and learning literacy for all students, with and without disabilities. In this way, the virtual/digital educational resource AlfabetizaTEA can actually meet the educational needs of students with Autistic Spectrum Disorder and benefit all other students, as well as alleviate the demand of educators, as it seeks to understand, highlight and disseminate the pedagogical work with these children from the knowledge of the specifics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalanesi, Viviane Teles Vidal2022-01-03T19:26:28Z2022-01-03T19:26:28Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21566733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:11:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-04T06:11:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA AlfabetizaTEA: digital pedagogical resource to support literacy, with emphasis on students with ASD |
title |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA |
spellingShingle |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA Dalanesi, Viviane Teles Vidal Transtorno do Espectro Autista Alfabetização Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Modelo Educacional TEACCH Autism Spectrum Disorder Literacy Digital Information and Communication Technologies TEACCH Educacional model |
title_short |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA |
title_full |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA |
title_fullStr |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA |
title_full_unstemmed |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA |
title_sort |
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA |
author |
Dalanesi, Viviane Teles Vidal |
author_facet |
Dalanesi, Viviane Teles Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalanesi, Viviane Teles Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista Alfabetização Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Modelo Educacional TEACCH Autism Spectrum Disorder Literacy Digital Information and Communication Technologies TEACCH Educacional model |
topic |
Transtorno do Espectro Autista Alfabetização Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Modelo Educacional TEACCH Autism Spectrum Disorder Literacy Digital Information and Communication Technologies TEACCH Educacional model |
description |
A partir do movimento mundial da inclusão escolar, é perceptível que as matrículas dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentaram consideravelmente no Brasil, tornando-a uma realidade nos dias atuais. Contudo, é importante salientar que as ações governamentais ampliaram o ingresso deste público-alvo da Educação Especial (PAEE) no ensino regular, porém, as dificuldades encontradas no “chão da escola” são inúmeras para garantir a aprendizagem destes alunos. Dentre elas podemos destacar as dificuldades concernentes à falta de conhecimento a respeito do TEA, além da relativa escassez de estratégias e recursos pedagógicos que possam auxiliar em seu processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar os requisitos funcionais para a elaboração de um recurso digital pedagógico, sob a perspectiva do modelo educacional TEACCH, para apoiar o processo de alfabetização dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos educandos com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório do tipo descritiva organizada em dois estudos: o estudo 1 caracterizado por uma pesquisa documental e, o estudo 2 com foco no desenvolvimento de algo novo com validação realizada por juízes (professores). Após aprofundado estudo das referências selecionadas e análise dos dados obtidos por meio das avaliações dos juízes quanto ao produto educacional, conclui-se que o AlfabetizaTEA tem potencial para o ensino e aprendizagem da alfabetização para todos os educandos, com e sem deficiência. Desta forma, o recurso educacional virtual/digital AlfabetizaTEA pode de fato ir ao encontro das necessidades educacionais dos educandos com Transtorno do Espectro Autista e beneficiar todos os demais alunos, como também atenuar a demanda dos educadores, uma vez que busca compreender, evidenciar e difundir o trabalho pedagógico com estas crianças a partir do conhecimento das especificidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 2022-01-03T19:26:28Z 2022-01-03T19:26:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/215667 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/215667 |
identifier_str_mv |
33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649892419108864 |