Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Karina Souza de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Urbinati, Eliza [UNESP], Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141602
Resumo: O presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino.
id UNSP_576dddbc9d6318e23bdde4f6fb7787be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infânciaO presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de JaboticabalUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Karina Souza de [UNESP]Urbinati, Eliza [UNESP]Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]2016-07-19T12:59:41Z2016-07-19T12:59:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10279-10291application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-102912357-7819http://hdl.handle.net/11449/141602ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf4518966402744565porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-06T14:54:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:45.159594Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
title Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
spellingShingle Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
Freitas, Karina Souza de [UNESP]
title_short Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
title_full Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
title_fullStr Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
title_full_unstemmed Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
title_sort Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
author Freitas, Karina Souza de [UNESP]
author_facet Freitas, Karina Souza de [UNESP]
Urbinati, Eliza [UNESP]
Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
author_role author
author2 Urbinati, Eliza [UNESP]
Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Karina Souza de [UNESP]
Urbinati, Eliza [UNESP]
Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
description O presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:41Z
2016-07-19T12:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-10291
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141602
ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf
4518966402744565
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141602
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-10291
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf
4518966402744565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10279-10291
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129471068241920