Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141602 |
Resumo: | O presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino. |
id |
UNSP_576dddbc9d6318e23bdde4f6fb7787be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141602 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infânciaO presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de JaboticabalUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Karina Souza de [UNESP]Urbinati, Eliza [UNESP]Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]2016-07-19T12:59:41Z2016-07-19T12:59:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10279-10291application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-102912357-7819http://hdl.handle.net/11449/141602ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf4518966402744565porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-06T14:54:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:45.159594Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
title |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
spellingShingle |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância Freitas, Karina Souza de [UNESP] |
title_short |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
title_full |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
title_fullStr |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
title_full_unstemmed |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
title_sort |
Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância |
author |
Freitas, Karina Souza de [UNESP] |
author_facet |
Freitas, Karina Souza de [UNESP] Urbinati, Eliza [UNESP] Souza, Tatiana Noronha de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Urbinati, Eliza [UNESP] Souza, Tatiana Noronha de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Karina Souza de [UNESP] Urbinati, Eliza [UNESP] Souza, Tatiana Noronha de [UNESP] |
description |
O presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:41Z 2016-07-19T12:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-10291 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141602 ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf 4518966402744565 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141602 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-10291 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf 4518966402744565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10279-10291 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129471068241920 |