Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Hernani Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90952
Resumo: O presente trabalho visou investigar as posturas adotadas por futuros professores diante de modelos não científicos (religiosos) apresentados por alunos sobre as origens do Universo. Para tanto, foi realizada uma entrevista com 9 (nove) licenciandos de um curso de Física, por meio da qual se buscou identificar, principalmente, a expectativa que tais professores demonstraram quanto à contribuição (ou não) do levantamento de tais modelos durante a aula por parte dos alunos. Para referenciar nossa discussão, adotamos as reflexões do filósofo alemão Jürgen Harbermas sobre o relacionamento político que deve regular as relações entre uma cultura secularista e as diversas culturas religiosas. Tivemos a oportunidade de constatar que todos os licenciados procuraram apresentar tolerância quanto às idéias religiosas dos alunos. Esta atitude de tolerância, entretanto, ainda não chega a constituir, na perspectiva de Habermas, uma atitude que promova uma busca conjunta de soluções para questões controversas da sociedade. Porém, para além dessa atitude de tolerância, mais da metade deles revelou acreditar que a manifestação dessas concepções poderia trazer contribuições para a discussão em sala de aula. Os resultados apontaram no sentido de que a utilização de práticas pedagógicas baseadas na comunicação, no questionamento e no diálogo, em disciplinas do curso de licenciatura concluído pelos futuros professores, tem gerado uma apropriação por parte dos licenciados destas práticas, e sua potencial aplicação posterior em outras situações e discussões, inclusive a inter-religiosa.
id UNSP_5796ac35904d29de1c0dddee94f0f7a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90952
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universoCienciaFéCompetencia comunicativaFisica - Formação de professoresCiência e féScience and faithCommunicative competencePhysics teachingO presente trabalho visou investigar as posturas adotadas por futuros professores diante de modelos não científicos (religiosos) apresentados por alunos sobre as origens do Universo. Para tanto, foi realizada uma entrevista com 9 (nove) licenciandos de um curso de Física, por meio da qual se buscou identificar, principalmente, a expectativa que tais professores demonstraram quanto à contribuição (ou não) do levantamento de tais modelos durante a aula por parte dos alunos. Para referenciar nossa discussão, adotamos as reflexões do filósofo alemão Jürgen Harbermas sobre o relacionamento político que deve regular as relações entre uma cultura secularista e as diversas culturas religiosas. Tivemos a oportunidade de constatar que todos os licenciados procuraram apresentar tolerância quanto às idéias religiosas dos alunos. Esta atitude de tolerância, entretanto, ainda não chega a constituir, na perspectiva de Habermas, uma atitude que promova uma busca conjunta de soluções para questões controversas da sociedade. Porém, para além dessa atitude de tolerância, mais da metade deles revelou acreditar que a manifestação dessas concepções poderia trazer contribuições para a discussão em sala de aula. Os resultados apontaram no sentido de que a utilização de práticas pedagógicas baseadas na comunicação, no questionamento e no diálogo, em disciplinas do curso de licenciatura concluído pelos futuros professores, tem gerado uma apropriação por parte dos licenciados destas práticas, e sua potencial aplicação posterior em outras situações e discussões, inclusive a inter-religiosa.This study aimed at investigating the positions taken by future teachers towards the non scientific models presented by students about the origins of the universe. In order to do that, an interview was conducted with 9 (nine) students of a physics teching training course. The study sought to identity, among other things, the expectation of those teachers about the contribution (or not) of the introduction of such models in classrooms. To orientate our discussion, we adopt a framework the ideas of German philosopher Jürgen Habermas on the political relationship that should govern relations between a naturalistic culture and different religious cultures. We were able to show that all future teachers have sought to show tolerance towards the religious ideas of the students. This attitude of tolerance, however, still no enough to constitute, in Habermas's view, an attitude that pomotes a joint search for solutions to controversial issues of society. However, beyond this attitude of tolerance, more than half of future teachers revealed believe that the manifestation of these concepts could bring contributions to the discussion in the classroom. The results pointed towards that the use of teaching practices, based on communication, questioning and dialogue in disciplines of the degree course completed by future teachers, has created in them an ownership of these practices and their potential appliction in other discussions, including inter-religious discussions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Hernani Luiz [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2011-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 f.application/pdfAZEVEDO, Hernani Luiz. Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo. 2011. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90952000651184azevedo_hl_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:11:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90952Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:53.824572Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
title Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
spellingShingle Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
Azevedo, Hernani Luiz [UNESP]
Ciencia

Competencia comunicativa
Fisica - Formação de professores
Ciência e fé
Science and faith
Communicative competence
Physics teaching
title_short Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
title_full Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
title_fullStr Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
title_full_unstemmed Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
title_sort Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo
author Azevedo, Hernani Luiz [UNESP]
author_facet Azevedo, Hernani Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Hernani Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia

Competencia comunicativa
Fisica - Formação de professores
Ciência e fé
Science and faith
Communicative competence
Physics teaching
topic Ciencia

Competencia comunicativa
Fisica - Formação de professores
Ciência e fé
Science and faith
Communicative competence
Physics teaching
description O presente trabalho visou investigar as posturas adotadas por futuros professores diante de modelos não científicos (religiosos) apresentados por alunos sobre as origens do Universo. Para tanto, foi realizada uma entrevista com 9 (nove) licenciandos de um curso de Física, por meio da qual se buscou identificar, principalmente, a expectativa que tais professores demonstraram quanto à contribuição (ou não) do levantamento de tais modelos durante a aula por parte dos alunos. Para referenciar nossa discussão, adotamos as reflexões do filósofo alemão Jürgen Harbermas sobre o relacionamento político que deve regular as relações entre uma cultura secularista e as diversas culturas religiosas. Tivemos a oportunidade de constatar que todos os licenciados procuraram apresentar tolerância quanto às idéias religiosas dos alunos. Esta atitude de tolerância, entretanto, ainda não chega a constituir, na perspectiva de Habermas, uma atitude que promova uma busca conjunta de soluções para questões controversas da sociedade. Porém, para além dessa atitude de tolerância, mais da metade deles revelou acreditar que a manifestação dessas concepções poderia trazer contribuições para a discussão em sala de aula. Os resultados apontaram no sentido de que a utilização de práticas pedagógicas baseadas na comunicação, no questionamento e no diálogo, em disciplinas do curso de licenciatura concluído pelos futuros professores, tem gerado uma apropriação por parte dos licenciados destas práticas, e sua potencial aplicação posterior em outras situações e discussões, inclusive a inter-religiosa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-23
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Hernani Luiz. Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo. 2011. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90952
000651184
azevedo_hl_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv AZEVEDO, Hernani Luiz. Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema origens do universo. 2011. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000651184
azevedo_hl_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 177 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128669384704000