A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Rafaela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251380
Resumo: Este estudo teve em vista investigar o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na organização dos alunos e na promoção da autonomia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica, abordando os anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) entre os anos de 1999 a 2019, com ênfase na categoria “relatos de experiência”. Ao analisar os dados, dos 225 relatos identificados, apenas 13 eram referentes aos Anos Iniciais. A partir da identificação dessa lacuna existente na literatura, a investigação possibilitou a análise da Modelagem em diferentes contextos, sendo esses permeados por potencialidades e desafios. Verificou-se através do estudo, que a Modelagem, embora reconhecida pela Educação Matemática, apresenta desafios significativos para ser desenvolvida entre os alunos dos Anos Iniciais. Considerando os dados, evidencia-se que a abordagem, quando empregada, necessitou de estímulos externos para ser efetivamente realizada. O estudo também identificou particularidades específicas da Modelagem Matemática nos Anos Iniciais, como a integração da abordagem a rotina escolar, as diferentes representações do pensamento matemático e a curiosidade infantil, corroborando as suposições teóricas relacionadas ao seu potencial de formação. Através da pesquisa, observa-se que a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode possibilitar o estabelecimento de um ambiente democrático em sala de aula, visando o protagonismo do aluno a partir da investigação de seus interesses por meio da Matemática.
id UNSP_57c428299617f8210fc18db482f07535
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251380
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação MatemáticaMathematical modeling in the early years: a look at the National Conference on modeling in Mathematics EducationModelagem MatemáticaAnos Iniciais do Ensino FundamentalEducação MatemáticaMathematical ModelingEarly Years of Primary SchoolMathematics EducationEste estudo teve em vista investigar o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na organização dos alunos e na promoção da autonomia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica, abordando os anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) entre os anos de 1999 a 2019, com ênfase na categoria “relatos de experiência”. Ao analisar os dados, dos 225 relatos identificados, apenas 13 eram referentes aos Anos Iniciais. A partir da identificação dessa lacuna existente na literatura, a investigação possibilitou a análise da Modelagem em diferentes contextos, sendo esses permeados por potencialidades e desafios. Verificou-se através do estudo, que a Modelagem, embora reconhecida pela Educação Matemática, apresenta desafios significativos para ser desenvolvida entre os alunos dos Anos Iniciais. Considerando os dados, evidencia-se que a abordagem, quando empregada, necessitou de estímulos externos para ser efetivamente realizada. O estudo também identificou particularidades específicas da Modelagem Matemática nos Anos Iniciais, como a integração da abordagem a rotina escolar, as diferentes representações do pensamento matemático e a curiosidade infantil, corroborando as suposições teóricas relacionadas ao seu potencial de formação. Através da pesquisa, observa-se que a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode possibilitar o estabelecimento de um ambiente democrático em sala de aula, visando o protagonismo do aluno a partir da investigação de seus interesses por meio da Matemática.This study looked at the development of Mathematical Modeling activities in the Early Years of Elementary School, with a focus on student organization and the promotion of autonomy. To this end, a qualitative, bibliographic study was carried out, looking at the proceedings of the National Conference on Modeling in Mathematics Education between 1999 and 2019, with an emphasis on the “experience reports” category. When analyzing the information, of the 225 reports identified, only 13 referred to the Early Years. By identifying this gap in the literature, the research made it possible to analyze modeling in different contexts, which are permeated by potential and challenges. The study found that although modeling is recognized by Mathematics Education, it presents significant challenges for development among students in the Early Years. Considering the findings, it is clear that the approach, when used, required external incentives in order to be carried out effectively. The study also identified specific features of Mathematical Modeling in the Early Years, including how the approach integrates the school routine, the different representations of mathematical thinking and children's curiosity, corroborating the theoretical assumptions related to its educational potential. The research shows that Mathematical Modeling in the Early Years of Primary School can provide a democratic environment in the classroom, encouraging students to be protagonists by investigating their interests through mathematics.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2022/15142-4.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos SantosGuerreiro, Rafaela2023-11-21T13:29:08Z2023-11-21T13:29:08Z2023-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:17:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:04.077294Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
Mathematical modeling in the early years: a look at the National Conference on modeling in Mathematics Education
title A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
spellingShingle A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
Guerreiro, Rafaela
Modelagem Matemática
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação Matemática
Mathematical Modeling
Early Years of Primary School
Mathematics Education
title_short A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
title_full A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
title_fullStr A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
title_full_unstemmed A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
title_sort A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para a Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática
author Guerreiro, Rafaela
author_facet Guerreiro, Rafaela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação Matemática
Mathematical Modeling
Early Years of Primary School
Mathematics Education
topic Modelagem Matemática
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação Matemática
Mathematical Modeling
Early Years of Primary School
Mathematics Education
description Este estudo teve em vista investigar o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na organização dos alunos e na promoção da autonomia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica, abordando os anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) entre os anos de 1999 a 2019, com ênfase na categoria “relatos de experiência”. Ao analisar os dados, dos 225 relatos identificados, apenas 13 eram referentes aos Anos Iniciais. A partir da identificação dessa lacuna existente na literatura, a investigação possibilitou a análise da Modelagem em diferentes contextos, sendo esses permeados por potencialidades e desafios. Verificou-se através do estudo, que a Modelagem, embora reconhecida pela Educação Matemática, apresenta desafios significativos para ser desenvolvida entre os alunos dos Anos Iniciais. Considerando os dados, evidencia-se que a abordagem, quando empregada, necessitou de estímulos externos para ser efetivamente realizada. O estudo também identificou particularidades específicas da Modelagem Matemática nos Anos Iniciais, como a integração da abordagem a rotina escolar, as diferentes representações do pensamento matemático e a curiosidade infantil, corroborando as suposições teóricas relacionadas ao seu potencial de formação. Através da pesquisa, observa-se que a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode possibilitar o estabelecimento de um ambiente democrático em sala de aula, visando o protagonismo do aluno a partir da investigação de seus interesses por meio da Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T13:29:08Z
2023-11-21T13:29:08Z
2023-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251380
url https://hdl.handle.net/11449/251380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129473321631744