A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzardo, Juliana Cristina Corbanezi [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86490
Resumo: Esta pesquisa focaliza o desempenho de alunos do Ensino Fundamental, em leitura e produção de textos, e a visão dos professores sobre a leitura e a escrita. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de respostas às indagações geradas, durante o exercício do magistério, e da falta de intimidade dos alunos com a língua materna, mais especificamente com a leitura e a escrita de textos. São examinados os desempenhos das crianças em compreensão de leitura e em produção escrita de texto narrativo e observadas as manifestações dos professores com o intuito de verificar concepções e práticas realizadas com leitura e escrita de textos. Participaram desta pesquisa 108 crianças de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista e 14 professores desta mesma instituição. Os dados foram analisados e comparados à luz do referencial teórico que embasou esta pesquisa. Os resultados revelaram dificuldades tanto dos alunos em se apropriar da leitura e da escrita quanto dos professores em falar sobre sua prática e em criar situações de aprendizagem para que os alunos possam construir seus conhecimentos.
id UNSP_58065ba161831678e7bdb9ff46414b2b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86490
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professoresAlfabetizaçãoProfessores - FormaçãoLeituraProdução de textosLiteracyEsta pesquisa focaliza o desempenho de alunos do Ensino Fundamental, em leitura e produção de textos, e a visão dos professores sobre a leitura e a escrita. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de respostas às indagações geradas, durante o exercício do magistério, e da falta de intimidade dos alunos com a língua materna, mais especificamente com a leitura e a escrita de textos. São examinados os desempenhos das crianças em compreensão de leitura e em produção escrita de texto narrativo e observadas as manifestações dos professores com o intuito de verificar concepções e práticas realizadas com leitura e escrita de textos. Participaram desta pesquisa 108 crianças de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista e 14 professores desta mesma instituição. Os dados foram analisados e comparados à luz do referencial teórico que embasou esta pesquisa. Os resultados revelaram dificuldades tanto dos alunos em se apropriar da leitura e da escrita quanto dos professores em falar sobre sua prática e em criar situações de aprendizagem para que os alunos possam construir seus conhecimentos.The focus of this research is to verify the performance of Elementary School students in reading and production of written texts, analyzing the vision of teachers about the action of reading and writing as well. The interest in this came of the need for answers to the questions that were generated during our teaching career about the lack of intimacy of students with their mother tongue, more specifically, with reading and writing texts. The performances of the children in understanding of reading and written production of text narrative and observed the manifestations of the professors with intention are examined to verify practical conceptions and carried through with reading and writing of texts. Series of Basic Ensino of a public school of the São Paulo interior and 14 professors of this had participated of this research 108 children of 1ª 4ª same institution. The data had been analyzed and compared with the light of the theoretical referencial that based this research. The results had in such a way disclosed difficulties of the pupils in if appropriating of the reading and the writing, how much to the one of the professors in speaking on practical its and creating learning situations so that the pupils can construct its knowledge.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rizzardo, Juliana Cristina Corbanezi [UNESP]2014-06-11T19:22:18Z2014-06-11T19:22:18Z2008-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 f. : il., tabs., quadrosapplication/pdfRIZZARDO, Juliana Cristina Corbanezi. A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores. 2008. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86490000580366rizzardo_jcc_me_rcla.pdf33004137064P28262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:53:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86490Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:53:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
title A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
spellingShingle A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
Rizzardo, Juliana Cristina Corbanezi [UNESP]
Alfabetização
Professores - Formação
Leitura
Produção de textos
Literacy
title_short A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
title_full A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
title_fullStr A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
title_full_unstemmed A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
title_sort A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
author Rizzardo, Juliana Cristina Corbanezi [UNESP]
author_facet Rizzardo, Juliana Cristina Corbanezi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzardo, Juliana Cristina Corbanezi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Professores - Formação
Leitura
Produção de textos
Literacy
topic Alfabetização
Professores - Formação
Leitura
Produção de textos
Literacy
description Esta pesquisa focaliza o desempenho de alunos do Ensino Fundamental, em leitura e produção de textos, e a visão dos professores sobre a leitura e a escrita. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de respostas às indagações geradas, durante o exercício do magistério, e da falta de intimidade dos alunos com a língua materna, mais especificamente com a leitura e a escrita de textos. São examinados os desempenhos das crianças em compreensão de leitura e em produção escrita de texto narrativo e observadas as manifestações dos professores com o intuito de verificar concepções e práticas realizadas com leitura e escrita de textos. Participaram desta pesquisa 108 crianças de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista e 14 professores desta mesma instituição. Os dados foram analisados e comparados à luz do referencial teórico que embasou esta pesquisa. Os resultados revelaram dificuldades tanto dos alunos em se apropriar da leitura e da escrita quanto dos professores em falar sobre sua prática e em criar situações de aprendizagem para que os alunos possam construir seus conhecimentos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-05
2014-06-11T19:22:18Z
2014-06-11T19:22:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIZZARDO, Juliana Cristina Corbanezi. A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores. 2008. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86490
000580366
rizzardo_jcc_me_rcla.pdf
33004137064P2
8262199813284432
identifier_str_mv RIZZARDO, Juliana Cristina Corbanezi. A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores. 2008. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000580366
rizzardo_jcc_me_rcla.pdf
33004137064P2
8262199813284432
url http://hdl.handle.net/11449/86490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f. : il., tabs., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650364381069312