Retratos da inclusão escolar: problematização de um caso a partir da biopolítica de Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Bruna Carla de Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210845
Resumo: Esta pesquisa teve origem a partir de experiências no campo da inclusão escolar, que despertaram questionamentos a respeito dos resultados de sua implementação e do modo como seus dispositivos repercutiam nos atores da escola. A partir da observação e de diálogos com educadores de uma escola de Educação Infantil, foi possível constatar a procura frequente por laudos e diagnósticos das crianças, como uma busca por algum elemento externo que solucionasse o “problema” da impotência dos educadores diante de determinados alunos; fosse ele uma medicação, um laudo ou um professor especialista. Tal questionamento culminou, nesta pesquisa que investiga, por meio de certa genealogia da História da Educação Especial, de qual modo os saberes e poderes desse campo atuam diretamente na construção da concepção predominante de inclusão escolar no Brasil, atualmente; atrelada ao que buscou preconizar a PNEEPEI1, em 2008. Para relatar a experiência disparadora dessa pesquisa, optamos por construir cenas e retratos empírico-ficcionais, que buscam ilustrar possíveis práticas escolares que pretendem ser inclusivas. Buscou-se compreender as eventuais causas da relutância em admitir a implementação de dispositivos de inclusão, numa escola de Educação Infantil em 2018, assim como analisar, sob a ótica da biopolítica e de outros conceitos foucaultianos, de que forma as políticas públicas inclusivas relacionam-se com o campo da Educação Especial e quais características desse campo podem apontar para as causas da contradição assinalada. Optou-se por utilizar o método genealógico, a fim de valer-se das singularidades do caso narrado, para compreender as lutas históricas envolvidas e traçar novas estratégias para as lutas atuais. Ao final da dissertação, após problematizar o caso analisado, compreendemos os obstáculos que os movimentos por uma inclusão, concebida a partir da valorização da diferença, não conseguem transpor. Nossa hipótese era a de que eles advenham dos poderes e paradigmas, que norteiam os documentos oficiais e das dificuldades de realização das mudanças necessárias na formação de professores, para atuarem com uma perspectiva mais ampla de inclusão. Com a pesquisa pode-se confirmar essa expectativa e compreender que esses poderes estão ligados ao paradigma científico e ao caráter de correção dos corpos presentes na constituição do campo da Educação Especial. Espera-se que as experiências de inclusão e os focos de resistência a esse modelo normalizador predominante estimulem a reinvenção das práticas de inclusão escolar.
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Tal questionamento culminou, nesta pesquisa que investiga, por meio de certa genealogia da História da Educação Especial, de qual modo os saberes e poderes desse campo atuam diretamente na construção da concepção predominante de inclusão escolar no Brasil, atualmente; atrelada ao que buscou preconizar a PNEEPEI1, em 2008. Para relatar a experiência disparadora dessa pesquisa, optamos por construir cenas e retratos empírico-ficcionais, que buscam ilustrar possíveis práticas escolares que pretendem ser inclusivas. Buscou-se compreender as eventuais causas da relutância em admitir a implementação de dispositivos de inclusão, numa escola de Educação Infantil em 2018, assim como analisar, sob a ótica da biopolítica e de outros conceitos foucaultianos, de que forma as políticas públicas inclusivas relacionam-se com o campo da Educação Especial e quais características desse campo podem apontar para as causas da contradição assinalada. Optou-se por utilizar o método genealógico, a fim de valer-se das singularidades do caso narrado, para compreender as lutas históricas envolvidas e traçar novas estratégias para as lutas atuais. Ao final da dissertação, após problematizar o caso analisado, compreendemos os obstáculos que os movimentos por uma inclusão, concebida a partir da valorização da diferença, não conseguem transpor. Nossa hipótese era a de que eles advenham dos poderes e paradigmas, que norteiam os documentos oficiais e das dificuldades de realização das mudanças necessárias na formação de professores, para atuarem com uma perspectiva mais ampla de inclusão. Com a pesquisa pode-se confirmar essa expectativa e compreender que esses poderes estão ligados ao paradigma científico e ao caráter de correção dos corpos presentes na constituição do campo da Educação Especial. Espera-se que as experiências de inclusão e os focos de resistência a esse modelo normalizador predominante estimulem a reinvenção das práticas de inclusão escolar.This research originated from experiences in the field of school inclusion that raised questions about the results of its implementation and the way its devices had repercussions on school actors. From the observation and dialogues with educators at a kindergarten school, it was possible to observe the frequent search for reports and diagnoses of children as a search for some external element that would solve the "problem" of the impotence of educators towards certain students, regardless of a medication, a report or an expert teacher. Such questioning culminated in this research that investigates, through a certain genealogy of the History of Special Education, how the knowledge and powers of this field act directly in the construction of the predominant concept of school inclusion in Brazil today, linked to what the PNEEPEI sought to advocate, in 2008. To report the triggering experience of this research, we chose to build scenes, empirical-fictional portraits, which seek to illustrate possible school practices that intend to be inclusive. We sought to understand the possible causes of the reluctance to admit the implementation of inclusion devices in a kindergarten school in 2018, as well as to analyze from the perspective of biopolitics and other Foucaultian concepts, how inclusive public policies relate to the field of Special Education and which characteristics of this field can point to the causes of the pointed contradiction. It was decided to use the genealogical method in order to take advantage of the singularities of the narrated case to understand the historical struggles involved and trace new strategies for the current struggles. At the end of the dissertation, after problematizing the analyzed case, we understand the obstacles that movements for inclusion, conceived from the valuation of difference, cannot overcome. Our hypothesis was that they arise from the powers and paradigms that guide official documents and from the difficulties in carrying out the necessary changes in teacher education to act with a broader perspective of inclusion. With the research it is possible to confirm this expectation and understand that these powers are linked to the scientific paradigm and to the character of correction of bodies present in the constitution of the field of Special Education. It is expected that the experiences of inclusion and the outbreaks of resistance to this predominant normalizing model will encourage the reinvention of school inclusion practices.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Angelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Bruna Carla de Carvalho [UNESP]2021-06-28T14:40:30Z2021-06-28T14:40:30Z2021-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21084533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:12:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:12:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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