A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Angelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226813
http://hdl.handle.net/11449/157696
Resumo: ABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.
id UNSP_e93b8fbfe10c0bf095e427371764045b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157696
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radicalTHE EMERGENCE OF DISCOURSE ON THE SCHOOL INCLUSION IN BIOPOLITICS: A PROBLEMATIZATION IN SEARCH OF A MORE RADICAL LOOKLA EMERGENCIA DEL DISCURSO DE INCLUSIÓN ESCOLAR EN BIOPOLÍTICA: UNA PROBLEMATIZACIÓN EN BUSCA DE UNA MIRADA MÁS RADICALbiopoliticsinclusiondisabilitiesschool educationbiopolíticainclusãodeficiênciaeducação escolarABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.RESUMEN Los enunciados del discurso de la inclusión han sido formados en consonancia con la configuración actual de biopolítica en el neoliberalismo, a veces haciendo caso omiso de las disonancias generadas por la experiencia, la diferencia que destaca relaciones con discapacidad y por el acontecimiento que significa en la escuela. Al recuperar estos aspectos, este ensayo problematiza la dispersión que figura en los discursos sobre la inclusión e indica otra mirada a la relación con la discapacidad en contextos educativos. Para eso, recurrimos a lo pensamiento de Michel Foucault para analizar la aparición y los límites de los discursos sobre la inclusión en la escuela. Proponemos la posibilidad de la positividad de la discapacidad en la escuela y la necesidad de pasar del discurso sobre la inclusión a las prácticas en que la relación con las personas discapacitadas provoca en los actores de esta institución desafíos de diferenciación ética y de posiciones políticas comunes.RESUMO Os enunciados do discurso sobre a inclusão se formaram em consonância com a configuração atual da biopolítica no neoliberalismo, por vezes desconsiderando as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que singulariza as relações com a deficiência e pelo acontecimento que a significa na escola. Ao recobrar esses aspectos, o presente artigo procura problematizar a dispersão contida nos discursos sobre a inclusão e indicar outro olhar sobre a relação com a deficiência nos contextos educacionais. Para tanto, recorre-se ao pensamento tardio de Michel Foucault para analisar algumas pistas sobre a emergência e os limites dos discursos sobre a inclusão escolar. Para buscar outro olhar sobre o assunto, enfatiza-se a positividade da deficiência na escola e a necessidade de se passar do discurso sobre a inclusão a práticas em que a relação com os deficientes lance aos atores dessa instituição desafios de uma diferenciação ética e de um posicionamento político comuns.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Angelo2018-11-12T17:26:33Z2018-11-12T17:26:33Z2017-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article255-272application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226813Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 68, p. 255-272, 2017.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/15769610.1590/s1413-24782017226813S1413-24782017000100255S1413-24782017000100255.pdf41073473968693620000-0001-7505-4896SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:59:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:16.329916Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
THE EMERGENCE OF DISCOURSE ON THE SCHOOL INCLUSION IN BIOPOLITICS: A PROBLEMATIZATION IN SEARCH OF A MORE RADICAL LOOK
LA EMERGENCIA DEL DISCURSO DE INCLUSIÓN ESCOLAR EN BIOPOLÍTICA: UNA PROBLEMATIZACIÓN EN BUSCA DE UNA MIRADA MÁS RADICAL
title A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
spellingShingle A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
Pagni, Pedro Angelo
biopolitics
inclusion
disabilities
school education
biopolítica
inclusão
deficiência
educação escolar
title_short A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
title_full A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
title_fullStr A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
title_full_unstemmed A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
title_sort A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical
author Pagni, Pedro Angelo
author_facet Pagni, Pedro Angelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv biopolitics
inclusion
disabilities
school education
biopolítica
inclusão
deficiência
educação escolar
topic biopolitics
inclusion
disabilities
school education
biopolítica
inclusão
deficiência
educação escolar
description ABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
2018-11-12T17:26:33Z
2018-11-12T17:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226813
Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 68, p. 255-272, 2017.
1413-2478
http://hdl.handle.net/11449/157696
10.1590/s1413-24782017226813
S1413-24782017000100255
S1413-24782017000100255.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226813
http://hdl.handle.net/11449/157696
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 68, p. 255-272, 2017.
1413-2478
10.1590/s1413-24782017226813
S1413-24782017000100255
S1413-24782017000100255.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
0,244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255-272
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129583825813504