Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/149917 |
Resumo: | Parece não ser mais possível pensar na Educação de Jovens e Adultos sem contemplar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma área aberta à exploração para a criação de novas e efetivas situações de ensino e aprendizagem. Tendo em vista o atendimento a um público tão heterogêneo quanto o do CEEJA, em sua modalidade semipresencial, objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma proposta de elaboração de videoaulas instrucionais como organizadores prévios para uma aprendizagem mais significativa na disciplina de língua estrangeira moderna – LEM – Inglês. Essa proposta representa a inserção das TDICs, especificamente, na implementação de um ambiente digital de aprendizagem, na mediação contextual do material didático (EJA – Mundo do Trabalho), diante das dificuldades percebidas em observações em sala de aula (de um CEEJA no interior paulista) e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. Daí a pertinência de uma reflexão sobre a prática pedagógica em suas relações históricas para o desenvolvimento de novas estratégias perante as demandas e premências de um mundo em constante mudança. Assim, considerando o princípio da filosofia freireana no que concerne ao respeito dos saberes dos educandos, bem como os conceitos de Ausubel sobre aprendizagem significativa em relação àquilo que o aprendiz já sabe, dá-se ênfase à aprendizagem como processo dialógico de significação e autonomia que compreende a aquisição de um repertório de signos, na articulação de múltiplas linguagens (verbais, não verbais, audíveis), por meio de videoaulas para a constituição da consciência e autonomia do educando. Ao educador cabe o papel de mediador desse processo, com a consciência de suas ações como construtor de conhecimentos, atento às necessidades dos educandos e reflexivo sobre suas práticas pedagógicas. |
id |
UNSP_59949c8fc97eed4daf8494003c418811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/149917 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJAProposal of video classes as previous organizers for a meaninful learning in English teaching at EJAEducação de jovens e adultosLíngua estrangeira moderna – InglêsVideoaulasAprendizagem significativaParece não ser mais possível pensar na Educação de Jovens e Adultos sem contemplar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma área aberta à exploração para a criação de novas e efetivas situações de ensino e aprendizagem. Tendo em vista o atendimento a um público tão heterogêneo quanto o do CEEJA, em sua modalidade semipresencial, objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma proposta de elaboração de videoaulas instrucionais como organizadores prévios para uma aprendizagem mais significativa na disciplina de língua estrangeira moderna – LEM – Inglês. Essa proposta representa a inserção das TDICs, especificamente, na implementação de um ambiente digital de aprendizagem, na mediação contextual do material didático (EJA – Mundo do Trabalho), diante das dificuldades percebidas em observações em sala de aula (de um CEEJA no interior paulista) e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. Daí a pertinência de uma reflexão sobre a prática pedagógica em suas relações históricas para o desenvolvimento de novas estratégias perante as demandas e premências de um mundo em constante mudança. Assim, considerando o princípio da filosofia freireana no que concerne ao respeito dos saberes dos educandos, bem como os conceitos de Ausubel sobre aprendizagem significativa em relação àquilo que o aprendiz já sabe, dá-se ênfase à aprendizagem como processo dialógico de significação e autonomia que compreende a aquisição de um repertório de signos, na articulação de múltiplas linguagens (verbais, não verbais, audíveis), por meio de videoaulas para a constituição da consciência e autonomia do educando. Ao educador cabe o papel de mediador desse processo, com a consciência de suas ações como construtor de conhecimentos, atento às necessidades dos educandos e reflexivo sobre suas práticas pedagógicas.It seems no longer possible to think of the Youth and Adult Education without contemplating the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), an area where new teaching-learning situations can be explored to provide new and effective situations of teaching and learning. Bearing in mind the importance of assisting such a diverse audience as the students at a CEEJA, a Youth and Adult Education program in Brazil, in semi-distance learning mode, the objective of this dissertation is to develop instructional video lessons as previous organizers for a more meaningful learning of the discipline English as a foreign language, and the insertion of DICT through the implementation of a digital learning environment, on contextual mediation of learning material (EJA -Mundo do Trabalho - EJA World of Work), in face of the difficulties detected by observations in the classroom (at a CEEJA in São Paulo state) and for numerous complicating factors that students from EJA face when they resume their studies. Hence the relevance of a reflection on teaching practice in its historical relationship to the development of new strategies to meet the demands and exigencies of a world that is constantly changing. Therefore, considering the principle of Freire's philosophy regarding the respect for knowledge as well as the concepts of Ausubel about meaningful learning with respect to the learner already knows, this dissertation focuses on learning as a dialogic process of signification and autonomy, which includes the acquisition of a repertoire of signs, the articulation of multiple languages (verbal, nonverbal, audible), through video classes for the development of consciousness and autonomy of the learners. The educator’s role is being a mediator of this process, being aware of actions as a builder of knowledge, watching out the needs of learners and being reflective about their own teaching practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]2017-03-23T18:28:10Z2017-03-23T18:28:10Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14991700088260633004056091P059405757684631680000-0003-2345-1827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:10:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:49.172962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA Proposal of video classes as previous organizers for a meaninful learning in English teaching at EJA |
title |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA |
spellingShingle |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP] Educação de jovens e adultos Língua estrangeira moderna – Inglês Videoaulas Aprendizagem significativa |
title_short |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA |
title_full |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA |
title_fullStr |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA |
title_full_unstemmed |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA |
title_sort |
Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA |
author |
Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP] |
author_facet |
Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanata, Eliana Marques [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Língua estrangeira moderna – Inglês Videoaulas Aprendizagem significativa |
topic |
Educação de jovens e adultos Língua estrangeira moderna – Inglês Videoaulas Aprendizagem significativa |
description |
Parece não ser mais possível pensar na Educação de Jovens e Adultos sem contemplar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma área aberta à exploração para a criação de novas e efetivas situações de ensino e aprendizagem. Tendo em vista o atendimento a um público tão heterogêneo quanto o do CEEJA, em sua modalidade semipresencial, objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma proposta de elaboração de videoaulas instrucionais como organizadores prévios para uma aprendizagem mais significativa na disciplina de língua estrangeira moderna – LEM – Inglês. Essa proposta representa a inserção das TDICs, especificamente, na implementação de um ambiente digital de aprendizagem, na mediação contextual do material didático (EJA – Mundo do Trabalho), diante das dificuldades percebidas em observações em sala de aula (de um CEEJA no interior paulista) e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. Daí a pertinência de uma reflexão sobre a prática pedagógica em suas relações históricas para o desenvolvimento de novas estratégias perante as demandas e premências de um mundo em constante mudança. Assim, considerando o princípio da filosofia freireana no que concerne ao respeito dos saberes dos educandos, bem como os conceitos de Ausubel sobre aprendizagem significativa em relação àquilo que o aprendiz já sabe, dá-se ênfase à aprendizagem como processo dialógico de significação e autonomia que compreende a aquisição de um repertório de signos, na articulação de múltiplas linguagens (verbais, não verbais, audíveis), por meio de videoaulas para a constituição da consciência e autonomia do educando. Ao educador cabe o papel de mediador desse processo, com a consciência de suas ações como construtor de conhecimentos, atento às necessidades dos educandos e reflexivo sobre suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-23T18:28:10Z 2017-03-23T18:28:10Z 2017-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/149917 000882606 33004056091P0 5940575768463168 0000-0003-2345-1827 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/149917 |
identifier_str_mv |
000882606 33004056091P0 5940575768463168 0000-0003-2345-1827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128422764871680 |