Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149917
Resumo: Parece não ser mais possível pensar na Educação de Jovens e Adultos sem contemplar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma área aberta à exploração para a criação de novas e efetivas situações de ensino e aprendizagem. Tendo em vista o atendimento a um público tão heterogêneo quanto o do CEEJA, em sua modalidade semipresencial, objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma proposta de elaboração de videoaulas instrucionais como organizadores prévios para uma aprendizagem mais significativa na disciplina de língua estrangeira moderna – LEM – Inglês. Essa proposta representa a inserção das TDICs, especificamente, na implementação de um ambiente digital de aprendizagem, na mediação contextual do material didático (EJA – Mundo do Trabalho), diante das dificuldades percebidas em observações em sala de aula (de um CEEJA no interior paulista) e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. Daí a pertinência de uma reflexão sobre a prática pedagógica em suas relações históricas para o desenvolvimento de novas estratégias perante as demandas e premências de um mundo em constante mudança. Assim, considerando o princípio da filosofia freireana no que concerne ao respeito dos saberes dos educandos, bem como os conceitos de Ausubel sobre aprendizagem significativa em relação àquilo que o aprendiz já sabe, dá-se ênfase à aprendizagem como processo dialógico de significação e autonomia que compreende a aquisição de um repertório de signos, na articulação de múltiplas linguagens (verbais, não verbais, audíveis), por meio de videoaulas para a constituição da consciência e autonomia do educando. Ao educador cabe o papel de mediador desse processo, com a consciência de suas ações como construtor de conhecimentos, atento às necessidades dos educandos e reflexivo sobre suas práticas pedagógicas.
id UNSP_59949c8fc97eed4daf8494003c418811
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149917
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJAProposal of video classes as previous organizers for a meaninful learning in English teaching at EJAEducação de jovens e adultosLíngua estrangeira moderna – InglêsVideoaulasAprendizagem significativaParece não ser mais possível pensar na Educação de Jovens e Adultos sem contemplar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma área aberta à exploração para a criação de novas e efetivas situações de ensino e aprendizagem. Tendo em vista o atendimento a um público tão heterogêneo quanto o do CEEJA, em sua modalidade semipresencial, objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma proposta de elaboração de videoaulas instrucionais como organizadores prévios para uma aprendizagem mais significativa na disciplina de língua estrangeira moderna – LEM – Inglês. Essa proposta representa a inserção das TDICs, especificamente, na implementação de um ambiente digital de aprendizagem, na mediação contextual do material didático (EJA – Mundo do Trabalho), diante das dificuldades percebidas em observações em sala de aula (de um CEEJA no interior paulista) e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. Daí a pertinência de uma reflexão sobre a prática pedagógica em suas relações históricas para o desenvolvimento de novas estratégias perante as demandas e premências de um mundo em constante mudança. Assim, considerando o princípio da filosofia freireana no que concerne ao respeito dos saberes dos educandos, bem como os conceitos de Ausubel sobre aprendizagem significativa em relação àquilo que o aprendiz já sabe, dá-se ênfase à aprendizagem como processo dialógico de significação e autonomia que compreende a aquisição de um repertório de signos, na articulação de múltiplas linguagens (verbais, não verbais, audíveis), por meio de videoaulas para a constituição da consciência e autonomia do educando. Ao educador cabe o papel de mediador desse processo, com a consciência de suas ações como construtor de conhecimentos, atento às necessidades dos educandos e reflexivo sobre suas práticas pedagógicas.It seems no longer possible to think of the Youth and Adult Education without contemplating the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), an area where new teaching-learning situations can be explored to provide new and effective situations of teaching and learning. Bearing in mind the importance of assisting such a diverse audience as the students at a CEEJA, a Youth and Adult Education program in Brazil, in semi-distance learning mode, the objective of this dissertation is to develop instructional video lessons as previous organizers for a more meaningful learning of the discipline English as a foreign language, and the insertion of DICT through the implementation of a digital learning environment, on contextual mediation of learning material (EJA -Mundo do Trabalho - EJA World of Work), in face of the difficulties detected by observations in the classroom (at a CEEJA in São Paulo state) and for numerous complicating factors that students from EJA face when they resume their studies. Hence the relevance of a reflection on teaching practice in its historical relationship to the development of new strategies to meet the demands and exigencies of a world that is constantly changing. Therefore, considering the principle of Freire's philosophy regarding the respect for knowledge as well as the concepts of Ausubel about meaningful learning with respect to the learner already knows, this dissertation focuses on learning as a dialogic process of signification and autonomy, which includes the acquisition of a repertoire of signs, the articulation of multiple languages (verbal, nonverbal, audible), through video classes for the development of consciousness and autonomy of the learners. The educator’s role is being a mediator of this process, being aware of actions as a builder of knowledge, watching out the needs of learners and being reflective about their own teaching practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]2017-03-23T18:28:10Z2017-03-23T18:28:10Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14991700088260633004056091P059405757684631680000-0003-2345-1827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:10:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:49.172962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
Proposal of video classes as previous organizers for a meaninful learning in English teaching at EJA
title Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
spellingShingle Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]
Educação de jovens e adultos
Língua estrangeira moderna – Inglês
Videoaulas
Aprendizagem significativa
title_short Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
title_full Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
title_fullStr Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
title_full_unstemmed Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
title_sort Proposta de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA
author Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]
author_facet Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramano, Elana Simone Schiavo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Língua estrangeira moderna – Inglês
Videoaulas
Aprendizagem significativa
topic Educação de jovens e adultos
Língua estrangeira moderna – Inglês
Videoaulas
Aprendizagem significativa
description Parece não ser mais possível pensar na Educação de Jovens e Adultos sem contemplar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma área aberta à exploração para a criação de novas e efetivas situações de ensino e aprendizagem. Tendo em vista o atendimento a um público tão heterogêneo quanto o do CEEJA, em sua modalidade semipresencial, objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma proposta de elaboração de videoaulas instrucionais como organizadores prévios para uma aprendizagem mais significativa na disciplina de língua estrangeira moderna – LEM – Inglês. Essa proposta representa a inserção das TDICs, especificamente, na implementação de um ambiente digital de aprendizagem, na mediação contextual do material didático (EJA – Mundo do Trabalho), diante das dificuldades percebidas em observações em sala de aula (de um CEEJA no interior paulista) e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. Daí a pertinência de uma reflexão sobre a prática pedagógica em suas relações históricas para o desenvolvimento de novas estratégias perante as demandas e premências de um mundo em constante mudança. Assim, considerando o princípio da filosofia freireana no que concerne ao respeito dos saberes dos educandos, bem como os conceitos de Ausubel sobre aprendizagem significativa em relação àquilo que o aprendiz já sabe, dá-se ênfase à aprendizagem como processo dialógico de significação e autonomia que compreende a aquisição de um repertório de signos, na articulação de múltiplas linguagens (verbais, não verbais, audíveis), por meio de videoaulas para a constituição da consciência e autonomia do educando. Ao educador cabe o papel de mediador desse processo, com a consciência de suas ações como construtor de conhecimentos, atento às necessidades dos educandos e reflexivo sobre suas práticas pedagógicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23T18:28:10Z
2017-03-23T18:28:10Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149917
000882606
33004056091P0
5940575768463168
0000-0003-2345-1827
url http://hdl.handle.net/11449/149917
identifier_str_mv 000882606
33004056091P0
5940575768463168
0000-0003-2345-1827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128422764871680