A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Féboli, Luciano Aparecido
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Caetano, Aline de Souza [UNESP], Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP], Haga, Mario Susumo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139713
Resumo: A nossa escola considerou de interesse desenvolver projetos educacionais, visando melhorar a aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Engenharia – UNESP de Ilha Solteira. As práticas do projeto, iniciado em meados de 2007 só com uma classe da primeira série do Ensino Médio diurno, foram estendidas para toda escola, fazendo-se as necessárias adequações de acordo com a escolaridade. Os objetivos foram: capacitar professores da escola para o Projeto de Avaliação Diferenciada, com aplicação e reaplicação, intensificando a recuperação contínua através das provas; Promover estudos constantes no Horário de Trabalho Pedagógico Contínuo sobre avaliação para melhoria da aprendizagem; Estreitar o diálogo conteúdo, avaliação e recuperação, dentro de suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem; Repertoriar professores no planejamento de suas aulas objetivando a aplicação do modelo de avaliação. O trabalho foi complexo em função da cultura escolar, mas foi possível perceber a participação de professores numa prática de formação continuada, para o projeto e com o projeto, elevando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Entre outros resultados, os recentes índices oficiais de desempenho escolar, as honrosas classificações alcançadas pelos alunos em concursos e vestibulares a nível nacional nos últimos anos, refletem o acerto das propostas.
id UNSP_59cb3c278816827f8041a942af3eeb35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139713
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciadaFormaçãoAvaliaçãoMediação de aprendizagemA nossa escola considerou de interesse desenvolver projetos educacionais, visando melhorar a aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Engenharia – UNESP de Ilha Solteira. As práticas do projeto, iniciado em meados de 2007 só com uma classe da primeira série do Ensino Médio diurno, foram estendidas para toda escola, fazendo-se as necessárias adequações de acordo com a escolaridade. Os objetivos foram: capacitar professores da escola para o Projeto de Avaliação Diferenciada, com aplicação e reaplicação, intensificando a recuperação contínua através das provas; Promover estudos constantes no Horário de Trabalho Pedagógico Contínuo sobre avaliação para melhoria da aprendizagem; Estreitar o diálogo conteúdo, avaliação e recuperação, dentro de suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem; Repertoriar professores no planejamento de suas aulas objetivando a aplicação do modelo de avaliação. O trabalho foi complexo em função da cultura escolar, mas foi possível perceber a participação de professores numa prática de formação continuada, para o projeto e com o projeto, elevando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Entre outros resultados, os recentes índices oficiais de desempenho escolar, as honrosas classificações alcançadas pelos alunos em concursos e vestibulares a nível nacional nos últimos anos, refletem o acerto das propostas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FE), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Féboli, Luciano AparecidoCaetano, Aline de Souza [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]2016-06-28T17:31:24Z2016-06-28T17:31:24Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6209-6217application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6209-62179708-2011http://hdl.handle.net/11449/139713ISSN2236-9708-2011-6209-6217.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T15:33:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139713Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:55:59.692067Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
title A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
spellingShingle A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
Féboli, Luciano Aparecido
Formação
Avaliação
Mediação de aprendizagem
title_short A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
title_full A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
title_fullStr A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
title_full_unstemmed A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
title_sort A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
author Féboli, Luciano Aparecido
author_facet Féboli, Luciano Aparecido
Caetano, Aline de Souza [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
author_role author
author2 Caetano, Aline de Souza [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Féboli, Luciano Aparecido
Caetano, Aline de Souza [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Avaliação
Mediação de aprendizagem
topic Formação
Avaliação
Mediação de aprendizagem
description A nossa escola considerou de interesse desenvolver projetos educacionais, visando melhorar a aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Engenharia – UNESP de Ilha Solteira. As práticas do projeto, iniciado em meados de 2007 só com uma classe da primeira série do Ensino Médio diurno, foram estendidas para toda escola, fazendo-se as necessárias adequações de acordo com a escolaridade. Os objetivos foram: capacitar professores da escola para o Projeto de Avaliação Diferenciada, com aplicação e reaplicação, intensificando a recuperação contínua através das provas; Promover estudos constantes no Horário de Trabalho Pedagógico Contínuo sobre avaliação para melhoria da aprendizagem; Estreitar o diálogo conteúdo, avaliação e recuperação, dentro de suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem; Repertoriar professores no planejamento de suas aulas objetivando a aplicação do modelo de avaliação. O trabalho foi complexo em função da cultura escolar, mas foi possível perceber a participação de professores numa prática de formação continuada, para o projeto e com o projeto, elevando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Entre outros resultados, os recentes índices oficiais de desempenho escolar, as honrosas classificações alcançadas pelos alunos em concursos e vestibulares a nível nacional nos últimos anos, refletem o acerto das propostas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:24Z
2016-06-28T17:31:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6209-6217
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139713
ISSN2236-9708-2011-6209-6217.pdf
3832034837641381
3558054469670536
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139713
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6209-6217
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-6209-6217.pdf
3832034837641381
3558054469670536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6209-6217
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129565262872576