A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139713 |
Resumo: | A nossa escola considerou de interesse desenvolver projetos educacionais, visando melhorar a aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Engenharia – UNESP de Ilha Solteira. As práticas do projeto, iniciado em meados de 2007 só com uma classe da primeira série do Ensino Médio diurno, foram estendidas para toda escola, fazendo-se as necessárias adequações de acordo com a escolaridade. Os objetivos foram: capacitar professores da escola para o Projeto de Avaliação Diferenciada, com aplicação e reaplicação, intensificando a recuperação contínua através das provas; Promover estudos constantes no Horário de Trabalho Pedagógico Contínuo sobre avaliação para melhoria da aprendizagem; Estreitar o diálogo conteúdo, avaliação e recuperação, dentro de suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem; Repertoriar professores no planejamento de suas aulas objetivando a aplicação do modelo de avaliação. O trabalho foi complexo em função da cultura escolar, mas foi possível perceber a participação de professores numa prática de formação continuada, para o projeto e com o projeto, elevando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Entre outros resultados, os recentes índices oficiais de desempenho escolar, as honrosas classificações alcançadas pelos alunos em concursos e vestibulares a nível nacional nos últimos anos, refletem o acerto das propostas. |
id |
UNSP_59cb3c278816827f8041a942af3eeb35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139713 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciadaFormaçãoAvaliaçãoMediação de aprendizagemA nossa escola considerou de interesse desenvolver projetos educacionais, visando melhorar a aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Engenharia – UNESP de Ilha Solteira. As práticas do projeto, iniciado em meados de 2007 só com uma classe da primeira série do Ensino Médio diurno, foram estendidas para toda escola, fazendo-se as necessárias adequações de acordo com a escolaridade. Os objetivos foram: capacitar professores da escola para o Projeto de Avaliação Diferenciada, com aplicação e reaplicação, intensificando a recuperação contínua através das provas; Promover estudos constantes no Horário de Trabalho Pedagógico Contínuo sobre avaliação para melhoria da aprendizagem; Estreitar o diálogo conteúdo, avaliação e recuperação, dentro de suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem; Repertoriar professores no planejamento de suas aulas objetivando a aplicação do modelo de avaliação. O trabalho foi complexo em função da cultura escolar, mas foi possível perceber a participação de professores numa prática de formação continuada, para o projeto e com o projeto, elevando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Entre outros resultados, os recentes índices oficiais de desempenho escolar, as honrosas classificações alcançadas pelos alunos em concursos e vestibulares a nível nacional nos últimos anos, refletem o acerto das propostas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FE), Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Féboli, Luciano AparecidoCaetano, Aline de Souza [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]2016-06-28T17:31:24Z2016-06-28T17:31:24Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6209-6217application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6209-62179708-2011http://hdl.handle.net/11449/139713ISSN2236-9708-2011-6209-6217.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T15:33:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139713Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:55:59.692067Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
title |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
spellingShingle |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada Féboli, Luciano Aparecido Formação Avaliação Mediação de aprendizagem |
title_short |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
title_full |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
title_fullStr |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
title_full_unstemmed |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
title_sort |
A formação de professores “para” e “com” o projeto de avaliação diferenciada |
author |
Féboli, Luciano Aparecido |
author_facet |
Féboli, Luciano Aparecido Caetano, Aline de Souza [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Aline de Souza [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Féboli, Luciano Aparecido Caetano, Aline de Souza [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Avaliação Mediação de aprendizagem |
topic |
Formação Avaliação Mediação de aprendizagem |
description |
A nossa escola considerou de interesse desenvolver projetos educacionais, visando melhorar a aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Engenharia – UNESP de Ilha Solteira. As práticas do projeto, iniciado em meados de 2007 só com uma classe da primeira série do Ensino Médio diurno, foram estendidas para toda escola, fazendo-se as necessárias adequações de acordo com a escolaridade. Os objetivos foram: capacitar professores da escola para o Projeto de Avaliação Diferenciada, com aplicação e reaplicação, intensificando a recuperação contínua através das provas; Promover estudos constantes no Horário de Trabalho Pedagógico Contínuo sobre avaliação para melhoria da aprendizagem; Estreitar o diálogo conteúdo, avaliação e recuperação, dentro de suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem; Repertoriar professores no planejamento de suas aulas objetivando a aplicação do modelo de avaliação. O trabalho foi complexo em função da cultura escolar, mas foi possível perceber a participação de professores numa prática de formação continuada, para o projeto e com o projeto, elevando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Entre outros resultados, os recentes índices oficiais de desempenho escolar, as honrosas classificações alcançadas pelos alunos em concursos e vestibulares a nível nacional nos últimos anos, refletem o acerto das propostas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:24Z 2016-06-28T17:31:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6209-6217 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139713 ISSN2236-9708-2011-6209-6217.pdf 3832034837641381 3558054469670536 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139713 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6209-6217 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6209-6217.pdf 3832034837641381 3558054469670536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6209-6217 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129565262872576 |