A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haga, Mario Susumo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Caetano, Aline de S. [UNESP], Achcar, Karina [UNESP], Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139764
Resumo: Com a preocupação de não descaracterizar a avaliação escolar, enquanto um processo histórico e indissociável da educação formal, a pesquisa para estudar o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem constituiu dados bastante reveladores. A adesão dos alunos ao projeto foi voluntária, preservando-se o direito a eles de optarem pela avaliação tradicional. Dos 47 alunos matriculados, 35 aderiram ao projeto, formando 7 grupos constituídos por coordenadores voluntários. Na proposta pesquisada, entre muitas outras regras pertinentes, destaca-se o rigor da obrigatoriedade de freqüência 100%. A contrapartida foi uma possível vantagem na computação da sua nota final a partir das notas da aplicação e da reaplicação. Num total de 3, cada prova foi elaborada com 25 questões de forma abrangente ao conteúdo, cabendo 5 questões para cada aluno resolver nas aplicações e nas reaplicações. Após cada aplicação, eles receberam cópias xerografadas das provas resolvidas sem correções e sem gabarito. Para cada prova de reaplicação foi repetida uma única questão da própria aplicação, completando a mesma com mais 4 das outras 4 provas, exigindo esforços coletivos e individuais na prática de feedback a partir das questões resolvidas certas ou erradas, as 25 questões sem exceção. A mediação da aprendizagem pelo próprio processo de avaliação foi notória, com menos intervenção do professor, com maior autonomia dos alunos, em estudo aberto antes da aplicação e de estudos dirigidos para a reaplicação. A prova deixou de ser mero material para arquivo morto. Para alunos do Ensino Médio a proposta está sendo pesquisada em uma escola pública da ROE.
id UNSP_fd7600106bf7b7122b5660202dc3e732
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139764
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagemAvaliaçãoMediaçãoAprendizagemCom a preocupação de não descaracterizar a avaliação escolar, enquanto um processo histórico e indissociável da educação formal, a pesquisa para estudar o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem constituiu dados bastante reveladores. A adesão dos alunos ao projeto foi voluntária, preservando-se o direito a eles de optarem pela avaliação tradicional. Dos 47 alunos matriculados, 35 aderiram ao projeto, formando 7 grupos constituídos por coordenadores voluntários. Na proposta pesquisada, entre muitas outras regras pertinentes, destaca-se o rigor da obrigatoriedade de freqüência 100%. A contrapartida foi uma possível vantagem na computação da sua nota final a partir das notas da aplicação e da reaplicação. Num total de 3, cada prova foi elaborada com 25 questões de forma abrangente ao conteúdo, cabendo 5 questões para cada aluno resolver nas aplicações e nas reaplicações. Após cada aplicação, eles receberam cópias xerografadas das provas resolvidas sem correções e sem gabarito. Para cada prova de reaplicação foi repetida uma única questão da própria aplicação, completando a mesma com mais 4 das outras 4 provas, exigindo esforços coletivos e individuais na prática de feedback a partir das questões resolvidas certas ou erradas, as 25 questões sem exceção. A mediação da aprendizagem pelo próprio processo de avaliação foi notória, com menos intervenção do professor, com maior autonomia dos alunos, em estudo aberto antes da aplicação e de estudos dirigidos para a reaplicação. A prova deixou de ser mero material para arquivo morto. Para alunos do Ensino Médio a proposta está sendo pesquisada em uma escola pública da ROE.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista, Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Haga, Mario SusumoCaetano, Aline de S. [UNESP]Achcar, Karina [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]2016-06-28T17:31:37Z2016-06-28T17:31:37Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5585-5597application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5585-55972175-7054http://hdl.handle.net/11449/139764ISSN2175-7054-2009-5585-5597.pdf35580544696705363832034837641381porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:29:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:29:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
title A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
spellingShingle A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
Haga, Mario Susumo
Avaliação
Mediação
Aprendizagem
title_short A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
title_full A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
title_fullStr A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
title_full_unstemmed A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
title_sort A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
author Haga, Mario Susumo
author_facet Haga, Mario Susumo
Caetano, Aline de S. [UNESP]
Achcar, Karina [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
author_role author
author2 Caetano, Aline de S. [UNESP]
Achcar, Karina [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Haga, Mario Susumo
Caetano, Aline de S. [UNESP]
Achcar, Karina [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Mediação
Aprendizagem
topic Avaliação
Mediação
Aprendizagem
description Com a preocupação de não descaracterizar a avaliação escolar, enquanto um processo histórico e indissociável da educação formal, a pesquisa para estudar o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem constituiu dados bastante reveladores. A adesão dos alunos ao projeto foi voluntária, preservando-se o direito a eles de optarem pela avaliação tradicional. Dos 47 alunos matriculados, 35 aderiram ao projeto, formando 7 grupos constituídos por coordenadores voluntários. Na proposta pesquisada, entre muitas outras regras pertinentes, destaca-se o rigor da obrigatoriedade de freqüência 100%. A contrapartida foi uma possível vantagem na computação da sua nota final a partir das notas da aplicação e da reaplicação. Num total de 3, cada prova foi elaborada com 25 questões de forma abrangente ao conteúdo, cabendo 5 questões para cada aluno resolver nas aplicações e nas reaplicações. Após cada aplicação, eles receberam cópias xerografadas das provas resolvidas sem correções e sem gabarito. Para cada prova de reaplicação foi repetida uma única questão da própria aplicação, completando a mesma com mais 4 das outras 4 provas, exigindo esforços coletivos e individuais na prática de feedback a partir das questões resolvidas certas ou erradas, as 25 questões sem exceção. A mediação da aprendizagem pelo próprio processo de avaliação foi notória, com menos intervenção do professor, com maior autonomia dos alunos, em estudo aberto antes da aplicação e de estudos dirigidos para a reaplicação. A prova deixou de ser mero material para arquivo morto. Para alunos do Ensino Médio a proposta está sendo pesquisada em uma escola pública da ROE.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-06-28T17:31:37Z
2016-06-28T17:31:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5585-5597
2175-7054
http://hdl.handle.net/11449/139764
ISSN2175-7054-2009-5585-5597.pdf
3558054469670536
3832034837641381
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139764
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5585-5597
2175-7054
ISSN2175-7054-2009-5585-5597.pdf
3558054469670536
3832034837641381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5585-5597
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965650648563712