A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139764 |
Resumo: | Com a preocupação de não descaracterizar a avaliação escolar, enquanto um processo histórico e indissociável da educação formal, a pesquisa para estudar o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem constituiu dados bastante reveladores. A adesão dos alunos ao projeto foi voluntária, preservando-se o direito a eles de optarem pela avaliação tradicional. Dos 47 alunos matriculados, 35 aderiram ao projeto, formando 7 grupos constituídos por coordenadores voluntários. Na proposta pesquisada, entre muitas outras regras pertinentes, destaca-se o rigor da obrigatoriedade de freqüência 100%. A contrapartida foi uma possível vantagem na computação da sua nota final a partir das notas da aplicação e da reaplicação. Num total de 3, cada prova foi elaborada com 25 questões de forma abrangente ao conteúdo, cabendo 5 questões para cada aluno resolver nas aplicações e nas reaplicações. Após cada aplicação, eles receberam cópias xerografadas das provas resolvidas sem correções e sem gabarito. Para cada prova de reaplicação foi repetida uma única questão da própria aplicação, completando a mesma com mais 4 das outras 4 provas, exigindo esforços coletivos e individuais na prática de feedback a partir das questões resolvidas certas ou erradas, as 25 questões sem exceção. A mediação da aprendizagem pelo próprio processo de avaliação foi notória, com menos intervenção do professor, com maior autonomia dos alunos, em estudo aberto antes da aplicação e de estudos dirigidos para a reaplicação. A prova deixou de ser mero material para arquivo morto. Para alunos do Ensino Médio a proposta está sendo pesquisada em uma escola pública da ROE. |
id |
UNSP_fd7600106bf7b7122b5660202dc3e732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139764 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagemAvaliaçãoMediaçãoAprendizagemCom a preocupação de não descaracterizar a avaliação escolar, enquanto um processo histórico e indissociável da educação formal, a pesquisa para estudar o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem constituiu dados bastante reveladores. A adesão dos alunos ao projeto foi voluntária, preservando-se o direito a eles de optarem pela avaliação tradicional. Dos 47 alunos matriculados, 35 aderiram ao projeto, formando 7 grupos constituídos por coordenadores voluntários. Na proposta pesquisada, entre muitas outras regras pertinentes, destaca-se o rigor da obrigatoriedade de freqüência 100%. A contrapartida foi uma possível vantagem na computação da sua nota final a partir das notas da aplicação e da reaplicação. Num total de 3, cada prova foi elaborada com 25 questões de forma abrangente ao conteúdo, cabendo 5 questões para cada aluno resolver nas aplicações e nas reaplicações. Após cada aplicação, eles receberam cópias xerografadas das provas resolvidas sem correções e sem gabarito. Para cada prova de reaplicação foi repetida uma única questão da própria aplicação, completando a mesma com mais 4 das outras 4 provas, exigindo esforços coletivos e individuais na prática de feedback a partir das questões resolvidas certas ou erradas, as 25 questões sem exceção. A mediação da aprendizagem pelo próprio processo de avaliação foi notória, com menos intervenção do professor, com maior autonomia dos alunos, em estudo aberto antes da aplicação e de estudos dirigidos para a reaplicação. A prova deixou de ser mero material para arquivo morto. Para alunos do Ensino Médio a proposta está sendo pesquisada em uma escola pública da ROE.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista, Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Haga, Mario SusumoCaetano, Aline de S. [UNESP]Achcar, Karina [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]2016-06-28T17:31:37Z2016-06-28T17:31:37Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5585-5597application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5585-55972175-7054http://hdl.handle.net/11449/139764ISSN2175-7054-2009-5585-5597.pdf35580544696705363832034837641381porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:18:32.812074Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
title |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
spellingShingle |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem Haga, Mario Susumo Avaliação Mediação Aprendizagem |
title_short |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
title_full |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
title_fullStr |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
title_sort |
A avaliação e o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem |
author |
Haga, Mario Susumo |
author_facet |
Haga, Mario Susumo Caetano, Aline de S. [UNESP] Achcar, Karina [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Aline de S. [UNESP] Achcar, Karina [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haga, Mario Susumo Caetano, Aline de S. [UNESP] Achcar, Karina [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Mediação Aprendizagem |
topic |
Avaliação Mediação Aprendizagem |
description |
Com a preocupação de não descaracterizar a avaliação escolar, enquanto um processo histórico e indissociável da educação formal, a pesquisa para estudar o seu potencial pedagógico para a mediação da aprendizagem constituiu dados bastante reveladores. A adesão dos alunos ao projeto foi voluntária, preservando-se o direito a eles de optarem pela avaliação tradicional. Dos 47 alunos matriculados, 35 aderiram ao projeto, formando 7 grupos constituídos por coordenadores voluntários. Na proposta pesquisada, entre muitas outras regras pertinentes, destaca-se o rigor da obrigatoriedade de freqüência 100%. A contrapartida foi uma possível vantagem na computação da sua nota final a partir das notas da aplicação e da reaplicação. Num total de 3, cada prova foi elaborada com 25 questões de forma abrangente ao conteúdo, cabendo 5 questões para cada aluno resolver nas aplicações e nas reaplicações. Após cada aplicação, eles receberam cópias xerografadas das provas resolvidas sem correções e sem gabarito. Para cada prova de reaplicação foi repetida uma única questão da própria aplicação, completando a mesma com mais 4 das outras 4 provas, exigindo esforços coletivos e individuais na prática de feedback a partir das questões resolvidas certas ou erradas, as 25 questões sem exceção. A mediação da aprendizagem pelo próprio processo de avaliação foi notória, com menos intervenção do professor, com maior autonomia dos alunos, em estudo aberto antes da aplicação e de estudos dirigidos para a reaplicação. A prova deixou de ser mero material para arquivo morto. Para alunos do Ensino Médio a proposta está sendo pesquisada em uma escola pública da ROE. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-06-28T17:31:37Z 2016-06-28T17:31:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5585-5597 2175-7054 http://hdl.handle.net/11449/139764 ISSN2175-7054-2009-5585-5597.pdf 3558054469670536 3832034837641381 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139764 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5585-5597 2175-7054 ISSN2175-7054-2009-5585-5597.pdf 3558054469670536 3832034837641381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5585-5597 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129505480409088 |