Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Thatiana Brochini de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250400
Resumo: Tendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada.
id UNSP_5a05357665102f013f77e9f51ebf1af9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dança no encontro entre a educação e a saúde coletivaDance at the meeting between education and collective healthEducaçãoDançaDança na escolaPráticas corporaisSaúde coletivaInfânciaEducationDanceSchool danceBodily practicesCommunity healthChild healthTendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada.Bearing in mind that dance is a mandatory curricular component in the National Common Curricular Base, I research on dance as a body practice within the school environment and its encounters with public health, mainly within its health promotion bias, in order to create a field of discussions about the potential of dance in mobilizing an expanded notion of health in the school context. For this purpose, I develop a bibliographic research in order to outline in this work the delimitation of the concepts of dance, school dance, body practices, collective health, health promotion and expanded health. From the analysis and interpretation of the texts found, we can perceive the need to distinguish dance in school from dance for school, as this is the only way to highlight the educational and pedagogical function attributed to dance content in the school context. It is in the midst of this educational and pedagogical function that the connection between dance, expressiveness and language stands out and the composition of a fertile, and still little explored, field of discussions about promoting students' autonomy and freedom is highlighted, aspects those who talk widely with the expanded health notion explained here.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sá, Thatiana Brochini de2023-08-22T16:40:50Z2023-08-22T16:40:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:03:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:28.044941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
Dance at the meeting between education and collective health
title Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
spellingShingle Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
Sá, Thatiana Brochini de
Educação
Dança
Dança na escola
Práticas corporais
Saúde coletiva
Infância
Education
Dance
School dance
Bodily practices
Community health
Child health
title_short Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
title_full Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
title_fullStr Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
title_full_unstemmed Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
title_sort Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
author Sá, Thatiana Brochini de
author_facet Sá, Thatiana Brochini de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Flávio Soares [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Thatiana Brochini de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dança
Dança na escola
Práticas corporais
Saúde coletiva
Infância
Education
Dance
School dance
Bodily practices
Community health
Child health
topic Educação
Dança
Dança na escola
Práticas corporais
Saúde coletiva
Infância
Education
Dance
School dance
Bodily practices
Community health
Child health
description Tendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-22T16:40:50Z
2023-08-22T16:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250400
url http://hdl.handle.net/11449/250400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128345030787072