Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250400 |
Resumo: | Tendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada. |
id |
UNSP_5a05357665102f013f77e9f51ebf1af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250400 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletivaDance at the meeting between education and collective healthEducaçãoDançaDança na escolaPráticas corporaisSaúde coletivaInfânciaEducationDanceSchool danceBodily practicesCommunity healthChild healthTendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada.Bearing in mind that dance is a mandatory curricular component in the National Common Curricular Base, I research on dance as a body practice within the school environment and its encounters with public health, mainly within its health promotion bias, in order to create a field of discussions about the potential of dance in mobilizing an expanded notion of health in the school context. For this purpose, I develop a bibliographic research in order to outline in this work the delimitation of the concepts of dance, school dance, body practices, collective health, health promotion and expanded health. From the analysis and interpretation of the texts found, we can perceive the need to distinguish dance in school from dance for school, as this is the only way to highlight the educational and pedagogical function attributed to dance content in the school context. It is in the midst of this educational and pedagogical function that the connection between dance, expressiveness and language stands out and the composition of a fertile, and still little explored, field of discussions about promoting students' autonomy and freedom is highlighted, aspects those who talk widely with the expanded health notion explained here.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sá, Thatiana Brochini de2023-08-22T16:40:50Z2023-08-22T16:40:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:03:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:28.044941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva Dance at the meeting between education and collective health |
title |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva |
spellingShingle |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva Sá, Thatiana Brochini de Educação Dança Dança na escola Práticas corporais Saúde coletiva Infância Education Dance School dance Bodily practices Community health Child health |
title_short |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva |
title_full |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva |
title_fullStr |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva |
title_full_unstemmed |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva |
title_sort |
Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva |
author |
Sá, Thatiana Brochini de |
author_facet |
Sá, Thatiana Brochini de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Flávio Soares [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Thatiana Brochini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Dança Dança na escola Práticas corporais Saúde coletiva Infância Education Dance School dance Bodily practices Community health Child health |
topic |
Educação Dança Dança na escola Práticas corporais Saúde coletiva Infância Education Dance School dance Bodily practices Community health Child health |
description |
Tendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-08-22T16:40:50Z 2023-08-22T16:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250400 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128345030787072 |