A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvana Claudia [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91097
Resumo: Neste trabalho investigo como se dá a produção matemática de alunos-professores em um curso de extensão universitária à distância sobre Tendências em Educação Matemática. As interações entre os participantes aconteceram, em geral, por meio de encontros semanais síncronos e a distância, nos quais eram discutidas questões relacionadas a algumas das tendências em Educação Matemática e sobre o desenvolvimento de atividades de geometria euclidiana espacial, sendo que este último tema consiste no foco de estudo desta pesquisa. Para as construções geométricas sugeri o uso do software gratuito Wingeom, contudo, outros recursos como materiais manipulativos, bem como diferentes estratégias de resolução foram observadas. Essa dinâmica evidenciou a coordenação de diferentes mídias durante o processo investigativo, que exigiu dos participantes grande envolvimento e empatia para melhor compreender a explicação apresentada durante a discussão no chat. A sala de batepapo do TelEduc, ambiente utilizado, apresentou algumas limitações com relação à troca do fazer matemática, contudo, isso não impediu que a discussão acontecesse e que a produção matemática se consolidasse de um modo muito particular. Analisei os dados baseando-me no construto teórico seres-humanos-com-mídias de Borba e Villarreal (2005) e nas idéias de Lévy (1993, 1999, 2003) no que se refere ao pensamento coletivo e à inteligência coletiva. Os resultados obtidos indicaram que as mídias (lápis e papel, materiais manipulativos, Wingeom, Internet e suas diferentes interfaces) em um ambiente virtual de aprendizagem, condicionaram a forma que os participantes discutiram as conjecturas formuladas durante as construções geométricas e transformaram a produção matemática.
id UNSP_5a33333dd2e597900c6110c5745cefa6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91097
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacialMatemática - Estudo e ensinoCiberespaçoEnsino a distânciaEducação matemáticaGeometria euclidiana espacialMathematics EducationDistance EducationSpatial Euclidean GeometryInformation and Communication TechnologiesNeste trabalho investigo como se dá a produção matemática de alunos-professores em um curso de extensão universitária à distância sobre Tendências em Educação Matemática. As interações entre os participantes aconteceram, em geral, por meio de encontros semanais síncronos e a distância, nos quais eram discutidas questões relacionadas a algumas das tendências em Educação Matemática e sobre o desenvolvimento de atividades de geometria euclidiana espacial, sendo que este último tema consiste no foco de estudo desta pesquisa. Para as construções geométricas sugeri o uso do software gratuito Wingeom, contudo, outros recursos como materiais manipulativos, bem como diferentes estratégias de resolução foram observadas. Essa dinâmica evidenciou a coordenação de diferentes mídias durante o processo investigativo, que exigiu dos participantes grande envolvimento e empatia para melhor compreender a explicação apresentada durante a discussão no chat. A sala de batepapo do TelEduc, ambiente utilizado, apresentou algumas limitações com relação à troca do fazer matemática, contudo, isso não impediu que a discussão acontecesse e que a produção matemática se consolidasse de um modo muito particular. Analisei os dados baseando-me no construto teórico seres-humanos-com-mídias de Borba e Villarreal (2005) e nas idéias de Lévy (1993, 1999, 2003) no que se refere ao pensamento coletivo e à inteligência coletiva. Os resultados obtidos indicaram que as mídias (lápis e papel, materiais manipulativos, Wingeom, Internet e suas diferentes interfaces) em um ambiente virtual de aprendizagem, condicionaram a forma que os participantes discutiram as conjecturas formuladas durante as construções geométricas e transformaram a produção matemática.In this study, I investigate how teacher-students produce mathematics in a university extension distance course entitled Trends in Mathematics Education . The interactions between participants generally occurred in weekly synchronous on-line sessions in which issues were discussed related to some of the current trends in mathematics as well as development of spatial Euclidean geometry, the latter being the focus of this study. I suggested the use of the free software Wingeom for the geometrical constructions, but other resources, such as manipulatives, as well as different strategies for problem solving were observed. This dynamic showed evidence of the coordination of different media during the inquiry process, which demanded considerable involvement and empathy on the part of the participants to better understand the explanation presented during the on-line chat discussions. The chat room of TelEuc, the environment used, presented some limitations with respect to the exchange of mathematical activity; nevertheless, this did not impede the discussion nor prevent the mathematical production from consolidating in a very specific way. I based the data analysis on Borba and Villarreal s (2005) theoretical construct humans-with-media and the ideas of Lévy (1993, 1999, 2003) regarding collective thinking and collective intelligence. The results suggest that the different media (paper-and-pencil, manipulatives, Wingeom, and the Internet with its various interfaces) in a virtual learning environment conditioned the way the participants discussed the conjectures formulated during the geometric constructions and transformed the production of mathematics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Silvana Claudia [UNESP]2014-06-11T19:24:53Z2014-06-11T19:24:53Z2006-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f. : il.application/pdfSANTOS, Silvana Claudia. A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. 2006. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91097000482229santos_sc_me_rcla.pdf33004137031P74055717099002218Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:15:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:15:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
title A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
spellingShingle A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
Santos, Silvana Claudia [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ciberespaço
Ensino a distância
Educação matemática
Geometria euclidiana espacial
Mathematics Education
Distance Education
Spatial Euclidean Geometry
Information and Communication Technologies
title_short A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
title_full A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
title_fullStr A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
title_full_unstemmed A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
title_sort A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial
author Santos, Silvana Claudia [UNESP]
author_facet Santos, Silvana Claudia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvana Claudia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ciberespaço
Ensino a distância
Educação matemática
Geometria euclidiana espacial
Mathematics Education
Distance Education
Spatial Euclidean Geometry
Information and Communication Technologies
topic Matemática - Estudo e ensino
Ciberespaço
Ensino a distância
Educação matemática
Geometria euclidiana espacial
Mathematics Education
Distance Education
Spatial Euclidean Geometry
Information and Communication Technologies
description Neste trabalho investigo como se dá a produção matemática de alunos-professores em um curso de extensão universitária à distância sobre Tendências em Educação Matemática. As interações entre os participantes aconteceram, em geral, por meio de encontros semanais síncronos e a distância, nos quais eram discutidas questões relacionadas a algumas das tendências em Educação Matemática e sobre o desenvolvimento de atividades de geometria euclidiana espacial, sendo que este último tema consiste no foco de estudo desta pesquisa. Para as construções geométricas sugeri o uso do software gratuito Wingeom, contudo, outros recursos como materiais manipulativos, bem como diferentes estratégias de resolução foram observadas. Essa dinâmica evidenciou a coordenação de diferentes mídias durante o processo investigativo, que exigiu dos participantes grande envolvimento e empatia para melhor compreender a explicação apresentada durante a discussão no chat. A sala de batepapo do TelEduc, ambiente utilizado, apresentou algumas limitações com relação à troca do fazer matemática, contudo, isso não impediu que a discussão acontecesse e que a produção matemática se consolidasse de um modo muito particular. Analisei os dados baseando-me no construto teórico seres-humanos-com-mídias de Borba e Villarreal (2005) e nas idéias de Lévy (1993, 1999, 2003) no que se refere ao pensamento coletivo e à inteligência coletiva. Os resultados obtidos indicaram que as mídias (lápis e papel, materiais manipulativos, Wingeom, Internet e suas diferentes interfaces) em um ambiente virtual de aprendizagem, condicionaram a forma que os participantes discutiram as conjecturas formuladas durante as construções geométricas e transformaram a produção matemática.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-12
2014-06-11T19:24:53Z
2014-06-11T19:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Silvana Claudia. A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. 2006. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91097
000482229
santos_sc_me_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
identifier_str_mv SANTOS, Silvana Claudia. A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. 2006. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000482229
santos_sc_me_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
url http://hdl.handle.net/11449/91097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046418546425856