Relações entre lazer e educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239680 |
Resumo: | A Educação Física escolar ensina a Cultura Corporal de Movimento e utiliza das práticas corporais como conteúdo da Educação Básica, dentre elas estão: Danças, Lutas, Ginásticas, Esportes, Práticas corporais de Aventura e Jogos e Brincadeiras. Um dos objetivos da Educação Física Escolar é inserir os alunos nessas práticas, oferecendo uma experiência teórica, prática e reflexiva sobre a própria ação para que os alunos tenham condição de criar e recriar os conteúdos vivenciados, ou seja, dar condição para que os estudantes tenham capacidade de usufruírem das práticas corporais dentro dos seus contextos, dentre eles os de lazer, durante a vida escolar e posteriormente por toda vida. Essas práticas fazem parte do contexto de lazer, mas é necessário que os alunos saibam como utilizá-las de maneira autônoma. Para isso, essa pesquisa procurou investigar nos principais periódicos da Educação Física, por meio de uma revisão do tipo “Estado da Arte”, as relações entre Lazer e Educação Física Escolar propostas nos estudos acadêmicos. Para a realização do mesmo, optou-se pelo método misto, composto pela pesquisa quantitativa e qualitativa. Na dimensão quantitativa realizou-se um levantamento da produção científica em periódicos nacionais entre os anos de 2008 à 2017. A dimensão qualitativa se referenciou na análise do conteúdo dos artigos encontrados que abordavam tanto o lazer quanto a EFE. Os resultados indicam 12 trabalhos encontrados que abordam o lazer e a EFE. Os principais resultados revelam: a importância da educação para o lazer, para um aproveitamento das práticas corporais tanto por meio da vivencia quanto no consumo; o trabalho com diferentes práticas para aumentar o repertório cultural dos estudantes, na busca por formar cidadãos que vão criar e recriar as práticas corporais, inclusive reivindicá-las para o poder público se necessário. Além disso, podemos usar da ludicidade para facilitar a aprendizagem nas aulas de EFE, porém sempre tomando cuidados para as aulas de EFE não se transformarem simplesmente um “espaço de lazer”. |
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Relações entre lazer e educação física escolarRelations between leisure and early childhood educationLazerEducação física escolarEducação para o lazerPráticas corporaisLeisurePhysical education at schoolCorporal practicesEducation for leisureA Educação Física escolar ensina a Cultura Corporal de Movimento e utiliza das práticas corporais como conteúdo da Educação Básica, dentre elas estão: Danças, Lutas, Ginásticas, Esportes, Práticas corporais de Aventura e Jogos e Brincadeiras. Um dos objetivos da Educação Física Escolar é inserir os alunos nessas práticas, oferecendo uma experiência teórica, prática e reflexiva sobre a própria ação para que os alunos tenham condição de criar e recriar os conteúdos vivenciados, ou seja, dar condição para que os estudantes tenham capacidade de usufruírem das práticas corporais dentro dos seus contextos, dentre eles os de lazer, durante a vida escolar e posteriormente por toda vida. Essas práticas fazem parte do contexto de lazer, mas é necessário que os alunos saibam como utilizá-las de maneira autônoma. Para isso, essa pesquisa procurou investigar nos principais periódicos da Educação Física, por meio de uma revisão do tipo “Estado da Arte”, as relações entre Lazer e Educação Física Escolar propostas nos estudos acadêmicos. Para a realização do mesmo, optou-se pelo método misto, composto pela pesquisa quantitativa e qualitativa. Na dimensão quantitativa realizou-se um levantamento da produção científica em periódicos nacionais entre os anos de 2008 à 2017. A dimensão qualitativa se referenciou na análise do conteúdo dos artigos encontrados que abordavam tanto o lazer quanto a EFE. Os resultados indicam 12 trabalhos encontrados que abordam o lazer e a EFE. Os principais resultados revelam: a importância da educação para o lazer, para um aproveitamento das práticas corporais tanto por meio da vivencia quanto no consumo; o trabalho com diferentes práticas para aumentar o repertório cultural dos estudantes, na busca por formar cidadãos que vão criar e recriar as práticas corporais, inclusive reivindicá-las para o poder público se necessário. Além disso, podemos usar da ludicidade para facilitar a aprendizagem nas aulas de EFE, porém sempre tomando cuidados para as aulas de EFE não se transformarem simplesmente um “espaço de lazer”.Physical Education at school teaches a Movement Body Culture and uses corporal practices as a Basic Education content, among them: Dances, Fights, Gymnastics, Sports, corporal practices of adventure and children's games and plays. One of the Physical Education at school goals is to insert the students in these practices, offering an theoretical, practical, and reflective experience about their own action so the students can have condition to create and recreate the experienced content. In other words, give them condition so they can have the capacity to enjoy the corporal practices inside their own environment. Including leisure, during school life and later their entire lives. These practices are part of their leisure environment, but it is necessary that the students know how to use them by themselves. To this end, this research investigated in the main Physical Education articles, through a review of "stateof-the-art" type, the relations between Leisure and Physical Education presented in the academic studies. For the actual execution, mixed method was used, compound by both the quantitative and qualitative points of view. On the quantitative perspective, a survey on scientific production in national articles from 2008 to 2017 was carried. On the qualitative perspective, it was based on the articles which the content approached both leisure and Physical Education at school. The results found 12 studies approaching both leisure and Physical Education at school. The main results reveal: the importance of education for leisure, for a better utilization of corporal practices both through experience and consumption; working with different practices to increase the student's cultural repertoire, seeking to educate citizens to create and recreate corporal practices, including to claim them to public authority if necessary. Furthermore, we can use playfulness to facilitate the learning in Physical Education classes. However, always being aware that classes can not simply become a "space for leisure".Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Camilo de Freitas2023-02-23T17:27:38Z2023-02-23T17:27:38Z2022-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:12:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239680Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:23:16.007144Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Educação Física escolar ensina a Cultura Corporal de Movimento e utiliza das práticas corporais como conteúdo da Educação Básica, dentre elas estão: Danças, Lutas, Ginásticas, Esportes, Práticas corporais de Aventura e Jogos e Brincadeiras. Um dos objetivos da Educação Física Escolar é inserir os alunos nessas práticas, oferecendo uma experiência teórica, prática e reflexiva sobre a própria ação para que os alunos tenham condição de criar e recriar os conteúdos vivenciados, ou seja, dar condição para que os estudantes tenham capacidade de usufruírem das práticas corporais dentro dos seus contextos, dentre eles os de lazer, durante a vida escolar e posteriormente por toda vida. Essas práticas fazem parte do contexto de lazer, mas é necessário que os alunos saibam como utilizá-las de maneira autônoma. Para isso, essa pesquisa procurou investigar nos principais periódicos da Educação Física, por meio de uma revisão do tipo “Estado da Arte”, as relações entre Lazer e Educação Física Escolar propostas nos estudos acadêmicos. Para a realização do mesmo, optou-se pelo método misto, composto pela pesquisa quantitativa e qualitativa. Na dimensão quantitativa realizou-se um levantamento da produção científica em periódicos nacionais entre os anos de 2008 à 2017. A dimensão qualitativa se referenciou na análise do conteúdo dos artigos encontrados que abordavam tanto o lazer quanto a EFE. Os resultados indicam 12 trabalhos encontrados que abordam o lazer e a EFE. Os principais resultados revelam: a importância da educação para o lazer, para um aproveitamento das práticas corporais tanto por meio da vivencia quanto no consumo; o trabalho com diferentes práticas para aumentar o repertório cultural dos estudantes, na busca por formar cidadãos que vão criar e recriar as práticas corporais, inclusive reivindicá-las para o poder público se necessário. Além disso, podemos usar da ludicidade para facilitar a aprendizagem nas aulas de EFE, porém sempre tomando cuidados para as aulas de EFE não se transformarem simplesmente um “espaço de lazer”. |
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