Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Guilherme
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138
Resumo: Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.
id SPQMH_f27a06409108b589e620e1ff812d5df3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolarUnderstandings of the development of leisure content in school physical educationComprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolarEducación Física EscolarOcioEnseñanzaSchool Physical EducationLeisureTeachingEducação Física EscolarLazerEnsino Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-13810.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-138Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 128-138Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-1382594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/420http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/421Copyright (c) 2023 Guilherme Salvador, Fábio Ricardo Mizuno Lemoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Guilherme Mizuno Lemos, Fábio Ricardo2023-08-31T16:31:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T16:31:49Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
Understandings of the development of leisure content in school physical education
Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar
title Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
spellingShingle Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
Salvador, Guilherme
Educación Física Escolar
Ocio
Enseñanza
School Physical Education
Leisure
Teaching
Educação Física Escolar
Lazer
Ensino
title_short Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
title_full Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
title_fullStr Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
title_full_unstemmed Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
title_sort Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
author Salvador, Guilherme
author_facet Salvador, Guilherme
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
author_role author
author2 Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Guilherme
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Física Escolar
Ocio
Enseñanza
School Physical Education
Leisure
Teaching
Educação Física Escolar
Lazer
Ensino
topic Educación Física Escolar
Ocio
Enseñanza
School Physical Education
Leisure
Teaching
Educação Física Escolar
Lazer
Ensino
description Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/420
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Guilherme Salvador, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Guilherme Salvador, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-138
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 128-138
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-138
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873637896192