Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138 |
Resumo: | Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza. |
id |
SPQMH_f27a06409108b589e620e1ff812d5df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolarUnderstandings of the development of leisure content in school physical educationComprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolarEducación Física EscolarOcioEnseñanzaSchool Physical EducationLeisureTeachingEducação Física EscolarLazerEnsino Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-13810.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-138Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 128-138Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-1382594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/420http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/421Copyright (c) 2023 Guilherme Salvador, Fábio Ricardo Mizuno Lemoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Guilherme Mizuno Lemos, Fábio Ricardo2023-08-31T16:31:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T16:31:49Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar Understandings of the development of leisure content in school physical education Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar |
title |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar |
spellingShingle |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar Salvador, Guilherme Educación Física Escolar Ocio Enseñanza School Physical Education Leisure Teaching Educação Física Escolar Lazer Ensino |
title_short |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar |
title_full |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar |
title_fullStr |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar |
title_sort |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar |
author |
Salvador, Guilherme |
author_facet |
Salvador, Guilherme Mizuno Lemos, Fábio Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Guilherme Mizuno Lemos, Fábio Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Física Escolar Ocio Enseñanza School Physical Education Leisure Teaching Educação Física Escolar Lazer Ensino |
topic |
Educación Física Escolar Ocio Enseñanza School Physical Education Leisure Teaching Educação Física Escolar Lazer Ensino |
description |
Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar ResumoO objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Lazer. Ensino. Understandings of the development of leisure content in school physical education AbstractThe objective of this research was to describe and analyze the development of the leisure theme in Physical Education classes for an Elementary School class in a public school in São Paulo-SP. For this purpose, an intervention project was conducted with 8th-grade students during the period from August to November 2022. Data collection was carried out through field notes, which were analyzed through the identification of Data Units and subsequent development of Coding Categories. The obtained results indicated understandings related to two categories: A) Oppressions present in the school context; B) Reflective dialogues and awareness of reality. The considerations resulting from this research converge towards the feasibility of addressing leisure through a thematic unit in Physical Education classes, resulting in significant achievements concerning reflections and critical experiences related to the studied content.Keywords: School Physical Education. Leisure. Teaching. Comprensiones sobre el desarrollo del contenido de ocio en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue describir y analizar el desarrollo de la temática del ocio en las clases de Educación Física para una clase de la Enseñanza Primaria en una escuela pública en São Paulo-SP. Con este propósito, se llevó a cabo un proyecto de intervención con estudiantes de 8º grado durante el período de agosto a noviembre de 2022. La recolección de datos se realizó a través de registros en Notas de Campo, que se analizaron mediante la identificación de Unidades de Datos y el subsiguiente desarrollo de Categorías de Codificación. Los resultados obtenidos indicaron comprensiones relacionadas con dos categorías: A) Opresiones presentes en el contexto escolar; B) Diálogos reflexivos y conciencia de la realidad. Las consideraciones resultantes de esta investigación convergen hacia la viabilidad de abordar el ocio a través de una unidad temática en las clases de Educación Física, lo que resulta en logros significativos en lo que respecta a reflexiones y experiencias críticas relacionadas con el contenido estudiado.Palabras clave: Educación Física Escolar. Ocio. Enseñanza. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/420 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p128-138/421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Guilherme Salvador, Fábio Ricardo Mizuno Lemos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Guilherme Salvador, Fábio Ricardo Mizuno Lemos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-138 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 128-138 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 128-138 2594-6463 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873637896192 |