Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139689
Resumo: Este relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.
id UNSP_5a62dc8760e798f7be3515ad6db2b993
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139689
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisaJogosMétodos e técnicas de PesquisaPensamento CientíficoEste relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Turismo, Câmpus Experimental de RosanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]2016-06-28T17:31:19Z2016-06-28T17:31:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5460-5465application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-54659708-2011http://hdl.handle.net/11449/139689ISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T18:56:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139689Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T18:56:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
title Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
spellingShingle Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
Jogos
Métodos e técnicas de Pesquisa
Pensamento Científico
title_short Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
title_full Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
title_fullStr Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
title_full_unstemmed Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
title_sort Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
author Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
author_facet Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Métodos e técnicas de Pesquisa
Pensamento Científico
topic Jogos
Métodos e técnicas de Pesquisa
Pensamento Científico
description Este relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:19Z
2016-06-28T17:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-5465
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139689
ISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139689
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-5465
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5460-5465
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128100195631104