Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139689 |
Resumo: | Este relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação. |
id |
UNSP_5a62dc8760e798f7be3515ad6db2b993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139689 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisaJogosMétodos e técnicas de PesquisaPensamento CientíficoEste relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Turismo, Câmpus Experimental de RosanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]2016-06-28T17:31:19Z2016-06-28T17:31:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5460-5465application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-54659708-2011http://hdl.handle.net/11449/139689ISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T18:56:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139689Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T18:56:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
title |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
spellingShingle |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa Custódio, Vagner Sérgio [UNESP] Jogos Métodos e técnicas de Pesquisa Pensamento Científico |
title_short |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
title_full |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
title_fullStr |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
title_sort |
Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa |
author |
Custódio, Vagner Sérgio [UNESP] |
author_facet |
Custódio, Vagner Sérgio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Vagner Sérgio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Métodos e técnicas de Pesquisa Pensamento Científico |
topic |
Jogos Métodos e técnicas de Pesquisa Pensamento Científico |
description |
Este relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:19Z 2016-06-28T17:31:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-5465 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139689 ISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139689 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-5465 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5460-5465 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128100195631104 |