Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007 http://hdl.handle.net/11449/26450 |
Resumo: | Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade. |
id |
UNSP_5a731bd058375dba8c528d9a1071d5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26450 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transiçãoEducaçãoEducação AmbientalNaturezaParadigmasEducationEnvironmental EducationNatureParadigmsEste artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.This article considers theoretical references used in the formation of environmental educators in undergraduate courses. These references define a theoretical picture when they are analysed considering the historical and dialectic materialism's methodological referential. Considering the professors' nucleus of representations, this theoretical picture can be organised in natural, rational and historical conceptions about the man-nature relationship and theirs representations of education. The analysis of these tendencies reveals a superation movement of the traditional paradigms that are present in the curricular organisation in the university.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2002-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article83-96application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645010.1590/S1516-73132002000100007S1516-73132002000100007S1516-73132002000100007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:12:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26450Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:57:47.928117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
title |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
spellingShingle |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] Educação Educação Ambiental Natureza Paradigmas Education Environmental Education Nature Paradigms |
title_short |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
title_full |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
title_fullStr |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
title_full_unstemmed |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
title_sort |
Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição |
author |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author_facet |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Ambiental Natureza Paradigmas Education Environmental Education Nature Paradigms |
topic |
Educação Educação Ambiental Natureza Paradigmas Education Environmental Education Nature Paradigms |
description |
Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 2014-05-20T15:07:18Z 2014-05-20T15:07:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26450 10.1590/S1516-73132002000100007 S1516-73132002000100007 S1516-73132002000100007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007 http://hdl.handle.net/11449/26450 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002. 1516-7313 10.1590/S1516-73132002000100007 S1516-73132002000100007 S1516-73132002000100007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83-96 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128879051669504 |