Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007
http://hdl.handle.net/11449/26450
Resumo: Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.
id UNSP_5a731bd058375dba8c528d9a1071d5ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26450
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transiçãoEducaçãoEducação AmbientalNaturezaParadigmasEducationEnvironmental EducationNatureParadigmsEste artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.This article considers theoretical references used in the formation of environmental educators in undergraduate courses. These references define a theoretical picture when they are analysed considering the historical and dialectic materialism's methodological referential. Considering the professors' nucleus of representations, this theoretical picture can be organised in natural, rational and historical conceptions about the man-nature relationship and theirs representations of education. The analysis of these tendencies reveals a superation movement of the traditional paradigms that are present in the curricular organisation in the university.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2002-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article83-96application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645010.1590/S1516-73132002000100007S1516-73132002000100007S1516-73132002000100007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:12:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26450Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:57:47.928117Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
title Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
spellingShingle Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Educação
Educação Ambiental
Natureza
Paradigmas
Education
Environmental Education
Nature
Paradigms
title_short Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
title_full Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
title_fullStr Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
title_full_unstemmed Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
title_sort Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição
author Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_facet Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Ambiental
Natureza
Paradigmas
Education
Environmental Education
Nature
Paradigms
topic Educação
Educação Ambiental
Natureza
Paradigmas
Education
Environmental Education
Nature
Paradigms
description Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
2014-05-20T15:07:18Z
2014-05-20T15:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26450
10.1590/S1516-73132002000100007
S1516-73132002000100007
S1516-73132002000100007.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100007
http://hdl.handle.net/11449/26450
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002.
1516-7313
10.1590/S1516-73132002000100007
S1516-73132002000100007
S1516-73132002000100007.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83-96
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128879051669504