Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141774
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura.
id UNSP_5ac82696b902bdc0c4cac12b511f296d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141774
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textosEsta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]2016-07-19T13:00:24Z2016-07-19T13:00:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6101-6113application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-61132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141774ISSN2357-7819-2014-6101-6113.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:20:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141774Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:20:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
title Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
spellingShingle Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]
title_short Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
title_full Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
title_fullStr Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
title_full_unstemmed Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
title_sort Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
author Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]
author_facet Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]
description Esta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:24Z
2016-07-19T13:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-6113
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141774
ISSN2357-7819-2014-6101-6113.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141774
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-6113
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6101-6113.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6101-6113
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965335076470784