Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141774 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura. |
id |
UNSP_5ac82696b902bdc0c4cac12b511f296d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141774 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textosEsta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]2016-07-19T13:00:24Z2016-07-19T13:00:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6101-6113application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-61132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141774ISSN2357-7819-2014-6101-6113.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141774Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:56.574587Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
title |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
spellingShingle |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP] |
title_short |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
title_full |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
title_fullStr |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
title_full_unstemmed |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
title_sort |
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos |
author |
Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP] |
author_facet |
Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP] |
description |
Esta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:24Z 2016-07-19T13:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-6113 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141774 ISSN2357-7819-2014-6101-6113.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141774 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-6113 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6101-6113.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6101-6113 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129239465066496 |