A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assin, Márcia Cristina Boldim [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151123
Resumo: Neste trabalho, propomos uma discussão sobre a presença das imagens, especialmente a metáfora e a metonímia nas redações de candidatos do vestibular da Fuvest e ENEM, assim como a ocorrência de imagens em uma proposta de redação. A motivação para esta pesquisa é identificar a presença desses processos nos textos produzidos pelos candidatos e como fornecer ao aluno recursos para que ele interprete uma proposta de texto metafórica e produza textos explorando a força argumentativa da metáfora e da metonímia. O corpus utilizado foi uma amostra com algumas redações da Fuvest e do ENEM. A pesquisa foi realizada sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, especialmente, com ênfase nas operações mentais complexas como Leitura e Memória; Espaços Mentais; Categorização e Teoria dos Protótipos; Analogia; Metáfora e Metonímia; Integração Conceptual.
id UNSP_5b211c49952507436aa9d55fe1d9c213
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151123
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textualThe construction of images in the process of reading and textual comprehensionRedaçõesImagensAbordagem cognitivistaCategorizaçãoIntegração conceptualMetáfora e metonímiaBlendingCompositionImagesCognitive approachCategorizationConceptual integrationMetaphor and metonymyNeste trabalho, propomos uma discussão sobre a presença das imagens, especialmente a metáfora e a metonímia nas redações de candidatos do vestibular da Fuvest e ENEM, assim como a ocorrência de imagens em uma proposta de redação. A motivação para esta pesquisa é identificar a presença desses processos nos textos produzidos pelos candidatos e como fornecer ao aluno recursos para que ele interprete uma proposta de texto metafórica e produza textos explorando a força argumentativa da metáfora e da metonímia. O corpus utilizado foi uma amostra com algumas redações da Fuvest e do ENEM. A pesquisa foi realizada sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, especialmente, com ênfase nas operações mentais complexas como Leitura e Memória; Espaços Mentais; Categorização e Teoria dos Protótipos; Analogia; Metáfora e Metonímia; Integração Conceptual.In this work, we propose a discussion about the presence of images, especially the metaphor and metonymy in compositions written by candidates of the Fuvest and ENEM tests, as well as the occurrence of images in a writing proposal. The motivation for this research is to identify the presence of these processes in the texts produced by the candidates and how to provide to the student resources for them to interpret a metaphorical proposal for the text and produce texts exploring the argumentative force of metaphor and metonymy. The corpus used was a sample with some writing from Fuvest and ENEM. The research was carried out from the perspective of Cognitive Linguistics, with especial emphasis on complex mental operations such as Reading and Memory; Mental Spaces; Categorization and Theory of Prototypes; Analogy; Metaphor and Metonymy; Conceptual Integration.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assin, Márcia Cristina Boldim [UNESP]2017-07-18T18:37:17Z2017-07-18T18:37:17Z2017-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15112300088923133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:07:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
The construction of images in the process of reading and textual comprehension
title A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
spellingShingle A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
Assin, Márcia Cristina Boldim [UNESP]
Redações
Imagens
Abordagem cognitivista
Categorização
Integração conceptual
Metáfora e metonímia
Blending
Composition
Images
Cognitive approach
Categorization
Conceptual integration
Metaphor and metonymy
title_short A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
title_full A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
title_fullStr A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
title_full_unstemmed A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
title_sort A construção das imagens no processo de leitura e compreensão textual
author Assin, Márcia Cristina Boldim [UNESP]
author_facet Assin, Márcia Cristina Boldim [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Antônio Suárez [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assin, Márcia Cristina Boldim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Redações
Imagens
Abordagem cognitivista
Categorização
Integração conceptual
Metáfora e metonímia
Blending
Composition
Images
Cognitive approach
Categorization
Conceptual integration
Metaphor and metonymy
topic Redações
Imagens
Abordagem cognitivista
Categorização
Integração conceptual
Metáfora e metonímia
Blending
Composition
Images
Cognitive approach
Categorization
Conceptual integration
Metaphor and metonymy
description Neste trabalho, propomos uma discussão sobre a presença das imagens, especialmente a metáfora e a metonímia nas redações de candidatos do vestibular da Fuvest e ENEM, assim como a ocorrência de imagens em uma proposta de redação. A motivação para esta pesquisa é identificar a presença desses processos nos textos produzidos pelos candidatos e como fornecer ao aluno recursos para que ele interprete uma proposta de texto metafórica e produza textos explorando a força argumentativa da metáfora e da metonímia. O corpus utilizado foi uma amostra com algumas redações da Fuvest e do ENEM. A pesquisa foi realizada sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, especialmente, com ênfase nas operações mentais complexas como Leitura e Memória; Espaços Mentais; Categorização e Teoria dos Protótipos; Analogia; Metáfora e Metonímia; Integração Conceptual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18T18:37:17Z
2017-07-18T18:37:17Z
2017-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151123
000889231
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/151123
identifier_str_mv 000889231
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045521951031296