Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291 |
Resumo: | Este artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais. |
id |
USP-72_442811e2e3357e929a2c4b86a9087d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/201291 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no InstagramEmprendimiento femenino y feminismo neoliberal: una perspectiva comunicacional y crítica desde perfiles de emprendedores en InstagramFemale entrepreneurship and neoliberal feminism: a communicational and critical perspective from entrepreneur profiles on InstagramComunicaciónEmprendimiento femeninoDiscursoFeminismoCultura emprendedoraCommunicationFemale entrepreneurshipDiscourseFeminismEntrepreneurial cultureComunicaçãoEmpreendedorismo femininoDiscursoFeminismoCultura empreendedoraEste artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais.Este artículo pretende reflexionar sobre las relaciones de sentido involucradas en el fenómeno social del emprendimiento femenino a partir del análisis de cuatro perfiles en Instagram. En un cruce entre la perspectiva comunicacional y el análisis crítico del discurso, buscamos enfatizar que dichos perfiles representan la mujer como una extensión de su empresa, una racionalidad presente en la cultura emprendedora y en intersección con la visión establecida por el feminismo neoliberal, en el que las barreras de género pueden ser superadas si las mujeres son conscientes de sus capacidades individuales.This article aims to reflect on the relationships of meaning involved in the social phenomenon of female entrepreneurship, based on the analysis of four profiles on Instagram. In an intersection between the communicational perspective and the critical discourse analysis, we verify that such profiles show the woman as an extension of her company, a rationality present in the entrepreneurial culture and in intersection with the vision established by neoliberal feminism in which the structural barriers of gender can be overcome if women are aware of their individual capabilities.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20129110.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 175-1892238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291/192327Copyright (c) 2023 Maria Eugênia Porém, Taynara Ferrarezi Carvalho, Michelle Moreira Brazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPorém, Maria EugêniaCarvalho, Taynara FerrareziBraz, Michelle Moreira2023-03-27T11:06:35Zoai:revistas.usp.br:article/201291Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-27T11:06:35Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram Emprendimiento femenino y feminismo neoliberal: una perspectiva comunicacional y crítica desde perfiles de emprendedores en Instagram Female entrepreneurship and neoliberal feminism: a communicational and critical perspective from entrepreneur profiles on Instagram |
title |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram |
spellingShingle |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram Porém, Maria Eugênia Comunicación Emprendimiento femenino Discurso Feminismo Cultura emprendedora Communication Female entrepreneurship Discourse Feminism Entrepreneurial culture Comunicação Empreendedorismo feminino Discurso Feminismo Cultura empreendedora |
title_short |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram |
title_full |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram |
title_fullStr |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram |
title_sort |
Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram |
author |
Porém, Maria Eugênia |
author_facet |
Porém, Maria Eugênia Carvalho, Taynara Ferrarezi Braz, Michelle Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Taynara Ferrarezi Braz, Michelle Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porém, Maria Eugênia Carvalho, Taynara Ferrarezi Braz, Michelle Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación Emprendimiento femenino Discurso Feminismo Cultura emprendedora Communication Female entrepreneurship Discourse Feminism Entrepreneurial culture Comunicação Empreendedorismo feminino Discurso Feminismo Cultura empreendedora |
topic |
Comunicación Emprendimiento femenino Discurso Feminismo Cultura emprendedora Communication Female entrepreneurship Discourse Feminism Entrepreneurial culture Comunicação Empreendedorismo feminino Discurso Feminismo Cultura empreendedora |
description |
Este artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291/192327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Eugênia Porém, Taynara Ferrarezi Carvalho, Michelle Moreira Braz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria Eugênia Porém, Taynara Ferrarezi Carvalho, Michelle Moreira Braz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 175-189 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047107948904448 |