Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porém, Maria Eugênia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Taynara Ferrarezi, Braz, Michelle Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291
Resumo: Este artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais.
id USP-72_442811e2e3357e929a2c4b86a9087d9c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/201291
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no InstagramEmprendimiento femenino y feminismo neoliberal: una perspectiva comunicacional y crítica desde perfiles de emprendedores en InstagramFemale entrepreneurship and neoliberal feminism: a communicational and critical perspective from entrepreneur profiles on InstagramComunicaciónEmprendimiento femeninoDiscursoFeminismoCultura emprendedoraCommunicationFemale entrepreneurshipDiscourseFeminismEntrepreneurial cultureComunicaçãoEmpreendedorismo femininoDiscursoFeminismoCultura empreendedoraEste artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais.Este artículo pretende reflexionar sobre las relaciones de sentido involucradas en el fenómeno social del emprendimiento femenino a partir del análisis de cuatro perfiles en Instagram. En un cruce entre la perspectiva comunicacional y el análisis crítico del discurso, buscamos enfatizar que dichos perfiles representan la mujer como una extensión de su empresa, una racionalidad presente en la cultura emprendedora y en intersección con la visión establecida por el feminismo neoliberal, en el que las barreras de género pueden ser superadas si las mujeres son conscientes de sus capacidades individuales.This article aims to reflect on the relationships of meaning involved in the social phenomenon of female entrepreneurship, based on the analysis of four profiles on Instagram. In an intersection between the communicational perspective and the critical discourse analysis, we verify that such profiles show the woman as an extension of her company, a rationality present in the entrepreneurial culture and in intersection with the vision established by neoliberal feminism in which the structural barriers of gender can be overcome if women are aware of their individual capabilities.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20129110.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 175-1892238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291/192327Copyright (c) 2023 Maria Eugênia Porém, Taynara Ferrarezi Carvalho, Michelle Moreira Brazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPorém, Maria EugêniaCarvalho, Taynara FerrareziBraz, Michelle Moreira2023-03-27T11:06:35Zoai:revistas.usp.br:article/201291Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-27T11:06:35Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
Emprendimiento femenino y feminismo neoliberal: una perspectiva comunicacional y crítica desde perfiles de emprendedores en Instagram
Female entrepreneurship and neoliberal feminism: a communicational and critical perspective from entrepreneur profiles on Instagram
title Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
spellingShingle Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
Porém, Maria Eugênia
Comunicación
Emprendimiento femenino
Discurso
Feminismo
Cultura emprendedora
Communication
Female entrepreneurship
Discourse
Feminism
Entrepreneurial culture
Comunicação
Empreendedorismo feminino
Discurso
Feminismo
Cultura empreendedora
title_short Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
title_full Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
title_fullStr Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
title_full_unstemmed Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
title_sort Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram
author Porém, Maria Eugênia
author_facet Porém, Maria Eugênia
Carvalho, Taynara Ferrarezi
Braz, Michelle Moreira
author_role author
author2 Carvalho, Taynara Ferrarezi
Braz, Michelle Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porém, Maria Eugênia
Carvalho, Taynara Ferrarezi
Braz, Michelle Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación
Emprendimiento femenino
Discurso
Feminismo
Cultura emprendedora
Communication
Female entrepreneurship
Discourse
Feminism
Entrepreneurial culture
Comunicação
Empreendedorismo feminino
Discurso
Feminismo
Cultura empreendedora
topic Comunicación
Emprendimiento femenino
Discurso
Feminismo
Cultura emprendedora
Communication
Female entrepreneurship
Discourse
Feminism
Entrepreneurial culture
Comunicação
Empreendedorismo feminino
Discurso
Feminismo
Cultura empreendedora
description Este artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291/192327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Eugênia Porém, Taynara Ferrarezi Carvalho, Michelle Moreira Braz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Eugênia Porém, Taynara Ferrarezi Carvalho, Michelle Moreira Braz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 175-189
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107948904448