A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Amélia de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250111
Resumo: A motivação é um construto composto por diversos elementos que influenciam significativamente na aprendizagem de uma língua estrangeira (RIBAS, 2008), portanto, seu nível também determina o rendimento do aprendiz (SANTOS GARGALLO, 1999). Diante disso, esta pesquisa visa investigar a motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Para tal, foi elaborado um questionário em escala de Likert de cinco pontos, com base em Madrid Fernández (1999), a fim de gerar e analisar quanti-qualitativamente os dados relacionados aos fatores motivacionais e aos tipos de motivação que influenciam o processo de aprendizagem desses alunos. Ademais, buscou-se articular a extensão universitária com a pós-graduação, com a finalidade de destacar as ações extensionistas das universidades públicas. A análise foi realizada a partir da amostra composta por 31 aprendizes brasileiros de espanhol que, majoritariamente, possuem entre 18 e 30 anos. Como resultado, verificou-se que esses alunos se sentem internamente motivados, estudam espanhol devido às necessidades comunicativas e à importância instrumental dos idiomas na sociedade atual, verbalizam o vínculo afetivo que possuem com a língua espanhola e, em sua maioria, apresentam a motivação intrínseca como predominante. A partir desse resultado, verifica-se a importância deste tipo de análise, dado que o conhecimento das individualidades dos alunos e das especificidades de um grupo de aprendizes, o que inclui a motivação, auxilia na aplicação de uma metodologia adequada em sala de aula e, consequentemente, facilita o desenvolvimento de um trabalho significativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_5b82e3a74a2abb88e69a05a5e9d4f4f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250111
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São PauloLa motivación en el aprendizaje de español por estudiantes brasileños de un Centro de Lenguas de una Universidad en el interior de São PauloEspanhol língua estrangeiraMotivaçãoCentro de línguasEnsino e aprendizagemEspañol como lengua extranjeraMotivaciónCentro de lenguasEnseñanza y aprendizajeA motivação é um construto composto por diversos elementos que influenciam significativamente na aprendizagem de uma língua estrangeira (RIBAS, 2008), portanto, seu nível também determina o rendimento do aprendiz (SANTOS GARGALLO, 1999). Diante disso, esta pesquisa visa investigar a motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Para tal, foi elaborado um questionário em escala de Likert de cinco pontos, com base em Madrid Fernández (1999), a fim de gerar e analisar quanti-qualitativamente os dados relacionados aos fatores motivacionais e aos tipos de motivação que influenciam o processo de aprendizagem desses alunos. Ademais, buscou-se articular a extensão universitária com a pós-graduação, com a finalidade de destacar as ações extensionistas das universidades públicas. A análise foi realizada a partir da amostra composta por 31 aprendizes brasileiros de espanhol que, majoritariamente, possuem entre 18 e 30 anos. Como resultado, verificou-se que esses alunos se sentem internamente motivados, estudam espanhol devido às necessidades comunicativas e à importância instrumental dos idiomas na sociedade atual, verbalizam o vínculo afetivo que possuem com a língua espanhola e, em sua maioria, apresentam a motivação intrínseca como predominante. A partir desse resultado, verifica-se a importância deste tipo de análise, dado que o conhecimento das individualidades dos alunos e das especificidades de um grupo de aprendizes, o que inclui a motivação, auxilia na aplicação de uma metodologia adequada em sala de aula e, consequentemente, facilita o desenvolvimento de um trabalho significativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem.La motivación es un constructo compuesto por diversos elementos que influyen significativamente en el aprendizaje de una lengua extranjera (RIBAS, 2008), por lo tanto, su nivel también determina el rendimiento del aprendiz (SANTOS GARGALLO, 1999). Ante esto, esta investigación busca investigar la motivación en el aprendizaje de español por estudiantes brasileños del Centro de Lenguas y Desarrollo de Profesores de la Facultad de Ciencias y Letras de Araraquara. Para ello, se elaboró un cuestionario a escala de Likert de cinco puntos, basado en Madrid Fernández (1999), con el fin de generar y analizar cuanticualitativamente los datos relacionados con los factores motivacionales y los tipos de motivación que influyen en el proceso de aprendizaje de esos estudiantes. Además, se buscó articular la extensión universitaria con el posgrado, con la finalidad de destacar las acciones extensionistas de las universidades públicas. El análisis fue realizado a partir de la muestra compuesta por 31 aprendices brasileños de español que, mayoritariamente, poseen entre 18 y 30 años. Como resultado, se verificó que esos alumnos se sienten internamente motivados, estudian español debido a las necesidades comunicativas y a la importancia instrumental de los idiomas en la sociedad actual, verbalizan el vínculo afectivo que poseen con la lengua española y, en su mayoría, presentan la motivación intrínseca como predominante. A partir de ese resultado, se verifica la importancia de este tipo de análisis, dado que el conocimiento de las individualidades de los alumnos y de las especificidades de un grupo de aprendices, lo que incluye la motivación, auxilia en la aplicación de una metodología adecuada en el aula y, en consecuencia, facilita el desarrollo de un trabajo significativo que ayuda en el proceso de enseñanza y aprendizaje.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sandes, Egisvanda Isys de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Ana Amélia de Oliveira2023-08-03T12:56:38Z2023-08-03T12:56:38Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25011133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250111Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:24.549548Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
La motivación en el aprendizaje de español por estudiantes brasileños de un Centro de Lenguas de una Universidad en el interior de São Paulo
title A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
spellingShingle A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
Lima, Ana Amélia de Oliveira
Espanhol língua estrangeira
Motivação
Centro de línguas
Ensino e aprendizagem
Español como lengua extranjera
Motivación
Centro de lenguas
Enseñanza y aprendizaje
title_short A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
title_full A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
title_fullStr A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
title_full_unstemmed A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
title_sort A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
author Lima, Ana Amélia de Oliveira
author_facet Lima, Ana Amélia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sandes, Egisvanda Isys de Almeida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Amélia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol língua estrangeira
Motivação
Centro de línguas
Ensino e aprendizagem
Español como lengua extranjera
Motivación
Centro de lenguas
Enseñanza y aprendizaje
topic Espanhol língua estrangeira
Motivação
Centro de línguas
Ensino e aprendizagem
Español como lengua extranjera
Motivación
Centro de lenguas
Enseñanza y aprendizaje
description A motivação é um construto composto por diversos elementos que influenciam significativamente na aprendizagem de uma língua estrangeira (RIBAS, 2008), portanto, seu nível também determina o rendimento do aprendiz (SANTOS GARGALLO, 1999). Diante disso, esta pesquisa visa investigar a motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Para tal, foi elaborado um questionário em escala de Likert de cinco pontos, com base em Madrid Fernández (1999), a fim de gerar e analisar quanti-qualitativamente os dados relacionados aos fatores motivacionais e aos tipos de motivação que influenciam o processo de aprendizagem desses alunos. Ademais, buscou-se articular a extensão universitária com a pós-graduação, com a finalidade de destacar as ações extensionistas das universidades públicas. A análise foi realizada a partir da amostra composta por 31 aprendizes brasileiros de espanhol que, majoritariamente, possuem entre 18 e 30 anos. Como resultado, verificou-se que esses alunos se sentem internamente motivados, estudam espanhol devido às necessidades comunicativas e à importância instrumental dos idiomas na sociedade atual, verbalizam o vínculo afetivo que possuem com a língua espanhola e, em sua maioria, apresentam a motivação intrínseca como predominante. A partir desse resultado, verifica-se a importância deste tipo de análise, dado que o conhecimento das individualidades dos alunos e das especificidades de um grupo de aprendizes, o que inclui a motivação, auxilia na aplicação de uma metodologia adequada em sala de aula e, consequentemente, facilita o desenvolvimento de um trabalho significativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03T12:56:38Z
2023-08-03T12:56:38Z
2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250111
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/250111
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128402945736704