Desempenho no vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Marcela Leme
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244191
Resumo: Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar alterações na linguagem oral receptiva e/ou expressiva, nos subsistemas semântico, fonológico, sintático e/ou pragmático, tanto o vocabulário receptivo, quanto o expressivo são componentes do subsistema semântico, e é fundamental para identificar o espectro fenotípico de crianças com transtornos de linguagem oral. Objetivo: Investigar e comparar o desempenho do vocabulário receptivo e do expressivo de crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Material e métodos: Participaram deste estudo 60 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 6 anos e 11 anos e 08 meses, subdivididos em dois grupos. O Grupo 1 (Grupo TEA) foi composto por 30 crianças com diagnóstico de TEA, independente do grau de comprometimento. O Grupo 2 (Grupo Comparativo) foi composto por 30 crianças pareadas por sexo e faixa etária, com desenvolvimento típico de linguagem. Para investigação do desempenho do vocabulário receptivo e expressivo, foram utilizados os testes Receptive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (ROWPVT-4) e o Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (EOWPVT-4). Os dados foram descritos em: (1) média ± erro padrão da média dos escores dos testes ROWPVT-4 e EOWPVT-4; (2) comparação das variáveis intragrupos analisados por teste T de Student; (3) comparação das variáveis intergrupo analisadas por Kruskal-Wallis; (4) análise de coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: O grupo TEA apresentou desempenho inferior tanto no vocabulário receptivo quanto no expressivo, quando comparado com crianças com desenvolvimento típico. Na comparação intragrupo, considerando-se os três níveis de TEA, no desempenho no vocabulário receptivo e no expressivo, observou-se que há diferença entre vocabulário receptivo e expressivo nas crianças do nível 1, com desempenho superior no vocabulário receptivo; já nas crianças dos níveis 2 e 3 não há diferença porque ambos apresentam desempenho inferior. Quando realizada análise intergrupos nas subdivisões em níveis de gravidade do TEA (nível 1, 2 e 3), obteve-se resultados diferentes tanto na avaliação do desempenho do vocabulário receptivo, quanto expressivo. Houve correlação negativa entre a pontuação obtida na ATA e o desempenho no vocabulário receptivo e noexpressivo de crianças com TEA. Conclusão: O Grupo TEA, quando comparado ao grupo de crianças com desenvolvimento típico de linguagem, apresentou desempenho inferior tanto no vocabulário receptivo quanto no expressivo. Na análise intergrupos constatou-se que o grupo de crianças com TEA nível 1 apresentou escores superiores quando comparados ao grupo de crianças com TEA nível 2 e 3. O grupo de crianças com TEA nível 2 também apresentou escores superiores ao grupo com TEA nível 3. Isto é, quanto maior o grau de comprometimento do TEA, menor o desempenho do vocabulário receptivo e do expressivo da linguagem.
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Material e métodos: Participaram deste estudo 60 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 6 anos e 11 anos e 08 meses, subdivididos em dois grupos. O Grupo 1 (Grupo TEA) foi composto por 30 crianças com diagnóstico de TEA, independente do grau de comprometimento. O Grupo 2 (Grupo Comparativo) foi composto por 30 crianças pareadas por sexo e faixa etária, com desenvolvimento típico de linguagem. Para investigação do desempenho do vocabulário receptivo e expressivo, foram utilizados os testes Receptive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (ROWPVT-4) e o Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (EOWPVT-4). Os dados foram descritos em: (1) média ± erro padrão da média dos escores dos testes ROWPVT-4 e EOWPVT-4; (2) comparação das variáveis intragrupos analisados por teste T de Student; (3) comparação das variáveis intergrupo analisadas por Kruskal-Wallis; (4) análise de coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: O grupo TEA apresentou desempenho inferior tanto no vocabulário receptivo quanto no expressivo, quando comparado com crianças com desenvolvimento típico. Na comparação intragrupo, considerando-se os três níveis de TEA, no desempenho no vocabulário receptivo e no expressivo, observou-se que há diferença entre vocabulário receptivo e expressivo nas crianças do nível 1, com desempenho superior no vocabulário receptivo; já nas crianças dos níveis 2 e 3 não há diferença porque ambos apresentam desempenho inferior. Quando realizada análise intergrupos nas subdivisões em níveis de gravidade do TEA (nível 1, 2 e 3), obteve-se resultados diferentes tanto na avaliação do desempenho do vocabulário receptivo, quanto expressivo. Houve correlação negativa entre a pontuação obtida na ATA e o desempenho no vocabulário receptivo e noexpressivo de crianças com TEA. Conclusão: O Grupo TEA, quando comparado ao grupo de crianças com desenvolvimento típico de linguagem, apresentou desempenho inferior tanto no vocabulário receptivo quanto no expressivo. Na análise intergrupos constatou-se que o grupo de crianças com TEA nível 1 apresentou escores superiores quando comparados ao grupo de crianças com TEA nível 2 e 3. O grupo de crianças com TEA nível 2 também apresentou escores superiores ao grupo com TEA nível 3. Isto é, quanto maior o grau de comprometimento do TEA, menor o desempenho do vocabulário receptivo e do expressivo da linguagem.Children with neurodevelopmental disorders, including Autistic Spectrum Disorder (ASD) may present alterations in receptive and/or expressive oral language, in the semantic, phonological, syntactic and/or pragmatic subsystems; both receptive and expressive vocabulary are components of the semantic subsystem, and it is fundamental to identify the phenotypic spectrum of children with oral language disorders. Objective: To investigate and compare the receptive and expressive vocabulary performance of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) with that of children with typical language development. Material and methods: Sixty individuals of both genders, aged between 6 years and 11 years and 08 months participated in this study, subdivided into two groups. Group 1 (ASD Group) was composed of 30 children diagnosed with ASD, regardless of the degree of impairment. Group 2 (Comparative Group) was composed of 30 children matched by sex and age group, with typical language development. The Receptive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (ROWPVT-4) and the Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (EOWPVT-4) were used to investigate receptive and expressive vocabulary performance. Data were described as: (1) mean ± standard error of the mean of the ROWPVT-4 and EOWPVT-4 test scores; (2) comparison of intragroup variables analyzed by Student's t-test; (3) comparison of intergroup variables analyzed by Kruskal-Wallis; (4) Pearson's correlation coefficient analysis. Results: The ASD group showed lower performance in both receptive and expressive vocabulary when compared to children with typical development. In the intragroup comparison, considering the three levels of ASD, the performance in the receptive and expressive vocabulary, it was observed that there is a difference between receptive and expressive vocabulary in children of level 1, with higher performance in the receptive vocabulary; in children of levels 2 and 3, there is no difference because both present lower performance. When an intergroup analysis in the subdivisions in levels of ASD severity (level 1, 2 and 3) was carried out, different results were obtained both in the evaluation of the receptive and expressive vocabulary performance. There was a negative correlation between the score obtained in the ATA and the performance in receptive and expressive vocabulary of children with ASD. Conclusion: The ASD group, when compared to the group of children with typical language development, showed lower performance both in receptive and expressive vocabulary. In the intergroup analysis, the group of children with ASD level 1 showed higher scores when compared to the group of children with ASD levels 2 and 3. The group of children with ASD level 2 also showed higher scores than the group with ASD level 3. That is, the higher the degree of ASD impairment, the lower the performance of receptive and expressive language vocabulary.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giacheti, Celia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Marcela Leme2023-06-26T14:21:23Z2023-06-26T14:21:23Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Marcela Leme. Desempenho no vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24419133004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244191Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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