A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=41
http://hdl.handle.net/11449/115427
Resumo: The worry to assess the information Literacy is growing up on literature, which points out the need to verify the effectiveness of information literacy programs. In Brazil, the movement to de actions to assess is turn to the diagnostic line. There are few specific initiatives to assess the development of the programs, called formative assessment. Researchers of the area of education defend assess like a social practical that requires rigor and methods and confirmed that this can‟t be considered just like a measure. Before these aspects, approach to methods and tools for formative assessment of information literacy, the way in the instruments don‟t to be seeing like principal pieces in assess, but like auxiliary tools for the measurement of results and principal as school guiding that are useful for learning.
id UNSP_5bb57de07ce30f2d70ecdf6e69b7e1d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115427
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionalicompetência informacionalavaliaçãoinstrumentos/métodos de avaliaçãoThe worry to assess the information Literacy is growing up on literature, which points out the need to verify the effectiveness of information literacy programs. In Brazil, the movement to de actions to assess is turn to the diagnostic line. There are few specific initiatives to assess the development of the programs, called formative assessment. Researchers of the area of education defend assess like a social practical that requires rigor and methods and confirmed that this can‟t be considered just like a measure. Before these aspects, approach to methods and tools for formative assessment of information literacy, the way in the instruments don‟t to be seeing like principal pieces in assess, but like auxiliary tools for the measurement of results and principal as school guiding that are useful for learning.A preocupação em avaliar a competência informacional é crescente na literatura, a qual aponta a necessidade de verificar a eficácia dos programas de competência informacional. No Brasil o movimento em prol de ações voltadas à avaliação segue a linha diagnóstica. São poucas as iniciativas específicas para a avaliação ao longo do desenvolvimento de programas, chamadas de avaliação formativa. Pesquisadores da área da educação defendem a avaliação como uma prática social que exige rigor e método e afirmam que não deve ser considerada apenas como uma medida. Diante desses aspectos, abordaram-se métodos e instrumentos para a avaliação formativa da competência informacional, de forma que os instrumentos não sejam vistos como peças principais da avaliação, mas como ferramentas auxiliares para a mensuração de resultados e principalmente como orientadores do ensino que sejam úteis à aprendizagem.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]2015-02-24T13:58:04Z2015-02-24T13:58:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-301application/pdfhttp://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=41Revista EDICIC, v. 2, n. 1, p. 289-301, 2011.2236-5753http://hdl.handle.net/11449/115427ISSN2236-5753-2011-02-01-289-301.pdf0592809928580900Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista EDICICinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T06:12:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-27T06:12:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
title A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
spellingShingle A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
competência informacional
avaliação
instrumentos/métodos de avaliação
title_short A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
title_full A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
title_fullStr A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
title_full_unstemmed A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
title_sort A avaliação formativa como aporte ao ensino da competência informacionali
author Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
author_facet Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
author_role author
author2 Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv competência informacional
avaliação
instrumentos/métodos de avaliação
topic competência informacional
avaliação
instrumentos/métodos de avaliação
description The worry to assess the information Literacy is growing up on literature, which points out the need to verify the effectiveness of information literacy programs. In Brazil, the movement to de actions to assess is turn to the diagnostic line. There are few specific initiatives to assess the development of the programs, called formative assessment. Researchers of the area of education defend assess like a social practical that requires rigor and methods and confirmed that this can‟t be considered just like a measure. Before these aspects, approach to methods and tools for formative assessment of information literacy, the way in the instruments don‟t to be seeing like principal pieces in assess, but like auxiliary tools for the measurement of results and principal as school guiding that are useful for learning.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-02-24T13:58:04Z
2015-02-24T13:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=41
Revista EDICIC, v. 2, n. 1, p. 289-301, 2011.
2236-5753
http://hdl.handle.net/11449/115427
ISSN2236-5753-2011-02-01-289-301.pdf
0592809928580900
url http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=41
http://hdl.handle.net/11449/115427
identifier_str_mv Revista EDICIC, v. 2, n. 1, p. 289-301, 2011.
2236-5753
ISSN2236-5753-2011-02-01-289-301.pdf
0592809928580900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista EDICIC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 289-301
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965085767041024