Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006 http://hdl.handle.net/11449/28262 |
Resumo: | O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental. |
id |
UNSP_5c22e2e4bd639c4f70c8cb91fca3f367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28262 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental críticaMarxist theory's contributions to the critical environmental educationTeoria marxistaPedagogias críticasMaterialismo histórico-dialéticoEducação ambientalMarxist theoryCritical pedagogiesDialectical historical materialismEnvironmental educationO artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.This article presents some of the principal contributions of the Marxist theory for the environmental education, considering that the educative practice in Brazil was constituted in a dialog with pedagogic conceptions and authors inserted in this field. We begin with a brief contextualization of the critical production (Marxist or not) and the theoretical disputes in environmental education field. Straight after, we discus about the influence and the appropriation of the critical pedagogies and of the structuring concepts of Marxian conception of education in the theoretical-methodological formulation in environmental education. As a sum and conclusion, we argue about the importance of the dialectical historical materialism in the contemporary environmental discussions, critically thinking about how it is presented in this context and particularly in environmental education.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Federal Fluminense (UFF)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estácio de SáUniversidade Estadual PaulistaCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Federal Fluminense (UFF)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estácio de SáLoureiro, Carlos Frederico B.Trein, EuniceTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]Novicki, Victor2014-05-20T15:12:04Z2014-05-20T15:12:04Z2009-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-97application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2826210.1590/S0101-32622009000100006S0101-32622009000100006S0101-32622009000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:02:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:54.745903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica Marxist theory's contributions to the critical environmental education |
title |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
spellingShingle |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica Loureiro, Carlos Frederico B. Teoria marxista Pedagogias críticas Materialismo histórico-dialético Educação ambiental Marxist theory Critical pedagogies Dialectical historical materialism Environmental education |
title_short |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_full |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_fullStr |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
title_sort |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica |
author |
Loureiro, Carlos Frederico B. |
author_facet |
Loureiro, Carlos Frederico B. Trein, Eunice Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] Novicki, Victor |
author_role |
author |
author2 |
Trein, Eunice Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] Novicki, Victor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estácio de Sá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Carlos Frederico B. Trein, Eunice Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] Novicki, Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria marxista Pedagogias críticas Materialismo histórico-dialético Educação ambiental Marxist theory Critical pedagogies Dialectical historical materialism Environmental education |
topic |
Teoria marxista Pedagogias críticas Materialismo histórico-dialético Educação ambiental Marxist theory Critical pedagogies Dialectical historical materialism Environmental education |
description |
O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 2014-05-20T15:12:04Z 2014-05-20T15:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28262 10.1590/S0101-32622009000100006 S0101-32622009000100006 S0101-32622009000100006.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006 http://hdl.handle.net/11449/28262 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009. 0101-3262 10.1590/S0101-32622009000100006 S0101-32622009000100006 S0101-32622009000100006.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81-97 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128368843948032 |