Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gross, Milena [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136558
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf
Resumo: Pesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores...
id UNSP_5c276f052255105a3968ca1f5462dfb3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136558
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentaresEducação física - Estudo e ensinoQualidade de vidaCrianças - NutriçãoPesquisa bibliograficaHabitos alimentaresExercícios físicosPesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gross, Milena [UNESP]2016-04-01T17:53:33Z2016-04-01T17:53:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfGROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136558000859768http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:26:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:19.596755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
title Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
spellingShingle Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
Gross, Milena [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Qualidade de vida
Crianças - Nutrição
Pesquisa bibliografica
Habitos alimentares
Exercícios físicos
title_short Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
title_full Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
title_fullStr Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
title_full_unstemmed Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
title_sort Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
author Gross, Milena [UNESP]
author_facet Gross, Milena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gross, Milena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Qualidade de vida
Crianças - Nutrição
Pesquisa bibliografica
Habitos alimentares
Exercícios físicos
topic Educação física - Estudo e ensino
Qualidade de vida
Crianças - Nutrição
Pesquisa bibliografica
Habitos alimentares
Exercícios físicos
description Pesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-01T17:53:33Z
2016-04-01T17:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136558
000859768
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
identifier_str_mv GROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000859768
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
url http://hdl.handle.net/11449/136558
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129595308769280