Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136558 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf |
Resumo: | Pesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores... |
id |
UNSP_5c276f052255105a3968ca1f5462dfb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/136558 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentaresEducação física - Estudo e ensinoQualidade de vidaCrianças - NutriçãoPesquisa bibliograficaHabitos alimentaresExercícios físicosPesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gross, Milena [UNESP]2016-04-01T17:53:33Z2016-04-01T17:53:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfGROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136558000859768http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:26:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:19.596755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
title |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
spellingShingle |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares Gross, Milena [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Qualidade de vida Crianças - Nutrição Pesquisa bibliografica Habitos alimentares Exercícios físicos |
title_short |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
title_full |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
title_fullStr |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
title_sort |
Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares |
author |
Gross, Milena [UNESP] |
author_facet |
Gross, Milena [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gross, Milena [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Qualidade de vida Crianças - Nutrição Pesquisa bibliografica Habitos alimentares Exercícios físicos |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Qualidade de vida Crianças - Nutrição Pesquisa bibliografica Habitos alimentares Exercícios físicos |
description |
Pesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores... |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-01T17:53:33Z 2016-04-01T17:53:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/136558 000859768 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
identifier_str_mv |
GROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000859768 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/136558 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129595308769280 |