Formação inicial em Educação Física: o ensino e aprendizagem de lutas para atuação do professor na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moyano, Felipe Gimenes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/205009
Resumo: Currículos dos Cursos de Graduação Licenciatura em Educação Física significam representações intelectuais acadêmicas, científicas, histórico-culturais e sociais no que diz respeito ao mundo do trabalho no campo das manifestações corporais da civilização humana e suas exigências em termos de formação, competências, habilidades, conteúdos etc. para intervenção profissional escolar. Do conjunto de disciplinas dos fenômenos esportivos nos interessamos por investigar a preparação de estudantes universitários para o ensino das Lutas na instituição educacional formal. Pontuamos como questão problema de pesquisa: como se processa num determinado currículo o ensino e a aprendizagem das Lutas para atuação do Professor na Escola? Objetivamos preservar a memória curricular do curso de Licenciatura em Educação Física, de uma Universidade Pública Estadual, do interior do Estado de São Paulo, analisando o Projeto Político Pedagógico, bem como, relatos de parte do seu corpo docente e discente no que diz respeito à formação inicial em Lutas e intervenção profissional no ensino escolar. Como hipótese tem-se os conteúdos disciplinares desenvolvidos por intermédio de vivências corporais próprias do esporte, jogos e recreação e não de modo temático-interdisciplinar abordados no processo da docência e aprendizagem estudantil. A revisão de literatura e documental abordam teoria curricular, formação inicial de professores, o ensino escolar de aprendizagem das Lutas e o Projeto Político Pedagógico do Curso ora em análise. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, o método é história oral e a técnica entrevista semiestruturada, sendo realizada com 04 Docentes e 18 Estudantes, de forma remota síncrona por meio de aplicativo de videoconferência. Fundamentados no método análise de conteúdo procedemos as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos relatos orais, discutidos à luz do Projeto Político Pedagógico e revisão da literatura, conforme os eixos: I. Desenvolvimento de Competências; II. Concepção de Conteúdo; III. Concepção de Aprendizagem; IV. Simetria Invertida; V. Conhecimento das Competências a serem desenvolvidas nos alunos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica; VI. A Prática como Eixo Central; VII. Pesquisa e Atitude Investigativa; VIII. Concepção de Avaliação. Constatamos: a) desenvolvimento de competências como núcleo da organização curricular; b) relação entre educação e mercado no subcampo ensino escolar das Lutas; c) método expositivo de aula com fundamentação prática esportiva de técnicas corporais, dicotomia entre teoria e prática, ausência de vivências didáticas diretamente ligadas a prática profissional e processos avaliativos que incluem aspectos informais e formais, concretizados em observação sistemática/ assistemática. Concluímos que o Projeto Político Pedagógico valoriza a docência e o corpo de conhecimentos pertinentes ao ensino escolar de Lutas. No entanto, urge renovação curricular no que diz respeito à metodologia de ensino em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar.
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Pontuamos como questão problema de pesquisa: como se processa num determinado currículo o ensino e a aprendizagem das Lutas para atuação do Professor na Escola? Objetivamos preservar a memória curricular do curso de Licenciatura em Educação Física, de uma Universidade Pública Estadual, do interior do Estado de São Paulo, analisando o Projeto Político Pedagógico, bem como, relatos de parte do seu corpo docente e discente no que diz respeito à formação inicial em Lutas e intervenção profissional no ensino escolar. Como hipótese tem-se os conteúdos disciplinares desenvolvidos por intermédio de vivências corporais próprias do esporte, jogos e recreação e não de modo temático-interdisciplinar abordados no processo da docência e aprendizagem estudantil. A revisão de literatura e documental abordam teoria curricular, formação inicial de professores, o ensino escolar de aprendizagem das Lutas e o Projeto Político Pedagógico do Curso ora em análise. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, o método é história oral e a técnica entrevista semiestruturada, sendo realizada com 04 Docentes e 18 Estudantes, de forma remota síncrona por meio de aplicativo de videoconferência. Fundamentados no método análise de conteúdo procedemos as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos relatos orais, discutidos à luz do Projeto Político Pedagógico e revisão da literatura, conforme os eixos: I. Desenvolvimento de Competências; II. Concepção de Conteúdo; III. Concepção de Aprendizagem; IV. Simetria Invertida; V. Conhecimento das Competências a serem desenvolvidas nos alunos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica; VI. A Prática como Eixo Central; VII. Pesquisa e Atitude Investigativa; VIII. Concepção de Avaliação. Constatamos: a) desenvolvimento de competências como núcleo da organização curricular; b) relação entre educação e mercado no subcampo ensino escolar das Lutas; c) método expositivo de aula com fundamentação prática esportiva de técnicas corporais, dicotomia entre teoria e prática, ausência de vivências didáticas diretamente ligadas a prática profissional e processos avaliativos que incluem aspectos informais e formais, concretizados em observação sistemática/ assistemática. Concluímos que o Projeto Político Pedagógico valoriza a docência e o corpo de conhecimentos pertinentes ao ensino escolar de Lutas. No entanto, urge renovação curricular no que diz respeito à metodologia de ensino em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar.Undergraduate Curriculum Courses Degree in Physical Education mean academic, scientific, historical, cultural and social intellectual representations with regard to the world of work in the field of bodily manifestations of human civilization and its requirements in terms of training, skills, abilities, content etc. for school professional intervention. From the set of disciplines of sporting phenomena, we are interested in investigating the preparation of university students for teaching Fighting in the formal educational institution. We pointed out as a research problem question: how does the teaching and learning of the Fights for a Teacher at School work in each curriculum? We aim to preserve the curricular memory of the Physical Education Degree course, from a State Public University, in the interior of the State of São Paulo, analyzing the Pedagogical Political Project, as well as reports from part of its faculty and students regarding the initial training in fights and professional intervention in school education. As a hypothesis we have the disciplinary contents developed through body experiences proper to sport, games, and recreation and not in a thematic-interdisciplinary way addressed in the process of teaching and student learning. The literature and documentary review address curricular theory, initial teacher training, school teaching on how to fight and the Political Pedagogical Project of the Course under analysis. It is a qualitative research, the method is oral history and the technique semi-structured interview, being carried out with 04 Teachers and 18 Students, in a remote synchronous way through a videoconference application. Based on the content analysis method, we proceeded with the stages of pre-analysis, material exploration and treatment of oral reports, discussed in the light of the Political Pedagogical Project and literature review, according to the axes: I. Skills Development; II. Content Design; III. Learning Conception; IV. Inverted Symmetry: V. Knowledge of the Skills to be developed in the students of the different stages and modalities of Basic Education; VI. Practice as a Central Axis; VII. Research and Investigative Attitude; VIII. Evaluation Conception. We note: a) skills development as the core of the curricular organization; b) relationship between education and the market in the school education subfield of Fights; c) lecture method based on sports practice based on body techniques, dichotomy between theory and practice, absence of didactic experiences directly linked to professional practice and evaluative processes that include informal and formal aspects, implemented in systematic / unsystematic observation. We conclude that the Pedagogical Political Project values teaching and the body of knowledge pertinent to school education in Fighting. However, there is an urgent need for curricular renewal with regard to teaching methodology in the classroom from an interdisciplinary perspective.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)144828/2020-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moyano, Felipe Gimenes2021-06-17T16:15:51Z2021-06-17T16:15:51Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/205009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:04:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:05.642973Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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