Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Caio Rotta Bradbury [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96041
Resumo: Um dos fatores que agrega legitimidade a uma área do conhecimento científico é a produção acadêmica, corporificada na forma de um sistema de pós-graduação, que além de efetivar a formação acadêmica integra a pesquisa à transmissão de conhecimento, perpetuando um ciclo acadêmico. Escolheu-se como lócus deste estudo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Intituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, local em que se levantaram alguns questionamentos relativos à ausência de indicativos claros sobre a questão do referencial teórico no processo de formação e produção de conhecimento. Na busca de dados para confirmar ou refutar tal questão efetuou-se a análise de fonte documental relativa à 28 dissertações de mestrado produzidas na Área de Concentração Pedagogia da Motricidade Humana, no período de 1998 a 2002, assim como de consulta aos documentos históricos do processo de constituição desse programa. Corroborando com esse trabalho utilizou-se também de entrevista com os membros da comissão de criação da proposta desse programa e com representantes da área de concentração. O foco deste estudo se concentrou portanto em investigar a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, buscando-se compreender os referenciais teóricos desta proposta, bem como seu processo de constituição. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de análise qualitativa. A análise dos resultados obtidos no estudo e a sua discussão inicial apontaram indícios de uma possível fragmentação da área de conhecimento, levando a falta de uma aquiescência básica acerca da identidade do programa, sugerindo a necessidade de uma nova configuração curricular. .
id UNSP_5cd91fd84a17f6e8ea82666af63df9f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96041
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RCCapacidade motoraEducação fisicaMotricidade humanaHuman motricityAcademical identityPhysical educationMasters degreeUm dos fatores que agrega legitimidade a uma área do conhecimento científico é a produção acadêmica, corporificada na forma de um sistema de pós-graduação, que além de efetivar a formação acadêmica integra a pesquisa à transmissão de conhecimento, perpetuando um ciclo acadêmico. Escolheu-se como lócus deste estudo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Intituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, local em que se levantaram alguns questionamentos relativos à ausência de indicativos claros sobre a questão do referencial teórico no processo de formação e produção de conhecimento. Na busca de dados para confirmar ou refutar tal questão efetuou-se a análise de fonte documental relativa à 28 dissertações de mestrado produzidas na Área de Concentração Pedagogia da Motricidade Humana, no período de 1998 a 2002, assim como de consulta aos documentos históricos do processo de constituição desse programa. Corroborando com esse trabalho utilizou-se também de entrevista com os membros da comissão de criação da proposta desse programa e com representantes da área de concentração. O foco deste estudo se concentrou portanto em investigar a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, buscando-se compreender os referenciais teóricos desta proposta, bem como seu processo de constituição. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de análise qualitativa. A análise dos resultados obtidos no estudo e a sua discussão inicial apontaram indícios de uma possível fragmentação da área de conhecimento, levando a falta de uma aquiescência básica acerca da identidade do programa, sugerindo a necessidade de uma nova configuração curricular. .One of the factors that joins legitimacy to an area of the scientific knowledge is the academic production, which has its corpus in the form of a master's degree system, which integrates the research into the knowledge transmission besides executing the academic formation, perpetuating that way an academic cycle. It was chosen as locus of this study the Masters degree Program in Motricity Sciences of Biosciences Institute of UNESP/Rio Claro, place where emerge some questioning about the absence of clear indicatives about the subject of the theoretical referential in the process of formation production of the knowledge. In the search of data to confirm or to refute such questions occurred the analysis of the documental source relative to 28 master's degree dissertations produced in the Concentration Area: Pedagogy of the Human Motricity, in the period from 1998 to 2002, as well as consultation to the historical documents of the constitution process of that program. Corroborating with that work was also used the interview with the members of the commission of creation of the proposal of that program and with representatives of the concentration area. The focus of this study pondered therefore in investigating the academic production of the Masters degree Program in Motricity Sciences, concentration area: Pedagogy of the Human Motricity being searching to understand the theoretical referential of this proposal, as well as its process of constitution. It is treated, therefore, of study of case, of qualitative analysis. The analysis of the results obtained in the study and it initial discussion had pointed indications of a possible fragmentation of the knowledge area, leading the lack of a basic consent concerning the identity of the program, suggesting the need of a new curricular configuration. (Complete abstract, click eletonic address below).Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Caio Rotta Bradbury [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2006-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 234 f. : il.application/pdfNOVAES, Caio Rotta Bradbury. Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC. 2006. viii, 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.http://hdl.handle.net/11449/96041000476051novaes_crb_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:34:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:52:27.454580Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
title Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
spellingShingle Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
Novaes, Caio Rotta Bradbury [UNESP]
Capacidade motora
Educação fisica
Motricidade humana
Human motricity
Academical identity
Physical education
Masters degree
title_short Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
title_full Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
title_fullStr Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
title_full_unstemmed Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
title_sort Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC
author Novaes, Caio Rotta Bradbury [UNESP]
author_facet Novaes, Caio Rotta Bradbury [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Caio Rotta Bradbury [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
Educação fisica
Motricidade humana
Human motricity
Academical identity
Physical education
Masters degree
topic Capacidade motora
Educação fisica
Motricidade humana
Human motricity
Academical identity
Physical education
Masters degree
description Um dos fatores que agrega legitimidade a uma área do conhecimento científico é a produção acadêmica, corporificada na forma de um sistema de pós-graduação, que além de efetivar a formação acadêmica integra a pesquisa à transmissão de conhecimento, perpetuando um ciclo acadêmico. Escolheu-se como lócus deste estudo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Intituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, local em que se levantaram alguns questionamentos relativos à ausência de indicativos claros sobre a questão do referencial teórico no processo de formação e produção de conhecimento. Na busca de dados para confirmar ou refutar tal questão efetuou-se a análise de fonte documental relativa à 28 dissertações de mestrado produzidas na Área de Concentração Pedagogia da Motricidade Humana, no período de 1998 a 2002, assim como de consulta aos documentos históricos do processo de constituição desse programa. Corroborando com esse trabalho utilizou-se também de entrevista com os membros da comissão de criação da proposta desse programa e com representantes da área de concentração. O foco deste estudo se concentrou portanto em investigar a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, buscando-se compreender os referenciais teóricos desta proposta, bem como seu processo de constituição. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de análise qualitativa. A análise dos resultados obtidos no estudo e a sua discussão inicial apontaram indícios de uma possível fragmentação da área de conhecimento, levando a falta de uma aquiescência básica acerca da identidade do programa, sugerindo a necessidade de uma nova configuração curricular. .
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-29
2014-06-11T19:27:59Z
2014-06-11T19:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVAES, Caio Rotta Bradbury. Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC. 2006. viii, 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/96041
000476051
novaes_crb_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv NOVAES, Caio Rotta Bradbury. Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC. 2006. viii, 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.
000476051
novaes_crb_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 234 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129468842115072