As crenças de autoeficácia docente do profissional de educação física na perspectiva inclusiva: dimensões teóricas e aplicadas na formação profissional
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141824 |
Resumo: | Este texto mostra a revisão de literatura apresentada em mesa temática feita em grupo de estudos na Unesp-Bauru e em disciplina da Faculdade de Educação da Unicamp (Seminários Avançados), discutindo a autoeficácia docente. Buscou-se analisar a autoeficácia de professores de Educação Física (EF), a respeito da situação de ensino da disciplina e da atuação profissional, buscando evidências de sua construção e impactos na realidade docente e no contexto educativo específico da EF inclusiva voltada ao atendimento da pessoa com deficiência. Os objetivos foram associar a temática da autoeficácia, compreendendo e apropriando o constructo para a atuação docente específica em EF e EF adaptada e realizar um levantamento de fatores que interferem na autoeficácia do professor de EF, bem como discutir a formação profissional e acadêmica, e as suas relações com a construção da autoeficácia docente e motivação do(a) professor(a). A metodologia foi uma revisão e atualização bibliográfica de 1990 a 2012. A atuação docente define-se por uma diversidade de ações que exigem a formação conceitual e domínio de estratégias pedagógicas, o enfrentamento de situações provocadas pelo meio acadêmico (situações decorrentes das interações com alunos, familiares, colegas, sistema socioeducativo e com o individuo).Compreendendo e buscando respeitar estas especificidades da EF, fica mais fácil ensinar e oferecer seus conteúdos, além de possibilitar a formação de profissionais engajados e motivados na atuação e no contexto educacional brasileiro. Estudos mostram que a autoeficácia é apontada como preditora de persistência, motivação, comportamento e aderência em relação aos programas educacionais por parte dos professores. |
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