O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inês, Paula Cristina Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/2243
Resumo: As relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes.
id RCAP_5799f5fd27aa6fa2d82a450191b835f3
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia DocenteAceitação-RejeiçãoSatisfação profissionalAutoeficáciaDocentesAs relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes.Repositório Científico da UMAIAInês, Paula Cristina Soares2023-10-13T15:03:40Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T07:34:18Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:39.544541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
title O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
spellingShingle O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
Inês, Paula Cristina Soares
Aceitação-Rejeição
Satisfação profissional
Autoeficácia
Docentes
title_short O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
title_full O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
title_fullStr O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
title_full_unstemmed O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
title_sort O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
author Inês, Paula Cristina Soares
author_facet Inês, Paula Cristina Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Inês, Paula Cristina Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação-Rejeição
Satisfação profissional
Autoeficácia
Docentes
topic Aceitação-Rejeição
Satisfação profissional
Autoeficácia
Docentes
description As relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01
2022-01-01T00:00:00Z
2023-10-13T15:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/2243
url http://hdl.handle.net/10400.24/2243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133619922403328