Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiziack, Stella Karina Leonel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235099
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de conhecer a participação da oferta da modalidade técnica integrada ao médio, nas instituições públicas do município de Barretos, para a expansão do Ensino Médio. Tendo como objetivos específicos: conhecer a evolução da demanda nas séries iniciais do Ensino Médio Integrado diurno, no período de 2012 a 2020, nas unidades do Centro Paula Souza e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia no município de Barretos; analisar os índices de permanência e conclusão da modalidade integrada ao ensino médio na rede pública estadual e federal no município de Barretos. A proposta foi desenvolvida utilizando abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, trazendo na fundamentação teórica os autores: Luiz Antônio Cunha, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Acácia Kuenzer e pesquisa documental de registros institucionais e indicadores acadêmicos de gestão como: número de inscritos, vagas ofertadas, concluintes nas séries finais e as perdas durante o ciclo de aprendizagem por trancamentos e evasão em cada habilitação, disponibilizados pelo BDCETEC (Banco de Dados da Cetec) e Plataforma Nilo Peçanha. A pesquisa contribui para as análises da participação da oferta da modalidade técnica integrada ao processo de expansão do ensino médio no período diurno, no município de Barretos, sendo um referencial aos gestores e equipes pedagógicas das Escolas Técnicas do município e de forma expandida do estado de São Paulo.
id UNSP_5cf5603c1fa2cc4fca09f6f7438afa49
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235099
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de BarretosParticipation of the integrated technical modality in the high school offer in the municipality of BarretosCurrículo IntegradoEnsino MédioPolíticas EducacionaisIntegrated CurriculumSecondary SchoolEducational PoliticalsA pesquisa tem o objetivo de conhecer a participação da oferta da modalidade técnica integrada ao médio, nas instituições públicas do município de Barretos, para a expansão do Ensino Médio. Tendo como objetivos específicos: conhecer a evolução da demanda nas séries iniciais do Ensino Médio Integrado diurno, no período de 2012 a 2020, nas unidades do Centro Paula Souza e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia no município de Barretos; analisar os índices de permanência e conclusão da modalidade integrada ao ensino médio na rede pública estadual e federal no município de Barretos. A proposta foi desenvolvida utilizando abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, trazendo na fundamentação teórica os autores: Luiz Antônio Cunha, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Acácia Kuenzer e pesquisa documental de registros institucionais e indicadores acadêmicos de gestão como: número de inscritos, vagas ofertadas, concluintes nas séries finais e as perdas durante o ciclo de aprendizagem por trancamentos e evasão em cada habilitação, disponibilizados pelo BDCETEC (Banco de Dados da Cetec) e Plataforma Nilo Peçanha. A pesquisa contribui para as análises da participação da oferta da modalidade técnica integrada ao processo de expansão do ensino médio no período diurno, no município de Barretos, sendo um referencial aos gestores e equipes pedagógicas das Escolas Técnicas do município e de forma expandida do estado de São Paulo.The objective of this research project is to understand the contribution of an integrated technical modality in public education systems for the improvement of secondary education (SE) in public institutions in the municipality of Barretos. It will have the following specific objectives: Understand the evolution of demand for the modality in the initial grades of SE since its initial offering; analyze of the conclusion and understand the accessability of the integrated technical modality in SE in the state and federal public education systems in the city of Barretos. The proposal will be developed using a qualitative approach through bibliographic research having as a theoretical basis the authors: Luiz Antônio Cunha, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Acácia Kuenzer and, documentary research of institutional records and academics management indicators, such as: number of people enrolled, vacancies offered, number of students graduated and losses during the learning cycle due to leaves of absence and discontinuations in each qualification, availability by BDCETEC (Cetec Database) and Nilo Peçanha platform. At the end of this research, we aim to contribute by providing an impact analysis of the integrated technical modality offered to SE at the municipality of Barretos during the process of secondary school expansion during the period of day classes, becoming a reference for managers and pedagogical teams of Technical Schools of the municipality and more broadly for the state of São Paulo.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wiziack, Stella Karina Leonel2022-06-09T13:14:35Z2022-06-09T13:14:35Z2022-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23509933004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:06:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
Participation of the integrated technical modality in the high school offer in the municipality of Barretos
title Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
spellingShingle Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
Wiziack, Stella Karina Leonel
Currículo Integrado
Ensino Médio
Políticas Educacionais
Integrated Curriculum
Secondary School
Educational Politicals
title_short Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
title_full Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
title_fullStr Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
title_full_unstemmed Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
title_sort Participação da modalidade técnica integrada na oferta de ensino médio no município de Barretos
author Wiziack, Stella Karina Leonel
author_facet Wiziack, Stella Karina Leonel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiziack, Stella Karina Leonel
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Integrado
Ensino Médio
Políticas Educacionais
Integrated Curriculum
Secondary School
Educational Politicals
topic Currículo Integrado
Ensino Médio
Políticas Educacionais
Integrated Curriculum
Secondary School
Educational Politicals
description A pesquisa tem o objetivo de conhecer a participação da oferta da modalidade técnica integrada ao médio, nas instituições públicas do município de Barretos, para a expansão do Ensino Médio. Tendo como objetivos específicos: conhecer a evolução da demanda nas séries iniciais do Ensino Médio Integrado diurno, no período de 2012 a 2020, nas unidades do Centro Paula Souza e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia no município de Barretos; analisar os índices de permanência e conclusão da modalidade integrada ao ensino médio na rede pública estadual e federal no município de Barretos. A proposta foi desenvolvida utilizando abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, trazendo na fundamentação teórica os autores: Luiz Antônio Cunha, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Acácia Kuenzer e pesquisa documental de registros institucionais e indicadores acadêmicos de gestão como: número de inscritos, vagas ofertadas, concluintes nas séries finais e as perdas durante o ciclo de aprendizagem por trancamentos e evasão em cada habilitação, disponibilizados pelo BDCETEC (Banco de Dados da Cetec) e Plataforma Nilo Peçanha. A pesquisa contribui para as análises da participação da oferta da modalidade técnica integrada ao processo de expansão do ensino médio no período diurno, no município de Barretos, sendo um referencial aos gestores e equipes pedagógicas das Escolas Técnicas do município e de forma expandida do estado de São Paulo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09T13:14:35Z
2022-06-09T13:14:35Z
2022-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235099
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/235099
identifier_str_mv 33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650107851145216