A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Matheus Barcelos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217282
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, no entanto, figuramos como exportador de “commodities”. No caso, para não ficarmos dependentes das cotações internacionais deve-se buscar maneiras de agregar valor na produção e na cadeia produtiva como um todo. Uma forma das formas de agregar valor é através da embalagem do produto, além disso, reforça a geração de valor a região aonde o café é produzido, por trazer características únicas que diferenciam o produto. Este trabalho visa explorar de que forma a embalagem contribui para nessa geração de valor, tem como foco a região produtora de café da Alta Mogiana, conhecida por produzir cafés de alta qualidade e como isso influencia para agregar valor. Traz um estudo multicasos, com pesquisa realizada com os produtores de café, e com os consumidores para verificar se eles utilizam a embalagem como ferramenta de acréscimo de valor ao seu café e se os consumidores consideram a embalagem e a região aonde se produz o café, importante para a compra. Verificou-se que a embalagem se mostra relevante na escolha da compra pelo consumidor, sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing com os clientes.
id UNSP_5d2d29b3f6ba6e33777c71470f08355b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217282
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.The generation of value in the coffee chain through packaging: focus on the Alta Mogiana Region.EmbalagensCaféAgroindústriaO Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, no entanto, figuramos como exportador de “commodities”. No caso, para não ficarmos dependentes das cotações internacionais deve-se buscar maneiras de agregar valor na produção e na cadeia produtiva como um todo. Uma forma das formas de agregar valor é através da embalagem do produto, além disso, reforça a geração de valor a região aonde o café é produzido, por trazer características únicas que diferenciam o produto. Este trabalho visa explorar de que forma a embalagem contribui para nessa geração de valor, tem como foco a região produtora de café da Alta Mogiana, conhecida por produzir cafés de alta qualidade e como isso influencia para agregar valor. Traz um estudo multicasos, com pesquisa realizada com os produtores de café, e com os consumidores para verificar se eles utilizam a embalagem como ferramenta de acréscimo de valor ao seu café e se os consumidores consideram a embalagem e a região aonde se produz o café, importante para a compra. Verificou-se que a embalagem se mostra relevante na escolha da compra pelo consumidor, sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing com os clientes.Brazil is the world's largest producer and exporter of coffee, however, we are an exporter of commodities. In this case, in order not to be dependent on international quotations, we must look for ways to add value in the production and in the chain as a whole. One way of adding value is through the packaging of the product, in addition, it reinforces the generation of value the region where coffee is produced by bringing unique characteristics that differentiate the product. This work visa explore how packaging contributes to this value generation, focuses on the coffee producing region of Alta Mogiana, known for producing high quality coffees and how it influences to add value. It brings a multi-case study, with research conducted with coffee producers, and with consumers to verify if they use the packaging tool to increase value to their coffee and if consumers consider the packaging and the region where coffee is produced, important for purchase. It was found that the packaging is relevant in the consumer's choice of purchase, being an important communication and marketing tool with customers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Merlo, Edgard MonforteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Matheus Barcelos de2022-03-21T11:56:26Z2022-03-21T11:56:26Z2022-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21728233004102073P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T18:04:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:29.172162Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
The generation of value in the coffee chain through packaging: focus on the Alta Mogiana Region.
title A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
spellingShingle A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
Sousa, Matheus Barcelos de
Embalagens
Café
Agroindústria
title_short A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
title_full A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
title_fullStr A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
title_full_unstemmed A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
title_sort A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
author Sousa, Matheus Barcelos de
author_facet Sousa, Matheus Barcelos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merlo, Edgard Monforte
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Matheus Barcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagens
Café
Agroindústria
topic Embalagens
Café
Agroindústria
description O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, no entanto, figuramos como exportador de “commodities”. No caso, para não ficarmos dependentes das cotações internacionais deve-se buscar maneiras de agregar valor na produção e na cadeia produtiva como um todo. Uma forma das formas de agregar valor é através da embalagem do produto, além disso, reforça a geração de valor a região aonde o café é produzido, por trazer características únicas que diferenciam o produto. Este trabalho visa explorar de que forma a embalagem contribui para nessa geração de valor, tem como foco a região produtora de café da Alta Mogiana, conhecida por produzir cafés de alta qualidade e como isso influencia para agregar valor. Traz um estudo multicasos, com pesquisa realizada com os produtores de café, e com os consumidores para verificar se eles utilizam a embalagem como ferramenta de acréscimo de valor ao seu café e se os consumidores consideram a embalagem e a região aonde se produz o café, importante para a compra. Verificou-se que a embalagem se mostra relevante na escolha da compra pelo consumidor, sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing com os clientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21T11:56:26Z
2022-03-21T11:56:26Z
2022-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217282
33004102073P5
url http://hdl.handle.net/11449/217282
identifier_str_mv 33004102073P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129529894404096