A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217282 |
Resumo: | O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, no entanto, figuramos como exportador de “commodities”. No caso, para não ficarmos dependentes das cotações internacionais deve-se buscar maneiras de agregar valor na produção e na cadeia produtiva como um todo. Uma forma das formas de agregar valor é através da embalagem do produto, além disso, reforça a geração de valor a região aonde o café é produzido, por trazer características únicas que diferenciam o produto. Este trabalho visa explorar de que forma a embalagem contribui para nessa geração de valor, tem como foco a região produtora de café da Alta Mogiana, conhecida por produzir cafés de alta qualidade e como isso influencia para agregar valor. Traz um estudo multicasos, com pesquisa realizada com os produtores de café, e com os consumidores para verificar se eles utilizam a embalagem como ferramenta de acréscimo de valor ao seu café e se os consumidores consideram a embalagem e a região aonde se produz o café, importante para a compra. Verificou-se que a embalagem se mostra relevante na escolha da compra pelo consumidor, sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing com os clientes. |
id |
UNSP_5d2d29b3f6ba6e33777c71470f08355b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217282 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana.The generation of value in the coffee chain through packaging: focus on the Alta Mogiana Region.EmbalagensCaféAgroindústriaO Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, no entanto, figuramos como exportador de “commodities”. No caso, para não ficarmos dependentes das cotações internacionais deve-se buscar maneiras de agregar valor na produção e na cadeia produtiva como um todo. Uma forma das formas de agregar valor é através da embalagem do produto, além disso, reforça a geração de valor a região aonde o café é produzido, por trazer características únicas que diferenciam o produto. Este trabalho visa explorar de que forma a embalagem contribui para nessa geração de valor, tem como foco a região produtora de café da Alta Mogiana, conhecida por produzir cafés de alta qualidade e como isso influencia para agregar valor. Traz um estudo multicasos, com pesquisa realizada com os produtores de café, e com os consumidores para verificar se eles utilizam a embalagem como ferramenta de acréscimo de valor ao seu café e se os consumidores consideram a embalagem e a região aonde se produz o café, importante para a compra. Verificou-se que a embalagem se mostra relevante na escolha da compra pelo consumidor, sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing com os clientes.Brazil is the world's largest producer and exporter of coffee, however, we are an exporter of commodities. In this case, in order not to be dependent on international quotations, we must look for ways to add value in the production and in the chain as a whole. One way of adding value is through the packaging of the product, in addition, it reinforces the generation of value the region where coffee is produced by bringing unique characteristics that differentiate the product. This work visa explore how packaging contributes to this value generation, focuses on the coffee producing region of Alta Mogiana, known for producing high quality coffees and how it influences to add value. It brings a multi-case study, with research conducted with coffee producers, and with consumers to verify if they use the packaging tool to increase value to their coffee and if consumers consider the packaging and the region where coffee is produced, important for purchase. It was found that the packaging is relevant in the consumer's choice of purchase, being an important communication and marketing tool with customers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Merlo, Edgard MonforteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Matheus Barcelos de2022-03-21T11:56:26Z2022-03-21T11:56:26Z2022-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21728233004102073P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T18:04:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:29.172162Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. The generation of value in the coffee chain through packaging: focus on the Alta Mogiana Region. |
title |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. |
spellingShingle |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. Sousa, Matheus Barcelos de Embalagens Café Agroindústria |
title_short |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. |
title_full |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. |
title_fullStr |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. |
title_full_unstemmed |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. |
title_sort |
A geração de valor na cadeia do café através da embalagem: enfoque na Região da Alta Mogiana. |
author |
Sousa, Matheus Barcelos de |
author_facet |
Sousa, Matheus Barcelos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Merlo, Edgard Monforte Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Matheus Barcelos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embalagens Café Agroindústria |
topic |
Embalagens Café Agroindústria |
description |
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, no entanto, figuramos como exportador de “commodities”. No caso, para não ficarmos dependentes das cotações internacionais deve-se buscar maneiras de agregar valor na produção e na cadeia produtiva como um todo. Uma forma das formas de agregar valor é através da embalagem do produto, além disso, reforça a geração de valor a região aonde o café é produzido, por trazer características únicas que diferenciam o produto. Este trabalho visa explorar de que forma a embalagem contribui para nessa geração de valor, tem como foco a região produtora de café da Alta Mogiana, conhecida por produzir cafés de alta qualidade e como isso influencia para agregar valor. Traz um estudo multicasos, com pesquisa realizada com os produtores de café, e com os consumidores para verificar se eles utilizam a embalagem como ferramenta de acréscimo de valor ao seu café e se os consumidores consideram a embalagem e a região aonde se produz o café, importante para a compra. Verificou-se que a embalagem se mostra relevante na escolha da compra pelo consumidor, sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing com os clientes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21T11:56:26Z 2022-03-21T11:56:26Z 2022-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217282 33004102073P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217282 |
identifier_str_mv |
33004102073P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129529894404096 |