A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141801
Resumo: Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover a análise das interações ocorridas em um grupo de estudos e discussão entre licenciandos em física e professores de física em exercício profissional. Partindo das premissas teóricas de que a interação comunicativa entre as pessoas é parte do processo de construção de conhecimentos e do processo de emancipação dos sujeitos e com o apoio das considerações advindas da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, caracterizamos a construção conjunta de conhecimentos e concepções em um grupo de estudos e discussão de tópicos de física que envolve a participação de futuros professores de física e professores de física em exercício. Com a análise dos registros de todas as reuniões em áudio e dos diários produzidos pelos participantes do grupo, foi possível descrever um processo segundo o qual a interação entre um futuro professore e um professore de física, se comunicativa, pode propiciar uma formação mais condizente com as ideologias dos referenciais críticos nos quais também nos apoiamos.
id UNSP_5d49ef82eee788474d20aed4ae306104
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141801
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativaApresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover a análise das interações ocorridas em um grupo de estudos e discussão entre licenciandos em física e professores de física em exercício profissional. Partindo das premissas teóricas de que a interação comunicativa entre as pessoas é parte do processo de construção de conhecimentos e do processo de emancipação dos sujeitos e com o apoio das considerações advindas da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, caracterizamos a construção conjunta de conhecimentos e concepções em um grupo de estudos e discussão de tópicos de física que envolve a participação de futuros professores de física e professores de física em exercício. Com a análise dos registros de todas as reuniões em áudio e dos diários produzidos pelos participantes do grupo, foi possível descrever um processo segundo o qual a interação entre um futuro professore e um professore de física, se comunicativa, pode propiciar uma formação mais condizente com as ideologias dos referenciais críticos nos quais também nos apoiamos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Instituto de Física e Química (IFQ), Itajubá, MG, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Araya, Ana Maria Osório [UNESP]Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]2016-07-19T13:00:31Z2016-07-19T13:00:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1690-1701application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1690-17012357-7819http://hdl.handle.net/11449/141801ISSN2357-7819-2014-1690-1701.pdf1543738193935256porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-19T12:45:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
title A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
spellingShingle A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
title_short A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
title_full A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
title_fullStr A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
title_full_unstemmed A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
title_sort A formação inicial e continuada de professores de física em interação: uma análise a partir da teoria da ação comunicativa
author Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
author_facet Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
author_role author
author2 Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
description Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover a análise das interações ocorridas em um grupo de estudos e discussão entre licenciandos em física e professores de física em exercício profissional. Partindo das premissas teóricas de que a interação comunicativa entre as pessoas é parte do processo de construção de conhecimentos e do processo de emancipação dos sujeitos e com o apoio das considerações advindas da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, caracterizamos a construção conjunta de conhecimentos e concepções em um grupo de estudos e discussão de tópicos de física que envolve a participação de futuros professores de física e professores de física em exercício. Com a análise dos registros de todas as reuniões em áudio e dos diários produzidos pelos participantes do grupo, foi possível descrever um processo segundo o qual a interação entre um futuro professore e um professore de física, se comunicativa, pode propiciar uma formação mais condizente com as ideologias dos referenciais críticos nos quais também nos apoiamos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:31Z
2016-07-19T13:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1690-1701
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141801
ISSN2357-7819-2014-1690-1701.pdf
1543738193935256
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141801
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1690-1701
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1690-1701.pdf
1543738193935256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1690-1701
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649640851046400