Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolo Viero Devechi, Catia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tauchen, Gionara, Trevisan, Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037
Resumo: O presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas.  É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los.
id UFMG-5_6bb05603370aeffba4d589fb3732755e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21037
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação ComunicativaO presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas.  É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037/16928Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiccolo Viero Devechi, CatiaTauchen, GionaraTrevisan, Amarildo Luiz2023-05-29T14:24:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21037Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
title Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
spellingShingle Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
Piccolo Viero Devechi, Catia
title_short Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
title_full Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
title_fullStr Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
title_full_unstemmed Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
title_sort Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
author Piccolo Viero Devechi, Catia
author_facet Piccolo Viero Devechi, Catia
Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccolo Viero Devechi, Catia
Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
description O presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas.  É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037/16928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120797204480