Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037 |
Resumo: | O presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas. É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los. |
id |
UFMG-5_6bb05603370aeffba4d589fb3732755e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21037 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação ComunicativaO presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas. É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037/16928Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiccolo Viero Devechi, CatiaTauchen, GionaraTrevisan, Amarildo Luiz2023-05-29T14:24:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21037Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
title |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
spellingShingle |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa Piccolo Viero Devechi, Catia |
title_short |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
title_full |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
title_fullStr |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
title_full_unstemmed |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
title_sort |
Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa |
author |
Piccolo Viero Devechi, Catia |
author_facet |
Piccolo Viero Devechi, Catia Tauchen, Gionara Trevisan, Amarildo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Tauchen, Gionara Trevisan, Amarildo Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccolo Viero Devechi, Catia Tauchen, Gionara Trevisan, Amarildo Luiz |
description |
O presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas. É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037/16928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120797204480 |