Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Minhano Aleixo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181621
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar o movimento de conceitos na aprendizagem da matemática, a partir de uma atividade didática elaborada com base no contexto histórico do instrumento de medida Quadrante Geométrico e no tratado Del modo di misurare, de Cosimo Bartoli. Os fundamentos teórico-metodológicos pautam-se em um delineamento possível de interface entre a história da matemática e o ensino da matemática, de modo a dar significado aos objetos matemáticos. Para aproximar a história da matemática do ensino, optamos por explorar as potencialidades didáticas do instrumento de medida, o quadrante geométrico e de seu respectivo tratado, a partir da análise do contexto histórico e do movimento do pensamento para a formação dos conceitos matemáticos sintetizados no instrumento, por meio de uma intervenção com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade didática foi organizada sob pressupostos da atividade orientadora de ensino, fundamentada na Teoria da Atividade, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por intermédio de gravações audiovisuais e das produções escritas dos estudantes. Os dados foram organizados em episódios e receberam uma análise qualitativa, pautada na perspectiva histórico-cultural com enfoque no pensamento empírico e teórico. Os resultados indicam articulações dos conceitos matemáticos de medida, números racionais, reta oblíqua, razão, proporção e semelhança de triângulos, no decorrer das ações da atividade didática, apontando o movimento desses conceitos no pensamento dos estudantes, de modo a propiciar a mobilização do conceito empírico e do conceito teórico desses objetos matemáticos. O salto desta pesquisa está na produção de uma interface entre a história e o ensino da matemática, por meio de uma organização intencional da atividade didática, que articulou e mobilizou conhecimentos dos estudantes para o desenvolvimento do conceito teórico dos objetos matemáticos sintetizados no processo de construção e uso do instrumento de medida, o quadrante geométrico.
id UNSP_5d690fec9c7bcf4cbcbc0e12ca167714
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181621
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante GeométricoAn interface between history and teaching of mathematics: contributions in the formation of concepts of students in the construction and use of a measuring instrument of the sixteenth century - The Geometric QuadrantEnsino de matemáticaHistória da matemáticaInstrumentos de medidaFormação de conceitoMathematics teachingHistory of MathematicsMeasuring instrumentsConcept formationO objetivo desta pesquisa é investigar o movimento de conceitos na aprendizagem da matemática, a partir de uma atividade didática elaborada com base no contexto histórico do instrumento de medida Quadrante Geométrico e no tratado Del modo di misurare, de Cosimo Bartoli. Os fundamentos teórico-metodológicos pautam-se em um delineamento possível de interface entre a história da matemática e o ensino da matemática, de modo a dar significado aos objetos matemáticos. Para aproximar a história da matemática do ensino, optamos por explorar as potencialidades didáticas do instrumento de medida, o quadrante geométrico e de seu respectivo tratado, a partir da análise do contexto histórico e do movimento do pensamento para a formação dos conceitos matemáticos sintetizados no instrumento, por meio de uma intervenção com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade didática foi organizada sob pressupostos da atividade orientadora de ensino, fundamentada na Teoria da Atividade, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por intermédio de gravações audiovisuais e das produções escritas dos estudantes. Os dados foram organizados em episódios e receberam uma análise qualitativa, pautada na perspectiva histórico-cultural com enfoque no pensamento empírico e teórico. Os resultados indicam articulações dos conceitos matemáticos de medida, números racionais, reta oblíqua, razão, proporção e semelhança de triângulos, no decorrer das ações da atividade didática, apontando o movimento desses conceitos no pensamento dos estudantes, de modo a propiciar a mobilização do conceito empírico e do conceito teórico desses objetos matemáticos. O salto desta pesquisa está na produção de uma interface entre a história e o ensino da matemática, por meio de uma organização intencional da atividade didática, que articulou e mobilizou conhecimentos dos estudantes para o desenvolvimento do conceito teórico dos objetos matemáticos sintetizados no processo de construção e uso do instrumento de medida, o quadrante geométrico.The purpose of this research is to investigate the motion of concepts in the learning of mathematics, as from a didactic activity drafted on the historical context of the geometric quadrant measuring instrument and Del modo di misurare by Cosimo Bartoli. The theoretical-methodological foundations are grounded in a possible delineation of the interface between history and teaching of mathematics, in order to imply meaning for mathematical objects. To bring mathematics history and teaching closer, we opted to explore the didactic potentialities of a measuring instrument, the geometric quadrant and its respective treatise, by analyzing the historical context and the thought movement for the formation of mathematical concepts synthesized in the instrument, by means of an intervention with students attending the 9th grade of school. Such didactic activity was organized under the assumptions of the orienting teaching activity, reasoned in Theory of Activity, from the perspective of Historical-Cultural Theory. The data collection occurred through audiovisual recordings and productions written by the students. These data were arranged into episodes for review and received a qualitative analysis, based on a historical-cultural perspective, focusing on the empirical and theoretical thinking. Results indicate articulations of the mathematical concepts of measurement, rational numbers, oblique line, ratio, proportion, and similarity of triangles during the didactic activity, showing the movement of these concepts in the students' thinking and providing the mobilization of the empirical and theoretical concept of these mathematical objects. The increase of this research is in elaboration of an interface between history and teaching of mathematics, through an intentional organization of didactic activity that articulated and mobilized students’ knowledge about development of the theoretical concept of mathematical objects synthesized in the construction process and use of the measuring instrument, the geometric quadrant.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Marisa da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Paula Minhano Aleixo2019-04-22T14:13:51Z2019-04-22T14:13:51Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18162100091537933004056091P04508251745364291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:03:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:53.709595Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
An interface between history and teaching of mathematics: contributions in the formation of concepts of students in the construction and use of a measuring instrument of the sixteenth century - The Geometric Quadrant
title Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
spellingShingle Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
Silva, Ana Paula Minhano Aleixo
Ensino de matemática
História da matemática
Instrumentos de medida
Formação de conceito
Mathematics teaching
History of Mathematics
Measuring instruments
Concept formation
title_short Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
title_full Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
title_fullStr Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
title_full_unstemmed Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
title_sort Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – O Quadrante Geométrico
author Silva, Ana Paula Minhano Aleixo
author_facet Silva, Ana Paula Minhano Aleixo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Marisa da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Minhano Aleixo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
História da matemática
Instrumentos de medida
Formação de conceito
Mathematics teaching
History of Mathematics
Measuring instruments
Concept formation
topic Ensino de matemática
História da matemática
Instrumentos de medida
Formação de conceito
Mathematics teaching
History of Mathematics
Measuring instruments
Concept formation
description O objetivo desta pesquisa é investigar o movimento de conceitos na aprendizagem da matemática, a partir de uma atividade didática elaborada com base no contexto histórico do instrumento de medida Quadrante Geométrico e no tratado Del modo di misurare, de Cosimo Bartoli. Os fundamentos teórico-metodológicos pautam-se em um delineamento possível de interface entre a história da matemática e o ensino da matemática, de modo a dar significado aos objetos matemáticos. Para aproximar a história da matemática do ensino, optamos por explorar as potencialidades didáticas do instrumento de medida, o quadrante geométrico e de seu respectivo tratado, a partir da análise do contexto histórico e do movimento do pensamento para a formação dos conceitos matemáticos sintetizados no instrumento, por meio de uma intervenção com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade didática foi organizada sob pressupostos da atividade orientadora de ensino, fundamentada na Teoria da Atividade, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por intermédio de gravações audiovisuais e das produções escritas dos estudantes. Os dados foram organizados em episódios e receberam uma análise qualitativa, pautada na perspectiva histórico-cultural com enfoque no pensamento empírico e teórico. Os resultados indicam articulações dos conceitos matemáticos de medida, números racionais, reta oblíqua, razão, proporção e semelhança de triângulos, no decorrer das ações da atividade didática, apontando o movimento desses conceitos no pensamento dos estudantes, de modo a propiciar a mobilização do conceito empírico e do conceito teórico desses objetos matemáticos. O salto desta pesquisa está na produção de uma interface entre a história e o ensino da matemática, por meio de uma organização intencional da atividade didática, que articulou e mobilizou conhecimentos dos estudantes para o desenvolvimento do conceito teórico dos objetos matemáticos sintetizados no processo de construção e uso do instrumento de medida, o quadrante geométrico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22T14:13:51Z
2019-04-22T14:13:51Z
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181621
000915379
33004056091P0
4508251745364291
url http://hdl.handle.net/11449/181621
identifier_str_mv 000915379
33004056091P0
4508251745364291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128358097092608