A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216536 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial. |
id |
UNSP_5e4cbb8447d05c0f98353145ca441558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/216536 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivasThe formation of the biologist in times of remote teaching: problems and perspectivesEnsino remotoEducaçãoBiologiaPandemiaDistance learningEducationBiologyPandemicEste trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial.This paper aims to initially present a report on biology and the current historical moment of the Covid-19 pandemic, addressing their participation and engagement in this scenario. Next, we have a narrative on how this relationship implies in the training of both the biologist and the biology teacher in a pandemic context, based on the report of personal experiences in the Biological Sciences course through distance learning for a period of two years during training (2020 and 2021), due to the social isolation imposed by the government. The reflection addressed here deals, through the view of the student in training in the field of science, to raise the consequences in the training of the professional biologist and the future teacher of science and biology by digital platforms in the period of emergency distance learning.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quiulo, Jemima Protti do Nascimento2022-02-11T13:25:39Z2022-02-11T13:25:39Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:07.017556Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas The formation of the biologist in times of remote teaching: problems and perspectives |
title |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas |
spellingShingle |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas Quiulo, Jemima Protti do Nascimento Ensino remoto Educação Biologia Pandemia Distance learning Education Biology Pandemic |
title_short |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas |
title_full |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas |
title_fullStr |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas |
title_full_unstemmed |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas |
title_sort |
A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas |
author |
Quiulo, Jemima Protti do Nascimento |
author_facet |
Quiulo, Jemima Protti do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pechula, Marcia Reami [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quiulo, Jemima Protti do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Educação Biologia Pandemia Distance learning Education Biology Pandemic |
topic |
Ensino remoto Educação Biologia Pandemia Distance learning Education Biology Pandemic |
description |
Este trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-11T13:25:39Z 2022-02-11T13:25:39Z 2022-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/216536 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/216536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128688055648256 |