A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quiulo, Jemima Protti do Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216536
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial.
id UNSP_5e4cbb8447d05c0f98353145ca441558
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216536
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivasThe formation of the biologist in times of remote teaching: problems and perspectivesEnsino remotoEducaçãoBiologiaPandemiaDistance learningEducationBiologyPandemicEste trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial.This paper aims to initially present a report on biology and the current historical moment of the Covid-19 pandemic, addressing their participation and engagement in this scenario. Next, we have a narrative on how this relationship implies in the training of both the biologist and the biology teacher in a pandemic context, based on the report of personal experiences in the Biological Sciences course through distance learning for a period of two years during training (2020 and 2021), due to the social isolation imposed by the government. The reflection addressed here deals, through the view of the student in training in the field of science, to raise the consequences in the training of the professional biologist and the future teacher of science and biology by digital platforms in the period of emergency distance learning.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quiulo, Jemima Protti do Nascimento2022-02-11T13:25:39Z2022-02-11T13:25:39Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:06:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
The formation of the biologist in times of remote teaching: problems and perspectives
title A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
spellingShingle A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
Quiulo, Jemima Protti do Nascimento
Ensino remoto
Educação
Biologia
Pandemia
Distance learning
Education
Biology
Pandemic
title_short A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
title_full A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
title_fullStr A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
title_full_unstemmed A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
title_sort A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas
author Quiulo, Jemima Protti do Nascimento
author_facet Quiulo, Jemima Protti do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechula, Marcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Quiulo, Jemima Protti do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Educação
Biologia
Pandemia
Distance learning
Education
Biology
Pandemic
topic Ensino remoto
Educação
Biologia
Pandemia
Distance learning
Education
Biology
Pandemic
description Este trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-11T13:25:39Z
2022-02-11T13:25:39Z
2022-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216536
url http://hdl.handle.net/11449/216536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046278165168128