Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018 http://hdl.handle.net/11449/27056 |
Resumo: | O presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático. |
id |
UNSP_5e69b65e00668c68f615d0300c59518d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27056 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física EscolarTextbook: a possible tool to work with dance at school Physical EducationDançaLivro didáticoEducação Física EscolarDanceTextbookPhysical EducationO presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático.This essay proposes some reflections on how the textbook is linked to Physical Education, pointing out some discussions on the process of developing a material constructed specifically about dance from the perspective of cultural diversity focused on the teacher and the student. The text gives some suggestions on how to build a book with this goal for the area, considering the context of this curricular component with regard to this material. and finally discusses some issues about the importance of the teacher's autonomy in the process of teaching and learning as well as the use that he or she can do of the textbook.Universidade Estadual Paulista IB Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista IB Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]Darido, Suraya Cristina [UNESP]2014-05-20T15:08:56Z2014-05-20T15:08:56Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article176-185application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/2705610.1590/S1980-65742012000100018S1980-65742012000100018WOS:000303445200018S1980-65742012000100018.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:15:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27056Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:22:45.599858Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar Textbook: a possible tool to work with dance at school Physical Education |
title |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar |
spellingShingle |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP] Dança Livro didático Educação Física Escolar Dance Textbook Physical Education |
title_short |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar |
title_full |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar |
title_fullStr |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar |
title_full_unstemmed |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar |
title_sort |
Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar |
author |
Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP] |
author_facet |
Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP] Darido, Suraya Cristina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP] Darido, Suraya Cristina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Livro didático Educação Física Escolar Dance Textbook Physical Education |
topic |
Dança Livro didático Educação Física Escolar Dance Textbook Physical Education |
description |
O presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 2014-05-20T15:08:56Z 2014-05-20T15:08:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018 Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012. 1980-6574 http://hdl.handle.net/11449/27056 10.1590/S1980-65742012000100018 S1980-65742012000100018 WOS:000303445200018 S1980-65742012000100018.pdf |
url |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018 http://hdl.handle.net/11449/27056 |
identifier_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012. 1980-6574 10.1590/S1980-65742012000100018 S1980-65742012000100018 WOS:000303445200018 S1980-65742012000100018.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física 0,254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
176-185 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128232654897152 |