Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018
http://hdl.handle.net/11449/27056
Resumo: O presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático.
id UNSP_5e69b65e00668c68f615d0300c59518d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27056
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física EscolarTextbook: a possible tool to work with dance at school Physical EducationDançaLivro didáticoEducação Física EscolarDanceTextbookPhysical EducationO presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático.This essay proposes some reflections on how the textbook is linked to Physical Education, pointing out some discussions on the process of developing a material constructed specifically about dance from the perspective of cultural diversity focused on the teacher and the student. The text gives some suggestions on how to build a book with this goal for the area, considering the context of this curricular component with regard to this material. and finally discusses some issues about the importance of the teacher's autonomy in the process of teaching and learning as well as the use that he or she can do of the textbook.Universidade Estadual Paulista IB Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista IB Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]Darido, Suraya Cristina [UNESP]2014-05-20T15:08:56Z2014-05-20T15:08:56Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article176-185application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/2705610.1590/S1980-65742012000100018S1980-65742012000100018WOS:000303445200018S1980-65742012000100018.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:15:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27056Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:22:45.599858Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
Textbook: a possible tool to work with dance at school Physical Education
title Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
spellingShingle Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]
Dança
Livro didático
Educação Física Escolar
Dance
Textbook
Physical Education
title_short Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
title_full Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
title_fullStr Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
title_sort Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar
author Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]
author_facet Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Livro didático
Educação Física Escolar
Dance
Textbook
Physical Education
topic Dança
Livro didático
Educação Física Escolar
Dance
Textbook
Physical Education
description O presente ensaio propõe algumas reflexões sobre como o livro didático se articula com a Educação Física, apontando algumas discussões sobre o processo de elaboração de um material de dança na perspectiva da Pluralidade Cultural voltado para o professor e para o aluno. O texto traz algumas sugestões de como construir um livro com este objetivo para a área, considerando o contexto deste componente curricular. E, finalmente problematiza algumas questões sobre a importância da autonomia do professor para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o uso que o mesmo pode fazer do livro didático.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
2014-05-20T15:08:56Z
2014-05-20T15:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018
Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012.
1980-6574
http://hdl.handle.net/11449/27056
10.1590/S1980-65742012000100018
S1980-65742012000100018
WOS:000303445200018
S1980-65742012000100018.pdf
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000100018
http://hdl.handle.net/11449/27056
identifier_str_mv Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012.
1980-6574
10.1590/S1980-65742012000100018
S1980-65742012000100018
WOS:000303445200018
S1980-65742012000100018.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Motriz: Revista de Educação Física
0,254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176-185
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128232654897152