Reflexões em voz alta: uma investigação sobre a sociabilidade dos literati na Escócia do século XVIII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154743 |
Resumo: | Investiga-se o meio em que se dá o desenvolvimento das ideias dos pensadores escoceses do século XVIII por meio da identificação de linguagens políticas comuns, reconstituição histórica, estudo do pensamento político e sociabilidade, sobretudo, em relação os clubes intelectuais nos quais participavam. Trabalhamos os conceitos de “intelectual” e de “sociabilidade”. Utilizamos técnica de pesquisa histórica conhecida como ‘contextualismo linguístico de Cambridge’, cujos grandes expoentes são Quentin Skinner e John G. A. Pocock; também está contida a “história dos conceitos” trabalhada por Reinhart Koselleck. Por meio de pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico, analisamos textos que abordam a temática “Iluminismo Escocês” tais como coletâneas de artigos, diários de observações, revistas da época, correspondências dos membros do clube, bem como algumas obras de relevo sobre o pensamento político escocês do século XVIII. |
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Reflexões em voz alta: uma investigação sobre a sociabilidade dos literati na Escócia do século XVIIIThinking out loud: an inquiry on the literati sociability in Eighteenth-Century ScotlandIluminismo escocêsSociabilidadePensamento socialIntelectuaisScottish EnlightenmentSociabilitySocial ThoughtIntellectualsInvestiga-se o meio em que se dá o desenvolvimento das ideias dos pensadores escoceses do século XVIII por meio da identificação de linguagens políticas comuns, reconstituição histórica, estudo do pensamento político e sociabilidade, sobretudo, em relação os clubes intelectuais nos quais participavam. Trabalhamos os conceitos de “intelectual” e de “sociabilidade”. Utilizamos técnica de pesquisa histórica conhecida como ‘contextualismo linguístico de Cambridge’, cujos grandes expoentes são Quentin Skinner e John G. A. Pocock; também está contida a “história dos conceitos” trabalhada por Reinhart Koselleck. Por meio de pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico, analisamos textos que abordam a temática “Iluminismo Escocês” tais como coletâneas de artigos, diários de observações, revistas da época, correspondências dos membros do clube, bem como algumas obras de relevo sobre o pensamento político escocês do século XVIII.We investigate the development of the ideas of Scottish thinkers of the eighteenth century through the identification of common political languages, historical reconstitution, study of political thought and sociability, especially in relation to the intellectual clubs in which they participated. We work on the concepts of "intellectual" and "sociability". We use historical research technique known as 'Cambridge linguistic contextualism', whose great exponents are Quentin Skinner and John G. A. Pocock; is also contained the "history of concepts" worked by Reinhart Koselleck .Through qualitative research and bibliographical study, we analyze texts that deal with the theme of "Scottish Enlightenment" such as collections of articles, journals of remarks, periodicals, correspondence of the members of the club, as well as some important works on Scottish political thought of the eighteenth centuryUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lahuerta, Milton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Justo, Tainá Veloso [UNESP]2018-07-30T13:22:57Z2018-07-30T13:22:57Z2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15474300090642633004030017P79326718732298388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:48:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:26.005055Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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